Epreendedorismo
Turismo de luxo: segredos e oportunidades de um mercado de expansão

Sucesso é uma decisão – este é o mantra do curso que reúne mais de 150 mulheres, em São Paulo, sob o comando de Rogéria Pinheiro, referência em um dos segmentos do turismo que mais cresce no país.
O depoimento de Rogéria Pinheiro, líder do curso “Donas de Agências Ricas”, traduz a valiosa experiência de quem aprendeu na prática, e hoje ministra workshops disputados para mulheres que querem se consolidar no turismo de luxo. São mais de 150 participantes no curso que começou ontem, no Tivoli Mofarrej, e vai até amanhã.
Há mais de 22 anos no mercado de viagens de luxo, Rogéria trabalhou por dez anos na Teresa Perez Tours até encarar a maternidade solo e decidir empreender, fundando a RP Travel Education:
“Eu queria estar mais perto do meu filho, o que hoje as pessoas chamam de liberdade geográfica e financeira. A liberdade é um valor inegociável pra mim. Não segui nenhum propósito altruísta de transformar ninguém, precisava pagar os meus boletos, e assim empreendi de forma intuitiva, e por necessidade.”
No início da carreira, Rogéria tinha consciência de que seu método de trabalho lhe causava sofrimento, mas não sabia para quem pedir ajuda:
“Tive muitas noites de choro, de frustração, me sentindo incapaz e inadequada. A única coisa que não me fazia desistir eram os boletos, era a escola do meu filho.”
A chave virou quando Rogéria deu as mãos para pessoas que lhe abriram os olhos. Uma amiga que já era gestora de uma grande agência e um amigo da área financeira lhe apresentaram o mundo do marketing e da administração.
Estava com 40 anos, e começou a olhar com mais seriedade para suas finanças pessoais e profissionais. “Mergulhei em planilhas, metas, na reeducação financeira”, ela lembra, “achava que só sabia treinar pessoas, mas me dei conta de que ser apenas executora não ía manter o meu negócio.”
Desde 2010 Rogéria se dedica exclusivamente a ajudar profissionais do turismo e donas de agências de viagens, para que possam reestruturar seus negócios:
“Nós somos uma empresa de educação corporativa, e durante a pandemia me coloquei ainda mais nesse lugar. Comecei a olhar para o negócio de maneira sistêmica, integrativa, entendendo que precisamos nos doar por inteiro para consolidar nossos empreendimentos”.
Ser uma mulher preta, e referência no mercado de luxo, torna Rogéria um marco ainda mais especial nesse segmento: “qual a probabilidade de chegar onde cheguei? É muito pequena! Quando outras mulheres me vêem nesse lugar, tão improvável, podem perceber que também existe essa possibilidade para elas”.
Para Luiza Del Papa, da Andorin Travel, abrir sua agência dependeu exclusivamente do algoritmo do Instagram funcionar e lhe apresentar o perfil da Rogéria Pinheiro:
“Eu já era freelancer do segmento, sempre gostei, mas fui mãe de três em um espaço curto e me dediquei a eles em tempo integral. Depois que meus filhos foram para a escola, tomei coragem para abrir minha agência e, ao ver o anúncio do curso da Rogéria no Instagram, nunca mais larguei dela!”
Os três tipos de mercado e a intencionalidade
Durante o curso, Rogéria aborda os diferentes tipos de mercado do turismo e as oportunidades de cada segmento:
Convencional
No turismo convencional existe muita competitividade, com o mercado que foca no preço, que vende a commodity, a mercadoria: tudo aquilo que é básico, que é de massa, facilmente encontrável na Internet.
Rogéria explica que este é um mercado de baixa fidelização, que tende a não valorizar os serviços. Para alcançar sucesso nesse segmento, é necessário ter altíssimo volume de clientes e, para agências de viagem pequenas, a concorrência acaba sendo desleal, um oceano vermelho.
Luxo
Baseado em marcas e conceitos tradicionais, o mercado de luxo é pautado em relacionamentos e ultra personalização. “Não vai ser uma cartinha no quarto que vai fazer este consumidor feliz”, comenta Rogéria, “o mercado de luxo tem a ver com experiência e acessos exclusivos”.
Foi esse o mercado em que Rogéria se tornou especialista, segmento que dita as regras do que o mercado premium vai vender daqui a um ou dois anos, e o convencional daqui a cinco anos.
Premium
“Nesse segmento temos o grande oceano azul a ser desbravado”, explica Rogéria, onde acredita que existam oportunidades mais significativas nesse momento do turismo.
O mercado premium foca no melhor preço e não no menor preço, valorizando o serviço agregado, com alto índice de fidelização, conquistando o consumidor que está em ascensão.
Serviços exclusivos para o turismo, através da Entre Pay e da WMoney
Com o objetivo de expandir o acesso a produtos e soluções financeiras para mais brasileiros e latinos americanos, a Entre Investimentos se consolida como um parceiro vantajoso também no segmento do turismo, pela extraordinária gama de serviços que oferece.
Dentre os serviços, destaque para as máquinas de cartão e links exclusivos de pagamento, capazes de sistematizar uma gestão totalmente integrada dentro da plataforma da Entre Pay.
