Diversas
Imposto de Renda: declaração feita pelo celular tem limitações; entenda
As declarações feitas pelos celulares possuem limites
Há limitações limitação sistêmicas ou questões de segurança – Crédito: Freepik
Os contribuintes podem fazer a declaração do Imposto de Renda 2024 por meio de aplicativo (Android e iOS), programa e site oficial (e-Cac). No entanto, algumas informações da declaração não podem ser preenchidas ou enviadas pela plataforma online e por dispositivos móveis (celulares e tablets), seja por limitação sistêmica ou questões de segurança.
Para quem operou em bolsa de valores, por exemplo, somente é permitido utilizar a versão mobile do IR 2024 se foram operações no mercado à vista de ações, com fundos de investimento imobiliário ou em cadeias agroindustriais. Ou seja, o contribuinte precisará baixar o programa do Imposto de Renda para pode preencher todas as informações de renda variável.
+ Imposto de Renda 2024: saiba quem pode ser declarado como dependente
+ Golpe do Imposto de Renda utiliza aplicativo falso para roubar dados de contribuintes
“Essas restrições decorrem, provavelmente, de um juízo de conveniência e oportunidade do fisco, que optou por manter certo nível de confiabilidade dessas informações, ainda não alcançado através das plataformas mobile”, afirma Eduardo Natal, sócio do escritório Natal & Manssur, mestre em Direito Tributário pela PUC/SP e presidente do Comitê de Transação Tributária da Abat (Associação Brasileira da Advocacia Tributária).
Do total de declarações já enviadas para a Receita Federal, mais de 11% foram feitas por dispositivos móveis.
Veja abaixo o que NÃO é possível declarar via aplicativo móvel:
- Rendimentos tributáveis recebidos do exterior;
- Rendimentos sujeitos à tributação definitiva/exclusiva, decorrentes de ganhos de capital na alienação de bens ou direitos; ganhos na alienação de bens ou direitos adquiridos em moeda estrangeira; ganhos de capital na alienação de moeda estrangeira em espécie;
- Rendimentos isentos e não tributáveis sobre: parcela isenta da atividade rural, recuperação de prejuízos em renda variável, lucro na venda de imóvel residencial para aquisição de outro e lucro na alienação de imóvel residencial adquirido após 1969;
- Outros rendimentos de imposto pago no exterior ou pago na fonte à alíquota de cinco milésimos por cento, relativos à operações realizadas em bolsa de valores, mercadorias, de futuros e assemelhadas;
- Declarações auxiliares da atividade rural ou de ganhos de capital.
Veja aqui as regras da Receita sobre limites da declaração online e por app.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 vai até 31 de maio. Veja o passo a passo
Fonte: IstoÉ
Diversas
Detran-DF flagra 14 condutores alcoolizados em operação em Águas Claras
Em menos de três horas, 120 motoristas foram abordados e realizaram o teste do etilômetro
Valquíria Cunha
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre 23h30 de terça-feira (14) e 1h15 desta quarta-feira (15), uma grande Operação Lei Seca na Avenida Castanheiras, altura da Rua Maracá, em Águas Claras. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e teve como objetivo coibir infrações relacionadas ao consumo de álcool e reforçar a segurança viária na região.
Durante a operação, 120 condutores foram abordados e submetidos ao teste do etilômetro. Desse total, 14 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. As equipes também registraram outras irregularidades, como um caso de excesso de passageiro, um de não uso do cinto de segurança, um de transporte de criança sem cadeirinha, um escapamento alterado em carro e outro em motocicleta, uma Carteira Nacional de Habilitação vencida, dois condutores inabilitados, um caso de falta de equipamento obrigatório e três outras infrações diversas.
A ação contou com a participação de 12 agentes e 6 viaturas do Detran-DF, além do apoio de uma viatura e dois policiais da PMDF.
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






