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Conheca as mulheres que comandam áreas estratégicas do GDF

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No GDF, alto escalão tem mulheres em áreas estratégicas

Além da vice-governadora Celina Leão, elas estão à frente da Saúde, Educação, Justiça e Cidadania, Social, entre outras secretarias e órgãos

Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Do cargo de vice-governadora até o comando de secretarias estratégicas, as mulheres do Governo do Distrito Federal (GDF) ocupam postos importantes na tomada de decisões que influenciam diretamente na vida da população. Essa lista inclui ainda o comando-geral do Corpo de Bombeiros e a reitoria da primeira universidade distrital, entre tantos outras áreas fundamentais.Partem delas, por exemplo, as decisões que impactam 66 mil profissionais e 475 mil alunos na rede pública de ensino, que gerem programas sociais importantes do DF e que amparam a saúde de mais de 3 milhões de pessoas.
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Neste Mês da Mulher, a Agência Brasília apresenta o depoimento de mulheres em setores estratégicos no governo.

Vice-governadora: Celina Leão

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Vice-governadora eleita e até pouco tempo governadora em exercício do DF, Celina Leão construiu sólida carreira política no Distrito Federal. Foi parlamentar da Câmara Legislativa por dois mandatos, Casa que presidiu no biênio 2015/2016, e ocupou uma das cadeiras da Câmara dos Deputados entre 2018 e 2022, onde foi coordenadora da bancada feminina. Foi na Câmara Federal que Celina Leão trabalhou em 199 projetos de lei, sendo 84 deles sancionados. Também foi secretária de Esporte e Lazer durante o primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha.

“Só me enche mais de responsabilidade para realmente representar as mulheres do Distrito Federal com a capacidade que elas esperam de enfrentar os grandes temas, enfrentar esse tema difícil do feminicídio, mas estar apta a falar sobre saúde, segurança pública, educação. A mulher está preparada para ocupar cargos de poder no Judiciário, Executivo e Legislativo e a gente sempre cobra e sabe que as mulheres podem entregar muito mais”, afirma.

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Chefe de Gabinete da Governadoria: Juliana Monici

Foto: Arquivo pessoal

Desde janeiro de 2020, Juliana Monici é responsável por acompanhar o dia a dia do governador Ibaneis Rocha, seja no Palácio do Buriti ou em agendas externas. Ela coordena, organiza, planeja e supervisiona as atividades. É especialista em gestão pública e também foi responsável pela Subchefia de Agendamento do governador.

“Neste dia em que se é possível enaltecer e celebrar nossas conquistas, reitero o meu orgulho de fazer parte de um governo que trabalha incansavelmente em prol dos direitos das mulheres, viabilizando, por meio do respeito e da união, oportunidades cada vez mais igualitárias no Distrito Federal. A minha atuação enquanto Chefe de Gabinete do governador representa o crescimento exponencial de mulheres que passam a ocupar cargos de prestígio, permitindo, assim, que as vozes femininas sejam mais fortes e ecoem não só na sociedade civil, mas também na política brasileira. Desejo que essa nova realidade possa se perpetuar, atingindo as nossas diversas esferas sociais”, afirma.

Chefe de gabinete da Vice-Governadoria: Juliana Ribeiro Bonfante

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Foto: George Gianni/VGDF

Graduada em administração de empresas e em gestão pública, a chefe de gabinete da Vice-Governadoria acompanha Celina Leão desde 2011, quando trabalhou como estagiária da parlamentar em seu primeiro mandato na Câmara Legislativa. É responsável por cuidar da agenda interna e externa da vice-governadora.

“Caminhei muito para estar nesse posto. Estou com a governadora desde o primeiro mandato dela como deputada distrital, fui estagiária dela e crescendo com ela, e cheguei nesse cargo de chefia de gabinete sendo técnica e política. Cresci muito ao chefiar o gabinete da Celina Leão na Câmara Federal durante um ano e foi gratificante trabalhar com a bancada feminina. Construí minha história com a governadora em exercício. Deixei de ser uma indicação para me tornar um braço direito, com grandes responsabilidades”.