A Wealth Money tem o propósito de conectar pessoas que necessitam de empréstimos com outras dispostas a investir seu capital, através do impulsionamento de uma modalidade de transação financeira inovadora conhecida como peer-to-peer, ou empréstimo entre pares.
Em 2023, a empresa foi adquirida pelo grupo Entre Investimentos e teve a abrangência de seus serviços expandida. Agora, as oportunidades para investimento disponibilizadas também envolvem requisições feitas por pessoas jurídicas e antecipações de recebíveis de cartão de crédito.
Expositores e parceiros
Entre os parceiros e expositores presentes no workshop realizado no Tivoli Mofarrej, nos Jardins, estão marcas que trabalham diretamente no turismo de luxo como Belmond, CCHotels, Campo Bahia Villas Spa, Design Hotels, Grupo Presidente, Sandals Resorts e Circuito Elegante.
A Copa Airlines, líder no transporte aéreo na América Latina, é uma das companhias aéreas que também participa do evento, junto a facilitadores como a CT Operadora, Geni Travel, Indômita Collection, Interep, Just Tur, Kangaroo Tours, Nau Tourism Collection, Universal Assistance, Tyller Consolidadora e Sariri Terras, entre outras.
A Beyond Destinations, empresa especializada em expandir o mercado brasileiro para produtos turísticos e destinos com o grupo de hotéis Katikies, também participa do evento, como Os Sonevas, com hotéis nas Maldivas e Tailândia, os hotéis Nayara, com propriedades na Costa Rica, Panamá e Chile, e o Hotel Magnolia, em Santiago.
Agência especializada em Curaçao, uma ilha que encanta os visitantes com sua arquitetura autêntica e cores vibrantes, a Tourism Board Curaçao Brasil é outra empresa participante do workshop.
Fonte: IstoÉ

Epreendedorismo
Especialistas brasileiros em tecnologia compartilham suas impressões da nova linha Galaxy S25

Samsung Newsroom Brasil reúne as impressões e análises feitas por jornalistas e criadores de conteúdo sobre os novos Galaxy S25, S25+ e S25 Ultra
Estabelecendo o padrão de smartphone como um verdadeiro aliado AI, a linha Galaxy S25 foi lançada há pouco mais de uma semana. De lá para cá, jornalistas, especialistas em tecnologia, produtores de conteúdo e influenciadores brasileiros1 estão testando os novos dispositivos – Galaxy S25, S25+ e S25 Ultra – e suas melhorias criativas e profissionais de câmera, desempenho e durabilidade excepcionais, e uma AI intuitiva e personalizada graças à nova geração do Galaxy AI2.
Confira, abaixo, as primeiras impressões de alguns dos especialistas em tecnologia que já puderam testar as novidades da nova linha Galaxy S25.
“São ótimas câmeras para o dia a dia, bem versáteis. No S25 Ultra, que é o aparelho que produtores de conteúdo ou gente que gosta de tirar muita foto e vídeo procura, ele teve uma atualização na lente ultrawide: ela passou de 12 MP para 50 MP. Isso significa fotos com um campo aberto de maior qualidade e também no modo macro. A câmera principal segue com os ótimos 200 MP e a teleobjetiva continua com 50 MP e zoom [digital] de até 100 vezes, que é aquele que dá para tirar até foto da lua”.
“Esses smartphones continuam com uma série de recursos importantes, como sete anos de atualizações [de sistema operacional Android e de segurança], certificação IP683 contra água e poeira, um novo processador que traz melhorias de desempenho e também melhorias na câmera. (…) A Samsung trouxe três grandes destaques para o uso da AI nos seus novos celulares: um verdadeiro aliado AI, uma plataforma de AI integrada e uma AI personalizada. A nova câmera grande angular do Galaxy S25 Ultra é outro grande destaque, mas ele traz novos recursos, como um melhor modo Nightography4 para vídeos. Outro recurso bacana é o modo Galaxy LOG, que permite fazer gravações em LOG para filmagens profissionais [nas câmeras traseiras]”.
“Os novos Galaxy S25 estão com laterais mais retas, cantos arredondados e agora são mais finos, mais leves e com moldura ou borda de tela reduzida. No Galaxy S25 Ultra, por exemplo, a redução da borda chega a 15% em comparação à geração anterior”.
“Meu recurso predileto é o Eliminador de Áudio5, que faz uma análise com Inteligência Artificial para eliminar os ruídos [indesejados]. Por exemplo, em um vídeo, ele detectou que tem vozes, vento e ruídos. São até seis categorias e ele consegue eliminar até quatro delas de uma vez. Deu até para tirar totalmente a minha voz”.
Jacson Boeing – Mundo Conectado
“Tem bastante mudança aqui, sobretudo em software. A One UI 76, com Galaxy AI, traz muito mais funcionalidade. Agora você pode fazer interação entre apps. Ou seja, você dá um comando de voz, por exemplo, para fazer uma pesquisa online, e pega o resultado e manda [em outro app] para alguém. [O sistema] está muito mais responsivo, muito mais intuitivo e muito mais inteligente. A segunda geração do Galaxy AI vem bem mais completa e traz novo chip, o Snapdragon 8 Elite for Galaxy, trazendo ainda mais desempenho. (…) Eu gostei mais do design [do Galaxy S25 Ultra] assim, em linha reta; ele está mais leve – 15 gramas mais leve que o S24 Ultra -, está mais bonito e as mudanças me agradam”.
