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Inscrições abertas para o Hackaton de combate à desinformação sobre mudanças do clima

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Estudantes do ensino médio no DF participam do Hackaton em 2023 – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Estudantes da escola pública do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio podem formar equipes e participar. Prazo para a inscrição vai até 7 de outubro

Com o intuito de colaborar com o enfrentamento à desinformação, com a promoção da integridade da informação, e seguindo uma tradição inaugurada há um ano, vai começar o Hackaton de combate à desinformação sobre mudanças do clima. As inscrições são gratuitas, por equipe, e foram abertas nesta quinta-feira, 12 de setembro. Para participar basta preencher o formulário eletrônico disponível nesta página. O prazo para a inscrição é até 7 de outubro.
O Hackaton é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) e do Ministério da Educação (MEC). A maratona de programação é uma ação que integra a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada de 14 a 20 de outubro.
Podem se inscrever no Hackaton equipes formadas por 3 a 5 pessoas, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio de instituições de ensino público de todo o Brasil. Deverão compor também as equipes um professor ou uma professora da mesma instituição de ensino.
A primeira etapa do Hackaton será online: consiste no envio de um plano de ação sobre desinformação e mudanças do clima, além da submissão dos documentos listados no Regulamento. A partir dessa etapa, será selecionada uma equipe de cada região do país (cinco, no total), para vir a Brasília e participar presencialmente da etapa final, que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de novembro.
Na próxima terça-feira, 17 de setembro, às 16h, será realizada uma live no canal do YouTube do MCTI para tirar dúvidas e contar um pouco mais sobre o funcionamento desta edição do Hackaton.
Além de combater a desinformação, o Hackaton visa estimular os estudantes a refletirem sobre o uso crítico e ético das informações, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva o desenvolvimento de habilidades tecnológicas de forma crítica e significativa.

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Acesse o Portal do Hackaton neste link Link

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: hackaton.pop@ibict.br

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ESCOLA + NATUREZA — Outra oportunidade para estimular a criatividade em torno do tema das mudanças climáticas é o Prêmio Criativos Escola + Natureza, iniciativa do Instituto Alana, que vai selecionar projetos protagonizados por adolescentes, com apoio de educadores e familiares, que estejam criando soluções práticas e capazes de transformar a natureza em suas escolas e comunidades.
Podem se inscrever no Prêmio grupos de ao menos dois estudantes com idade entre 13 e 17 anos, que estejam desenvolvendo seus projetos. As inscrições do Criativos Escola + Natureza estão abertas até o dia 3 de dezembro, somente pelo site da premiação.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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