Secretária de Saúde: Lucilene Florêncio

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Médica de carreira da Secretaria de Saúde desde 1999, assumiu o comando da pasta em junho de 2022. Anteriormente, ocupava o cargo de vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges). Foi secretária adjunta de Assistência à Saúde, coordenadora de Saúde do Gama e do Guará e superintendente da Região de Saúde Oeste e Sudoeste. É a terceira mulher a liderar a Saúde do DF.

“É uma honra cuidar da secretaria depois de 30 anos de carreira como médica, tendo como escolha de vida o serviço público, me especializar em gestão, e chegar neste posto. Sempre aceitei, sempre gostei muito e gosto muito de desafios. É gratificante chegar neste posto mais alto e cuidar de mais de três milhões de pessoas. Dediquei a minha vida inteira ao Sistema Único de Saúde e, desde o momento que acordo, é pensando e planejando a execução dos planos da Saúde. E, como mulher, quero fazer diferença na vida das pessoas que acessam o SUS. Ressalto que, sozinha, não seria capaz disso, então tenho o apoio de 35 mil trabalhadores nesta secretaria que é gigante”.

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Secretaria de Justiça: Marcela Passamani

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Advogada e arquiteta, é a primeira mulher a ocupar o cargo de titular da Sejus. Tomou posse pela primeira vez em março de 2020, se licenciou em abril de 2022, para concorrer nas eleições, e retomou o comando da pasta em novembro de 2022. Nasceu em Vitória, no Espírito Santo, e mora há 22 anos na capital federal, onde constituiu família.

“Na atual gestão, a Secretaria de Justiça e Cidadania adquiriu uma base mais centrada nas pessoas, com uma visão mais sensível da sociedade. Como primeira mulher à frente da pasta, posso dizer que, sim, é possível. É importante reconhecer a visão do governador em não apenas indicar, mas garantir às mulheres a mesma oportunidade de ocupar os mais diversos cargos no DF. Na Sejus, essa confiança foi importante e, justamente pelo apoio recebido, consegui estruturar a pasta e fazer algo que é o dever de toda gestora: mudar a vida das pessoas de forma responsável”.

Secretária de Desenvolvimento Social: Ana Paula Marra

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Foto: Divulgação

É advogada, com experiência na área de direito de família e da gestão pública. Desde 2020, atuava como secretária adjunta na Secretaria de Desenvolvimento Social. Assumiu a liderança da pasta em agosto de 2022.

“É uma honra e um grande desafio estar à frente da gestão da Sedes. A participação das mulheres na arena das políticas públicas é extremamente importante para a construção de um ambiente inclusivo e de igualdade de oportunidades. Há muito trabalho a ser feito para alcançar uma plena igualdade de gênero, mas esse passo dado pelo GDF demonstra que o caminho a ser percorrido é o da inclusão e da participação das mulheres nos processos decisórios. Isso significa que o seu conhecimento, experiência e habilidades serão valorizados e poderão contribuir para a construção de políticas públicas mais eficazes e justas. Portanto, devemos nos unir para reforçar essa luta e promover a participação das mulheres nas políticas públicas, pois essa é a única maneira de promover a igualdade de gênero de forma eficaz”.

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Secretária da Mulher: Giselle Ferreira

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

É professora, servidora de carreira da Secretaria de Educação, bacharel em Nutrição e pós-graduada em Política de Representação Parlamentar. Tornou-se titular da Secretaria de Esporte e Lazer em 2020, após ter sido secretária-executiva de Políticas do Esporte. Agora, comanda a pasta da Mulher.

“Nós, mulheres, somos maioria no Distrito Federal, representando 52,2% da população que contribui diariamente para o futuro e o funcionamento da nossa sociedade. O GDF, por meio da Secretaria da Mulher, trabalha na missão de articular ações, serviços e políticas públicas voltadas para este público. Iniciamos a força-tarefa de combate ao feminicídio com o objetivo de prevenir a violência de gênero, por meio do incentivo à denúncia, da correta punição do agressor e da educação de base. Além disso, a pasta também dará continuidade aos projetos e ações já em andamento, voltados ao empreendedorismo feminino e à autonomia econômica das mulheres, outro foco da nova gestão”.

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Secretária de Educação: Hélvia Paranaguá

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Servidora efetiva há 20 anos, assumiu o cargo de secretária da pasta em julho de 2021. Antes, ocupava a função de subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação. Também atuou como subsecretária de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização, na Secretaria de Agricultura. É formada em Gestão Pública, Administração do Turismo em Núcleos, Ensino da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Língua e Literatura Inglesa.

“A secretaria atende uma comunidade que envolve 475 mil estudantes e mais 60 mil profissionais de educação, com maioria formada por mulheres. Represento 70% das mulheres que estão na Secretaria de Educação e fico muito feliz de poder ser mulher e entender melhor ainda tudo que envolve; o preconceito, o machismo ainda é muito sólido. Isso precisa ser desconstruído e trabalhamos isso em sala de aula para que o aluno tenha um olhar diferenciado em relação à mulher, com cuidado e respeito, porque ela não pode sofrer e ser tratada diferente apenas por ser mulher”.

Secretária de Atendimento à Comunidade: Clara Roriz

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Foto: Divulgação

Antes de assumir como secretária de Atendimento à Comunidade, atuava na pasta como subsecretária de Parcerias e Voluntariado. Também ocupou os cargos de subsecretária interina de Projetos e Eventos de Modalidades Esportivas da Secretaria de Esporte e Lazer, e a presidência da Comissão de Ética e Disciplina dos Conselhos Tutelares. É bacharel em Direito.

“Propósito. Essa é a palavra que resume a minha vida, afinal abrimos mão de muitos momentos pessoais em prol de algo maior. O propósito tem a ver com a essência da nossa alma, que é demonstrada através das nossas atitudes. Sempre fui uma pessoa disposta a ajudar. Quando assumi a Secretaria de Atendimento à Comunidade, entendi que precisava colocar o meu coração na missão de ouvir, intermediar e solucionar demandas da comunidade”.

Procuradora-geral do DF: Ludmila Galvão

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Bacharel em Direito e mestre e doutora em Direito Processual Civil. É pós-graduada pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual e pela Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal. Ingressou por concurso público de provas e títulos para o cargo de Procurador do Distrito Federal Categoria II em 1996. Em 1º de janeiro de 2019, assumiu o mais alto cargo da Procuradoria-Geral do Distrito Federal.

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros: Mônica de Mesquita Miranda

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Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Mônica de Mesquita Miranda ingressou no CBMDF em 1993. Fez cursos como o de Aperfeiçoamento de Oficiais em Administração Corporativa, de Altos Estudos para Oficiais e de Segurança Pública e LGBTQIAP+. É a primeira mulher nomeada comandante-geral na história dos bombeiros. Graduada em psicologia, é casada e mãe de três filhas.

“Como primeira comandante-geral de um Corpo de Bombeiros Militar no Brasil, vejo que a importância da presença de mulheres em altos cargos e posições de destaque no governo é fundamental para uma sociedade democrática e igualitária. Este, ano completo 30 anos de serviço nesta brilhante corporação e vejo que a presença das mulheres em cargos de chefia com poder de decisão é crucial para a igualdade de gênero, representatividade e criação de políticas públicas mais justas e inclusivas. Nós, as primeiras mulheres a ingressar no CBMDF, quebramos paradigmas, enfrentamos preconceitos e abrimos as portas para que as demais bombeiras viessem depois. Ser uma comandante- geral me traz uma cobrança extra: ‘fazer um bom comando para não fechar as portas para outras mulheres’. A história me mostrou que é possível. Não quero comandar para mulheres, nem segregar a corporação, a marca que desejo entregar agora é a valorização da parte humana, focada na melhoria da qualidade de vida dos militares e, consequentemente, dos serviços para a nossa população”.

Jardim Botânico: Aline de Pieri

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Museu vivo que reúne jardins temáticos, plantas, desenvolvimento de pesquisas e educação ambiental, o Jardim Botânico de Brasília é chefiado por Aline De Pieri, responsável por tocar reformas importantes no local, como a inauguração de um novo restaurante, praça de alimentação e loja de souvenir.

“É motivo de prazer e uma honra participar da equipe de governo tendo como agradável missão liderar o Jardim Botânico de Brasília. Esta imensidão, com área equivalente a 5 mil hectares de cerrado preservado, abriga exuberante diversidade de fauna e flora. Assumi um compromisso com Brasília de cuidar do Cerrado, conservar sua biodiversidade e manter o JBB na categoria ‘A’ entre os três do Brasil. Ser diretora executiva do Jardim Botânico de Brasília e realizar este trabalho em prol do meio ambiente me enche de orgulho e satisfação”.

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Reitora pro tempore da UnDF: Simone Benck

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Simone Benck atua como reitora pro tempore da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), que nasceu nesta gestão e se tornou a primeira universidade distrital da história do DF. Tem currículo extenso, sendo doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2014), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2001), tem graduação em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1996) e em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2006). É também especialista no Ensino de Filosofia, pela UnB (2002), e tem pós-graduação em Educação a Distância (EaD) pelo Senac. É também professora do quadro efetivo da Secretaria de Educação desde 1994.

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“O trabalho me levou a percorrer caminhos repletos de desafios e conquistas. Ser professora edifica o meu espaço de liberdade e realização. Como servidora do GDF, o meu sentimento é de gratidão e responsabilidade ante a trajetória pessoal e profissional que Brasília me proporcionou. Espero que a alegria, a força e a energia feminina impulsionam, com ousadia e sabedoria, a transformação de realidades que uma mulher é capaz de imprimir quando em postos de liderança”.

Diretora executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap): Deuselita Pereira Martins

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Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Deuselita Pereira Martins é delegada de polícia e exerceu o cargo de diretora da Penitenciária Feminina por quase dez anos. Na Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), desenvolve oficinas de trabalho junto às detentas, com o objetivo de remição de pena e ressocialização.

“O desafio diário de dirigir a Funap foi aceito, pois é uma oportunidade de criar meios para reinserir os reeducandos do DF na vida em sociedade. O meu maior objetivo é a valorização destas pessoas através de uma gestão humanizada, com capacitação profissional e formação educacional completa”.

Diretora executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs): Inocência Rocha da Cunha Fernandes

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Inocência Rocha da Cunha Fernandes é responsável por gerir a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), que é mantenedora de três escolas: Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EapSUS), Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb). Na Fepecs, são ofertados cursos na área de saúde e também ações educativas para profissionais da Secretaria de Saúde.

“Estar à frente da instituição é um orgulho. Como farmacêutica, servidora da Secretaria de Saúde, posso contribuir na formação de médicos e enfermeiros, assim como de técnicos de enfermagem e saúde bucal, além de colaborar com o aperfeiçoamento dos servidores da pasta e da comunidade em geral. Ocupar esse cargo é ser responsável por assuntos de natureza administrativa, patrimonial e financeira, e ter o desafio de gerenciar a formação de pessoal, seja na graduação, pós-graduação lato sensu (especialização e residência) e stricto sensu (mestrado e doutorado), cursos técnicos e aperfeiçoamento de pessoal, bem como investir em pesquisa, extensão e outros na área de saúde”.

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Administradora de Arniqueira: Telma Rufino

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Ex-parlamentar, Telma Rufino foi a primeira gerente do Setor Habitacional Arniqueira em 2008 e, no final de 2019, retornou para ser a primeira administradora da cidade. Telma presidiu a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) por quatro mandatos consecutivos e foi procuradora (2015-1016) e vice-procuradora (2017-2018) da Procuradoria Especial da Mulher da CLDF, que tem como objetivo atuar em prol da defesa, da fiscalização e proposição de leis e medidas em defesa do gênero, combatendo a violência doméstica, o preconceito e reduzindo as desigualdades.

“Sinto-me honrada em fazer parte do time das mulheres que conquistaram um espaço de destaque dentro da sociedade, através de muito trabalho, até mesmo contrariando as estatísticas. Foi através de muitas batalhas, à frente das necessidades da comunidade, sempre com o intuito de defender o interesse do coletivo, das famílias que em sua grande maioria também são geridas por outras mulheres. Não foram poucas as vezes em que tive que superar minhas próprias limitações enquanto mãe e provedora. Ser mulher na atual conjuntura é encarar o desafio de conciliar a aparente fragilidade com a necessidade de demonstrar a força singular que, ao meu ver, é uma prerrogativa da mulher, principalmente no contexto político, ainda considerado de domínio masculino, onde atuo, atualmente, como administradora regional, à frente do anseio de 48 mil pessoas”.

Administradora do Gama: Joseane Araújo

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Foto: Renato Alves/Agência Brasília

É bacharel em direito, casada e mãe de um filho. Administradora do Gama, mora na cidade desde 1997. Trabalhou também na Anatel, na Administração Regional de Águas Claras, em diversas secretarias do GDF, na Terracap e na Câmara Legislativa.

“Fico feliz, como mulher, de estar à frente da Administração Regional do Gama, uma cidade tão importante para o DF. Uma cidade grande, com muitos desafios, em que nós estamos realizando vários projetos. Agradeço a parceria do governador Ibaneis Rocha e da governadora em exercício Celina Leão. Mulher significa ser guerreira, significa ao mesmo tempo um olhar carinhoso para a comunidade e para a cidade, e a gente vem fazendo esse trabalho junto à comunidade”.

Administradora do Riacho Fundo II: Ana Maria da Silva

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

É formada em pedagogia e pós-graduada em gestão pública. Atuou como técnica em enfermagem e agente de saúde e mora no Riacho Fundo II desde 1996. É casada e mãe de três filhos.

“Sou moradora do Riacho Fundo II desde 1997, acompanhei o crescimento desta cidade, onde fui eleita três vezes conselheira tutelar, o que contabilizou 11 anos de atuação na área, sempre engajada em causas sociais, na defesa dos direitos da comunidade. Exercer o segundo mandato do cargo de administradora regional da mesma região administrativa é muito gratificante, me sinto honrada e empoderada por ocupar essa função. Sempre pedi a Deus uma oportunidade de ajudar as pessoas da minha cidade e hoje estou em um lugar onde eu posso ajudar. Me classifico como uma gestora em missão”.

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Fonte: com informações da Agência Brasilia

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Epreendedorismo

Mães, Farmacêuticas, Consultores: 11 histórias de multifranqueados que impulsionam o crescimento do franchising

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Ana Carolina Andrioli, franqueada Milon

O conceito de multifranqueado tem crescido e ganhando cada vez mais espaço no mercado de franquias

São Paulo (SP), setembro de 2025: Bem difundido no mercado internacional, o modelo de multifranqueado vem se consolidando e conquistando relevância crescente também no Brasil. De acordo com dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), os empreendedores com duas ou mais operações de franquias de uma mesma marca ou de redes diferentes já estão presentes em 87% das marcas do setor. A presença de franqueados multimarca (aqueles que tem mais de uma franquia de marcas diferentes) subiu de 51% para 62% em 2025, em comparação com o ano passado.

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Além de ser bem aceito, este formato tem gerado novas oportunidades para quem deseja crescer no segmento de franquias, seja por meio de expansão ou para diversificar os tipos de negócios. No mercado, há diversas histórias de sucesso de empreendedores que atuam como multifranqueados e que podem inspirar quem deseja ingressar ou traçar novos desafios no franchising brasileiro. Conheça 11 franqueados que apostaram no formato e conquistam bons resultados.

5àsec

O empresário Marcos Toledo, de 57 anos, teve uma trajetória profissional no mercado financeiro, participou da abertura da primeira conta bancária da 5àsec no Brasil e acompanhou toda a trajetória da chegada da rede francesa e os seus desafios em território nacional. Com quase 10 anos da operação da marca em solo brasileiro, viu que era o momento de empreender e investir no próprio negócio. Dessa forma, em 2004, abriu as duas primeiras lojas da franquia, ambas em São Paulo. O negócio prosperou e Toledo tornou-se multifranqueado. Hoje, ele é responsável por oito pontos de venda da 5àsec, todos na capital paulista. Ele relembra que a marca teve que se adaptar ao consumidor local, graças às diferenças culturais ao utilizar os serviços de lavanderia, e que conseguiu cumprir a missão com êxito, se tornando a maior rede de lavanderias do País.

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Calçados Bibi 

Formada em Farmácia, Carmine Ribeiro iniciou sua carreira em uma grande rede farmacêutica, mas logo percebeu que sua vocação ia além da área da saúde. A experiência de gerenciar uma farmácia despertou nela o interesse pelo comércio e pela liderança, dando início a um chamado pelo empreendedorismo. Movida por essa paixão e pela afinidade com o segmento de calçados, decidiu abrir um quiosque infantil com uma marca própria, entendendo que começar pequeno seria a melhor forma de aprender, minimizar riscos e amadurecer sua gestão no varejo. O salto veio em 2020, quando assumiu o repasse de três lojas da Calçados Bibi, maior rede de calçados infantis da América Latina. Com determinação e visão estratégica, transformou as unidades em referência de excelência, conquistando em 2023 o reconhecimento oficial como Franqueada do Ano da Bibi. Para Carmine, o sucesso está na relação de parceria entre franqueadora e franqueada, em que a Bibi se destaca pela inovação e qualidade, enquanto ela se compromete a contribuir para o crescimento conjunto e sustentável da rede. Hoje, a empreendedora atua como multifranqueada das marcas Bibi, Artex e Vans, consolidando presença no setor de moda e ampliando horizontes. Ainda em 2025, planeja inaugurar mais três unidades da Bibi em shoppings do Nordeste, reforçando seu protagonismo no setor de calçados infantis e deixando um legado marcado pela visão empreendedora e pelo compromisso com a expansão da marca.

Casa do Celular

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Izaura Almeida Cardoso de Oliveira é master franqueada da Casa do Celular, com 44 lojas espalhadas pelos estados de Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Ceará e Rondônia. Para ela, abrir uma franquia foi uma decisão baseada em investir em um segmento que ela já tinha conhecimento. Com cerca de 20 anos de experiência em telefonia, Izaura sempre enxergou esse setor como promissor e lucrativo, principalmente com a dependência crescente das pessoas por smartphones para diversas atividades. “A Casa do Celular me possibilitou profissionalizar ainda mais essa atuação, oferecendo uma estrutura sólida e recursos que fortalecem o negócio. Além das vantagens financeiras, como melhores condições de negociação e sistema personalizado”, explica. Para a empresária fazer parte de uma rede com quase 350 lojas em todo o país é gratificante.

Divino Fogão

Antônio Augusto, mais conhecido como Lico, era consultor do Sebrae em São Paulo, quando recebeu uma oportunidade na mesma área em Rondônia, região Norte do Brasil, e se mudou para lá. O empresário está na região há 23 anos. Atualmente, atua como multifranqueado sendo responsável por dois restaurantes do Divino Fogão e de operações de outras três redes de fast food, além de ter duas marcas próprias, chamadas Caboquinho e Casa Gourmet. Ao todo, Antônio conta com quase 30 pontos de vendas. As lojas estão localizadas em Rio Branco, no Acre, e em Manaus, no Amazonas. A oportunidade de investir no Divino Fogão surgiu, pois o empresário tinha dois pontos nos melhores shoppings na capital manauara, no Amazonas Shopping e Shopping Manauara, com um negócio de batata recheada. Por ser um produto quente, acabava não performando bem na região. Com isso, percebeu que na região era oportuno uma alimentação self-service de sabor e qualidade incomparável, logo o Divino Fogão foi o escolhido. Nascido em São Paulo, o empresário já admirava a marca. Segundo o empresário, em franquia, a sinergia com o franqueador também conta muito. O primeiro contato com o Reinaldo Varela, presidente da rede, e sua equipe mostrou ainda mais que estava fechando uma parceria não só com a marca certa, mas principalmente com uma pessoa coesa.

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Microlins
Rivaldo Guedes é franqueado da Microlins desde 2001 e reconhecido entre os maiores multifranqueados do Brasil. Com 47 escolas entre os estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o empresário é responsável por uma cartela de 15 mil alunos e por mais de 500 funcionários. Sua trajetória com a empresa se deu por uma necessidade e solução para o caminho profissional. “Naquela época, conheci a marca pelos comerciais em programas televisivos e após seis meses abri a primeira escola em Colatina, no interior do Espírito Santo, onde moro atualmente. Meu caminho como multifranqueado começou pelo sucesso da operação, que passou a ser referência para outros investidores que tinham interesse em ingressar na rede. A partir disso, recebi o convite para me tornar parceiro de outras unidades e iniciar a expansão para o Sul e Oeste da Bahia. Após as conquistas como gestor, veio o próximo passo: iniciar meu próprio projeto de expansão. De lá para cá, a cada ano fomos ampliando nossa atuação, estando presente em diferentes perfis de cidades, desde grandes centros até as interioranas”, conta o empresário. Para trilhar o caminho e se tornar uma referência como multifranqueado, Rivaldo encontrou nos consultores das escolas a ajuda que precisava para abrir novas operações, fazendo com que se tornassem parceiros de negócio e sócios na empreitada. Nos próximos dois anos, o empresário estima ter um grupo de 60 escolas Microlins em funcionamento.

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Milon
Ana Carolina Andrioli, trabalhava na administração de um shopping e assumiu a primeira franquia do setor de alimentação em 2017. Como o marido, que é engenheiro, viajava muito a trabalho, o intuito era ter o negócio próprio na cidade natal do casal, em Bauru, no interior de São Paulo. Assim, o franchising se tornou a opção mais atrativa, pois oferecia suporte e segurança aos novos empresários. Hoje, a franqueada conta com dois pontos de venda da Milon e dois restaurantes em shoppings no município bauruense. “Sempre foi um desejo expandir os negócios, já sabíamos que o franchising era o portal para isso e estávamos abertos a novas oportunidades, estudando, conhecendo operações e ouvindo propostas. Neste meio tempo, surgiu a chance de partirmos para o ramo de vestuário infantil e foi uma grata surpresa. Nessa fase, fomos premiados entre as 10 melhores franquias com a rede de alimentação que atuamos, com maior crescimento no primeiro ano e destaque em treinamento na Milon. Apesar das duas operações que iniciamos serem de repasse, ambas estavam redondas e já era hora de termos novos negócios. Por isso, acabamos expandindo com abertura de mais uma loja de cada uma das marcas. Ressalto que o crescimento ordenado é muito importante para quem deseja se tornar um multifranqueado, com a criação de um backoffice com profissionais de administrativo, financeiro e RH de acordo com a necessidade de cada mercado”, destaca.

Peça Rara

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Roberta Dutra, franqueada do Peça Rara Brechó com lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tudo começou com a inauguração da primeira unidade em um dos bairros mais icônicos da cidade maravilhosa, Ipanema. Com a loja inaugurada, a empresária foi a Brasília para um treinamento e voltou com mais dois pontos para futuras unidades. “É muito interessante ver que cada local é único e exclusivo, como os itens que vendemos. Uma unidade é imensa, com muita gente entrando e saindo, artistas, celebridades, pessoas comuns. Outra é minúscula, mas com muitos eventos e tudo que é colocado nas araras, sai na mesma hora. Uma tem mais fornecedores, a outra é necessária muita conversa para convencer os clientes a desapegarem”.

O Peça Rara oferece o suporte necessário para desenvolver o negócio com segurança e tranquilidade, o que tem sido fundamental para o sucesso de seus franqueados. A marca oferece a oportunidade de atuar de maneira prática e direta, ao contribuir para um modelo de consumo consciente e responsável, que se alinha aos seus valores profissionais e pessoais. Segundo a franqueada, outros benefícios são a oportunidade de investir em um segmento de mercado que permite um impacto direto no cuidado com o meio ambiente, a experiência muito positiva com a operação da primeira loja e o retorno do investimento, que torna o modelo de negócios ainda mais atraente.

Prepara IA

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O empresário Thiago Souto é um exemplo de sucesso em administrar mais de uma operação da Prepara IA. Com seis escolas situadas no Nordeste, nos estados de Pernambuco e Paraíba, o franqueado conheceu a marca após ingressar como colaborador em uma escola. Depois de passar por diversos cargos e por influência de outro empresário da rede, decidiu abrir sua primeira unidade da Prepara IA em 2013. “Ao implantar a segunda escola, identifiquei oportunidades e vantagens em ter um grupo de franquias do mesmo segmento. Por meio de repasse, me tornei responsável por quatro operações e iniciei do zero duas unidades. Preferi focar na região onde moro, que é Pernambuco, e em estados próximos. Dessa forma, criei uma logística para conseguir administrar os negócios de perto. Além disso, otimizei custos, como investimento em ações de marketing digital, e ampliei o alcance dos cursos da marca para diferentes bairros, permitindo migrar alunos entre as escolas. Atualmente, temos quase 3 mil estudantes matriculados e quero proporcionar aos adolescentes e adultos possibilidades para vislumbrarem um futuro de sucesso no ambiente corporativo, dando como exemplo minha própria trajetória profissional e mostrando que é possível começar de baixo e alcançar o topo com dedicação e empenho”, finaliza.