Bruno Lagoela – Escolha Segura
“No último ano, a Samsung foi a primeira empresa do ano a trazer Inteligência Artificial para os seus celulares de forma efetiva, funcionando. E não só funcionando, mas em português. E até o final do ano [de 2024], dentre todos os celulares Android, ela continuou como a mais completa e, principalmente, com o fato de tudo estar rodando tranquilamente em português. (…) Em relação ao software, acho que tem muita coisa interessante – tanto com o software de câmera, para tirar fotos e vídeos que adiciona muita funcionalidade, quanto na parte de AI, que começa a entregar essas funções antes dos concorrentes”.
Para mais informações sobre a linha Galaxy S25, acesse a Loja Online Samsung, e para saber tudo sobre a marca, visite a Samsung Newsroom Brasil e Samsung.com/br.
1 O(A) influenciador(a) autoriza expressamente a Samsung, a título gratuito, em caráter irretratável, a publicar o conteúdo produzido pelo(a) influenciador(a) e compartilhado com a Samsung.
2 Pode ser necessário fazer o login na conta Samsung para usar determinados recursos de IA da Samsung. A Samsung não faz promessas nem garantias referentes à precisão, integridade ou confiabilidade dos resultados fornecidos pelos recursos de IA. A disponibilidade dos recursos da Galaxy AI pode variar dependendo da região/país, versão do sistema operacional/One UI, modelo do dispositivo e operadora de telefonia. A disponibilidade de certas funções varia de acordo com o modelo do dispositivo. O serviço Galaxy AI pode ser limitado para menores de idade em certas regiões com restrições de idade quanto ao uso de IA. Os recursos da Galaxy AI serão disponibilizados gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis. Termos diferentes podem ser aplicados a recursos de IA fornecidos por terceiros.
3 Classificação IP68: Com base em condições de teste de laboratório para submersão em até 1,5 metros de água doce por até 30 minutos. Enxaguar os resíduos/secar depois de molhado. Não recomendado o uso na praia ou piscina.
4 A qualidade da imagem utilizando o recurso Nightography pode variar conforme condições de disparo, incluindo múltiplos objetos, condições de baixa luminosidade, falta de foco ou objetos em movimento.
5 Os resultados podem variar de acordo com o vídeo, dependendo dos sons presentes nele. Requer login na Conta Samsung. Certos tipos de som podem ser detectados, como vozes, música, vento, natureza, multidão e ruído. A detecção real do som pode variar dependendo da fonte de áudio e das condições do vídeo. A precisão dos resultados não é garantida.
6 O lançamento oficial da One UI 7 começará com os próximos dispositivos da linha Galaxy S. A atualização será disponibilizada gradualmente para outros dispositivos Galaxy.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI, soluções de semicondutores e LED e a proporcionar uma experiência conectada fluida por meio de seu ecossistema SmartThings e pela colaboração aberta com parceiros. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em Link.
Contato Imprensa – Samsung – samsungpr@cdn.com.br
Beatriz Kuroiwa — beatriz.kuroiwa@cdn.com.br
Eduardo Bastos — eduardo.bastos@cdn.com.br
Saulo Kurosaka — saulo.kurosaka@cdn.com.br
Suelen Oliveira — suelen.oliveira@cdn.com.br
Claudio Almeida — claudio.almeida@cdn.com.br
Renan Lopes — renan.lopes@cdn.com.br
Caio Carvalho — caio.carvalho@cdn.com.br
Sabrina Oliveira – sabrina.oliveira@cdn.com.br
Matheus Patrone – matheus.patrone@cdn.com.br
Tathiane Barbieri – tathiane.barbieri@cdn.com.br
Visualizar o vídeo Samsung Galaxy S25, S25+, S25 Ultra e muita IA – HANDS-ON e IMPRESSÕES do YouTube
Visualizar o vídeo Galaxy S25, S25+ e S25 Ultra são lançados! | RESUMÃO GALAXY UNPACKED do YouTube
Visualizar o vídeo Galaxy S25 Ultra na vida real [VLOG e teste de câmeras] do YouTube
Visualizar o vídeo NOVO GALAXY S25 ULTRA // minha 🔥OPINIÃO SINCERA sobre o LANÇAMENTO! do YouTube
-
Politica3 dias ago
Volta às aulas sem celular e com desafio para ampliar educação integral e creches
-
Politica5 dias ago
Detran nas Escolas é objeto de estudo em curso de Pós-graduação na UnB
-
Politica4 dias ago
Em dois anos, Ministério das Comunicações aumenta em 5 vezes número de outorgas concedidas para canais digitais de TV
-
Politica4 dias ago
DIEP realiza curso sobre Triagem Psicológica e Acolhimento para estudantes e profissionais da saúde