Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Equipes do Hospital Regional de Santa Maria fazem ensaio fotográfico natalino com os bebês internados

Publicado em

Os cliques ocorreram na UTIN e na UCIN e encantaram as mães
Jurana Lopes
Um clique mais lindo que o outro e várias poses cheias de fofura marcaram os ensaios natalinos dos bebês internados no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Os cliques foram realizados nesta sexta-feira (20) na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN).
Segundo a chefe do serviço de Enfermagem da UTIN, Lorena Mendes, o ensaio é um momento importantíssimo, é onde toda a equipe consegue humanizar ainda mais o trabalho prestado.
“Esses ensaios de newborn para nós é muito importante para que a mãe pelo menos saia daqui com uma lembrança boa da internação desse recém-nascido. Para esse projeto sair do papel, eu conto com o empenho e a dedicação de toda a equipe, as meninas confeccionam algumas peças manualmente, bordam. Recebemos as doações dos bodys e as mães recebem a roupinha de presente para guardar como uma lembrança boa e positiva aqui da UTI neonatal”, afirma.
Adriana Cunha, 37 anos, mãe dos gêmeos Ayla e Gael, de 19 dias, internados na UTIN, achou a iniciativa da equipe maravilhosa em fazer um ensaio fotográfico com os recém-nascidos. “Achei lindo demais, maravilhoso, porque fica a lembrança boa pra sempre. Não imaginava passar o Natal aqui, mas já que eles nasceram bem antes do previsto, com 30 semanas, agora terei essa recordação”.
Os cliques foram feitos pelas equipes da UTIN em um cantinho preparado com muito carinho. Os bebês que não podiam sair das incubadoras eram fotografados lá mesmo, com todo o cuidado e segurança para evitar estresse e excesso de estímulos. Na UCIN não foi diferente, o espaço preparado pela equipe foi pensado todo para o conforto dos bebês.
Para Ana Cristine Batista, 23 anos, mãe da pequena Heloísa, de apenas nove dias, internada na UCIN o ensaio foi maravilhoso. “Eu não imaginei que minha filha iria conseguir ter fotos tão lindas durante a internação. Amei a iniciativa e carinho da equipe e só posso agradecer porque ficou tudo lindo”, avalia.
A chefe do serviço de Enfermagem da UCIN, Rosane Medeiros, destaca que o intuito do ensaio natalino é dar um presente de Natal para as mães. “É uma forma de mostrar o quanto nosso trabalho é humanizado e carinhoso, e fazer uma recordação para as mães do tempo de internação que ela está aqui. Às vezes, o bebê perde a sessão de fotos devido à permanência no hospital. Então, utilizamos os recursos que temos, a equipe que dá esse apoio e conseguimos proporcionar essas fotos como lembrança, que fica para sempre”’, explica.
Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Patrícia Abravanel rebate suposta indireta de Lívia Andrade nas redes sociais

Saúde

Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista

Published

on

Crédito: Imagem de freepik

Médica explica como higienizar os ouvidos de forma segura e evitar complicações

O cotonete ainda é muito usado por quem acredita que ele ajuda na higiene dos ouvidos, mas o hábito pode trazer mais riscos do que benefícios. De acordo com a Dra. Priscilla Rego Barros da Silveira, médica otorrinolaringologista do HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco, a forma correta de higienizar os ouvidos não envolve o uso desse tipo de haste.
“A limpeza deve ser feita durante o banho, de maneira simples e segura. Basta colocar sabonete no dedo indicador e passar nas orelhas. Depois, ao enxaguar a cabeça, passar novamente o dedo. Fora do banho, é suficiente enxugar a região com a toalha”, explica a especialista.
O cerúmen, conhecido como cera do ouvido, é um mecanismo natural de proteção. Ele impede a entrada de poeira, sujeira e até micro-organismos. “O cotonete pode irritar a mucosa e, em vez de retirar, empurrar a cera para dentro, causando a sensação de ouvido tampado e até uma diminuição temporária da audição”, alerta a médica. Além disso, o uso inadequado pode provocar lesões sérias, como ferimentos na parede do canal auditivo ou até perfuração do tímpano.
Segundo a Dra. Priscilla, não há necessidade de limpar o ouvido internamente no dia a dia. “A limpeza diária no banho é suficiente. Esse cuidado simples já garante saúde e proteção ao ouvido”, reforça.
Em alguns casos, no entanto, pode haver acúmulo de cerúmen que precisa de atenção médica. “Quando o paciente sente uma sensação de plenitude, como se o ouvido estivesse tampado, ou percebe diminuição da percepção auditiva, é importante procurar um otorrinolaringologista. Só o especialista poderá avaliar e indicar o procedimento adequado, que pode ser lavagem, aspiração ou curetagem”, afirma a Dra. Priscilla.
O uso frequente de fones de ouvido também pode favorecer o problema. “Os fones funcionam como cotonetes, empurrando a cera e irritando a mucosa auricular”, explica a médica.
A orientação final da especialista é clara: nada de improvisos ou objetos dentro do ouvido. “A limpeza diária é simples e eficiente. Se houver acúmulo de cera, sempre busque um profissional habilitado para avaliar e tratar da forma correta”, finaliza a Dra. Priscilla Rego Barros da Silveira, médica otorrinolaringologista do HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco.

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Jornalista afirma que Marília Mendonça e Maraisa viveram um romance secreto
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA