Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Epreendedorismo

Nova editora de Opinião do Correio fala do desafio de suceder Dad Squarisi

Publicado em

A jornalista Carmen de Souza assume a editoria de Opinião do Correio Braziliense – (crédito: Ed Alves/CB)

Subeditora de Saúde, Ciência e Tecnologia há mais de uma década, Carmen Souza começou como estagiária no jornal e comanda a editoria que, por quase 30 anos, teve Dad Squarisi à frente. “Uma pessoa generosa e grandiosa”, destacou a jornalista premiada

Laezia Bezerra

Com mais de 20 anos de carreira, a jornalista Carmen Souza é a nova editora de Opinião do Correio. Há três décadas, a editoria foi comandada por Dad Squarisi, que morreu em 10 de agosto deste ano.

Carmen começou no jornalismo e no Correio Braziliense como estagiária, escrevendo para o caderno Trabalho & Formação Profissional. Durante sua trajetória, teve passagens pelas editorias de PolíticaBrasil e Economia. Ela foi repórter, colunista, apresentadora do CB.Saúde e subeditora em várias editorias. Há mais de 10 anos estava como sub de SaúdeCiência e Tecnologia.

Ao longo da carreira, a nova editora de Opinião recebeu vários prêmios, entre eles o Bradesco de Longevidade, o Senai de Jornalismo e o da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Além destes, foi finalista no Vladmir Herzog com a série Histórias de Consciência. Neste mês, foi eleita uma das 50 jornalistas negras mais admiradas do país.

Advertisement
Leia Também:  Juju Salimeni dá opinião ácida sobre sucesso de ‘Barbie’: ‘Efeito manada’

“É uma grata surpresa e uma grande honra receber o convite para ocupar um lugar que foi preenchido brilhantemente por uma pessoa tão generosa e grandiosa como Dad Squarisi. Assumir uma editoria que tem um papel importante para questões-chave da sociedade, como a pluralidade do debate, o respeito às diferenças, o combate a fake news, a valorização da produção de conhecimento e o compromisso com a ética é, de fato, um grande desafio. Essa é uma marca do jornal, e é um prazer poder continuar trabalhando por isso, agora em uma nova função”, destacou Carmen.

Pretos no topo

Desde 2021, a jornalista assina a coluna Pretos no topo, no caderno Trabalho & Formação, que coloca em pauta a vida de negras e negros e mostra como anda o mercado de trabalho para essa população. Além disso, assumiu, em 2020, a bancada do programa CB.Saúde, com entrevistas a especialistas em vários temas da área.

Para Carmen, uma das expectativas daqui para frente é trazer para a editoria de caráter tradicional todas as funcionalidades e possibilidades das mídias sociais. “Esse tem sido um dos objetivos do Correio e essa editoria tem condições e vai contribuir muito, priorizando sempre o caminho da pluralidade e da ética”, garantiu.

Advertisement
Leia Também:  Correio sedia palestra sobre presença e representação das mulheres na mídia

50 mais admiradas

Carmen destacou, ainda, que o novo caminho a ser trilhado será feito de forma muito harmoniosa. “Esse desafio será ao lado de Rosane Garcia, excelente profissional, experiente e inovadora. Então, tenho absoluta certeza de que faremos uma grande parceria com muita harmonia”, observou, destacando a atual subeditora de Opinião.

O presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado, ressaltou que a escolha da nova editora de Opinião é orgulho para o jornal. “Ter uma jovem brasiliense à frente dessa editoria é muito importante e nos deixa bastante orgulhosos”, afirmou o executivo do jornal.

Tags
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Epreendedorismo

Empresa brasileira conquista Prêmio Zayed de Sustentabilidade e projeta expansão internacional

Published

on

Empresa brasileira recebe Prêmio Zayed de Sustentabilidade

Jovem Pan

Uma empresa brasileira especializada em tecnologia para detecção de vazamentos de água foi reconhecida internacionalmente ao receber o Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2026, na categoria água. A premiação, concedida durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW), nos Emirados Árabes Unidos, garantiu à startup Stattus4 um aporte avaliado em US$ 1 milhão e impulsionou os planos de expansão da companhia para novos mercados, como a Espanha.

Fundada há cerca de dez anos por Marília Lara, a Stattus4 desenvolveu uma tecnologia que a própria criadora define como o “Shazam dos vazamentos de água”. O sistema utiliza a análise de sons e vibrações nas tubulações, combinada com dados de pressão, para identificar rompimentos e falhas na rede de distribuição, aumentando a eficiência dos sistemas hídricos e reduzindo perdas.

“Estamos há uma década desenvolvendo esse projeto e o prêmio representa um impulso enorme. A ideia é investir ainda mais na tecnologia, mas principalmente expandir a atuação para fora do Brasil”, afirmou Marília Lara à agência EFE, após receber o troféu das mãos do presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed.

Leia Também:  Dra. Larissa Coimbra transforma a vida de milhares de pesquisadores, mestres e doutores através do empreendedorismo acadêmico

A tecnologia funciona como um “ouvido biônico”, capaz de captar variações sonoras e vibrações geradas por alterações no fluxo da água. Com o apoio de inteligência artificial e da Internet das Coisas (IoT), o sistema identifica padrões anormais e aponta possíveis vazamentos com alto grau de precisão. Segundo os organizadores do prêmio, a solução se destaca por permitir detecção e reparos em velocidade e escala consideradas inéditas.

Advertisement

Desde sua criação, a Stattus4 já monitorou mais de 5 mil quilômetros de redes de distribuição e identificou cerca de 22 mil potenciais pontos de vazamento. O impacto estimado é uma economia de aproximadamente 5,56 bilhões de litros de água por dia, beneficiando mais de 4 milhões de pessoas e fortalecendo a segurança hídrica em centros urbanos.

Atualmente, a empresa atende oito das dez maiores companhias de saneamento do Brasil e mantém projetos em Portugal. “Estamos avaliando há cerca de um ano a expansão para a Europa mediterrânea, incluindo Espanha, Itália e Portugal”, afirmou Marília Lara, CEO da companhia.

Com informações da EFE

Advertisement
Leia Também:  Sabonete íntimo é saudável? Confira opinião de especialista
Fonte: Jovem Pan
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA