Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Venham, participem, Audiência Pública de prestação de contas da CPI do Feminicídio

Publicado em

TAGUATINGA SEDIARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA, DE PRESTAÇÃO DE CONTAS, DA CPI DO FEMINICÍDIO

Taguatinga, nesta sexta feira, dia 24 de marco, as 10:00 horas, no auditório da Faculdade Projeção, em Taguatinga Norte, será palco de um grande e importante momento para o DF: AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CPI DO FEMINICÍDIO, que será presidida pelo Deputado Distrital, Fábio Felix.

Em 17 de setembro de 2019, provocada por familiares de vítimas de feminicídios e movimentos de mulheres e feministas, a Câmara Legislativa do DF, através da Deputada Arlete Sampaio e do Deputado Fabio Felix, apresentou um requerimento para a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação do Poder Público nos casos de feminicídios tentados e consumados, entre os anos de 2019 e 2020, no Distrito Federal.

Advertisement

O grande número de violência, em especial o feminicídio, ocorrido nestes anos, justificou a instauração da referida CPI.

O objetivo desta CPI, ao investigar a atuação do Poder Público, era realizar um diagnóstico dos atendimentos das mulheres, em situação de violência doméstica, nos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, bem como aprimorar as políticas públicas de prevenção, combate e enfrentamento à violência cometida contra todas as mulheres.

Leia Também:  Suspeito por tentativa de feminicídio é preso em flagrante pela Polícia Militar

Após longos 11 meses de trabalho, que envolveu reuniões, audiências e diligências na rede de atendimento; além de sete audiências públicas com participação de movimentos sociedade civil, veio o diagnóstico:

Advertisement

►O Estado falhou em amparar as mulheres vítimas de violência doméstica, o que culminou nos feminicídios!

O então relator da CPI, deputado distrital Fabio Felix, afirmou que “As mulheres são também vítimas de um Estado que ainda encontra óbices para promover seus deveres de coibir e prevenir a violência de gênero e raça nos termos dos tratados internacionais ratificados pelo Brasil e da Lei Maria da Penha”.

Várias medidas foram propostas, como parte do Pacto pela Vida de Todas as Mulheres, direcionadas aos Poderes Executivo, Judiciário, e Legislativo, com o fim precípuo de implementar ações eficazes para diminuir as violências contra a população feminina.

Advertisement

Agora, mais uma vez, com a violência contra as Mulheres no DF, em pleno crescimento, a população, através de várias entidades, dentre elas: o Forum de Mulheres do Mercosul, a Associacão Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, a Ação da Mulher Trabalhista, a Rede Cidadã de Taguatinga, que tenho a honra de integrar, dentre outras, se organizou e solicitou a realização desta Audiência Pública.

Leia Também:  Lewandowski : segurança pública é uma pauta que precisa ser enfrentada

Queremos e exigimos saber:

✅quais foram as recomendações e/ou medidas requeridas a partir da conclusão da CPI?

Advertisement

✅Os órgãos suscitados, quais sejam: integrantes dos poderes: executivo, legislativo e judiciário, responderam ás recomendações emanadas, e, se sim, quais foram as respostas?

✅Estas medidas propostas foram aceitas e implementadas e, se Sim, elas são robustas e hábeis para conter a violência contra as Mulheres do DF?

É isso que esperamos saber, nesta sexta feira, dia 24 de março as 10 horas, no auditório da faculdade projeção, em Taguatinga Norte, na AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CPI DO FEMINICIDIO.

Advertisement

A nossa participação nessa discussão é de vital importância.

Quero ver você, ao nosso lado, lutando e assegurando o nosso direito a uma vida sem violência.

Porque, o que queremos é VIVER!
O que exigimos é VIVERMOS LIVRES DE TODA VIOLÊNCIA E OPRESSÃO!

Advertisement

Lúcia Bessa
Advogada, defensora dos direitos das Mulheres, Cidadã honorária de Brasília e ex Subsecretária de Políticas para as Mulheres

COMENTE ABAIXO:

Politica

“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Published

on

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.

Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.

Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.

Fonte: Metrópoles

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Homem é preso após tentativa de feminicídio em Santa Maria
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA