Social
Goiás Social: Projeto de Vida Profissional estimula a inserção de jovens no mercado de trabalho
 
																								
												
												
											Iniciativa incentiva adolescentes em situação de vulnerabilidade social a buscarem formação e primeiro emprego. “Procuramos fortalecer conhecimentos e habilidades para que eles possam buscar os próprios caminhos”, afirma Gracinha Caiado
“Ser parte do Centro da Juventude Tecendo o Futuro, do Goiás Social, impactou muito a minha vida pessoal e profissional”, conta Sophia Laura Martin Ferreira, de 18 anos, ao resumir sua participação na unidade mantida pelo Governo do Estado e pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A estudante faz parte da primeira turma do Projeto de Vida Profissional, iniciativa que busca despertar o interesse e preparar jovens, com idade a partir de 14 anos e em situação de vulnerabilidade social, para o mercado de trabalho.
O projeto ajuda os interessados – que em geral não têm experiência profissional – a superar desafios como a timidez excessiva ou a baixa autoestima. “Essa iniciativa impulsionou habilidades que eu já trazia, como fala e comunicação, além da vontade de aprender sobre negócios”, diz Sophia. Ela já fez os cursos de Marketing Digital e Assistente Administrativo, oferecidos gratuitamente na unidade, e há pouco mais de um mês conseguiu o primeiro emprego formal em uma doceria de Goiânia.
O Projeto de Vida Profissional, que é voltado exclusivamente para jovens atendidos pelo Centro da Juventude Tecendo o Futuro, teve início este ano e já está em sua segunda turma. Ao todo, já são 20 participantes. “Há jovens que querem, mas não sabem como buscar. Especialmente aqueles que vêm de um contexto familiar muito difícil. É uma proposta que pensa a empregabilidade, o empreendedorismo e, principalmente, uma orientação para que o interessado elabore o seu projeto de vida. Procuramos fortalecer conhecimentos e habilidades para que os jovens sigam os próprios caminhos”, afirma a coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado.
 
Oportunidade
Psicólogo da Gerência de Promoção e Integração ao Mundo do Trabalho da Diretoria de Programas para a Juventude da OVG, Mateus Pereira Pinto explica que o projeto tem uma metodologia que inclui diversas etapas importantes, tais como desenvolvimento, autoconhecimento e autoimagem; elaboração de currículo; preparação para entrevistas, além da identificação de sites onde os jovens podem se inscrever para vagas de jovens-aprendizes e primeiro emprego.
Segundo o psicólogo, a partir do momento em que o jovem encontra uma oportunidade, o projeto monitora o local de trabalho, informa seus direitos e oferece capacitação para melhor se adaptar à vaga. “E o mais importante: é proporcionado um suporte personalizado, considerando a história de vida de cada beneficiário, suas vontades, dificuldades e principalmente os seus sonhos”, finaliza.
Fotos: Aline Cabral
Legenda: Sophia Ferreira, de 18 anos, fez parte da primeira turma do Projeto de Vida Profissional, iniciativa do Governo do Estado, por meio do Goiás Social e da OVG
Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás
 
																	
																															Social
Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
 
														De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.
Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
 
O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.
“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.
A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.
  
  
  
Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.
“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.
Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.
Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.
“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.
Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.
 
Programação
28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo
29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul
30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá
05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia
06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia
07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga
Baú Comunicação Integrada
Camila Maxi – (61) 98334-4279
Michel Toronaga – (61) 98185-8595
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