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Rede iGUi

Antes de ser empreendedor e franqueado da maior produtora e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do mundo – a iGUi – o gaúcho Omar Hassan era funcionário de uma agência de turismo e promoção de eventos, mas teve sua jornada profissional guiada para outro ramo ao receber uma proposta de seu irmão Alexandre Hassan. Em abril de 2007, Omar foi convidado por seu irmão, que já era colaborador da Rede iGUi, a ajudar no gerenciamento e em algumas atividades da loja de Itaboraí (RJ), cidade que também é lar de uma das fábricas da franquia. Omar atuou como vendedor e gerente da loja enquanto Alexandre realizava uma viagem internacional. Após alguns meses, Omar começou o treinamento oferecido pela Rede. Em novembro do mesmo ano, o gaúcho abriu sua primeira loja na Avenida Brasil, que logo se tornou a unidade que mais vendia no Rio de Janeiro. “Sempre fui antenado e busquei seguir a evolução da iGUi. Nunca deixei de correr atrás de vendas, meu foco era ser o primeiro em tudo”, diz. Não demorou para que Omar ingressasse de vez nesse mercado, uma vez que abriu lojas em Uberlândia (MG), Jaguari (RS) e Ilha do Governador (RJ), além de pontos de venda em shoppings e pontos turísticos da cidade maravilhosa. Atualmente, Omar Hassan é multifranqueado da Rede com três unidades: a Splash Avenida Brasil, a iGUi do CasaShopping e a TRATABEM Barra da Tijuca, loja da microfranquia de serviços da Rede iGUi – especializada na limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de acessórios e produtos para todos os tipos de piscinas, além de ofurôs, saunas e hidromassagens.

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Rockfeller

Dimas Diniz, de 30 anos, é multifranqueado da Rockfeller Language, com unidades em Fortaleza, Palmas e Brasília. Após começar sua primeira escola em Fortaleza, em 2016, Dimas assumiu em 2018 uma operação em Palmas com poucos alunos e conseguiu reverter a situação por meio de estratégias pedagógicas e comerciais sólidas. Em 2019, expandiu para Brasília, enfrentando desafios durante a pandemia, mas viu a escola prosperar com o apoio de uma nova sócia e o foco no público infantil. Para ele, a chave do sucesso é a gestão de pessoas e a criação de equipes alinhadas à cultura da empresa, investindo no desenvolvimento dos colaboradores. O empresário acredita que a coragem para assumir riscos calculados foi essencial para sua trajetória, bem como sua capacidade de atuar em todas as frentes do negócio — do comercial ao pedagógico. Ele vê as ferramentas de análise de indicadores e controle administrativo como fundamentais para replicar o sucesso em novas unidades. Fortalecendo continuamente sua relação com a franqueadora, Dimas deseja expandir seu grupo, oferecendo oportunidades de crescimento a colaboradores e impactando a vida dos alunos.

Royal Face

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Iara, formada em administração de empresas, com pós em finanças pela USP. Sempre trabalhou no mundo corporativo, em indústrias de grande porte. Após engravidar de uma gestação gemelar, na licença maternidade, começou a procurar alguma empresa para abrir, com o objetivo der sair do mundo corporativo e ter uma vida mais flexível. Esse foi o grande motivo de querer realmente empreender e sair do CLT. E aí encontrou a Royal Face em umas pesquisas que fez pela internet e teve a convicção que seria no mundo das franquias que ela queria seguir. Quando voltou da licença, pediu demissão da empresa onde trabalhava há 9 anos, e abriu a primeira unidade da Royal Face na Cidade de Campinas, que hoje já faz 5 anos e meio e, de lá para cá, foi crescendo (mesmo na pandemia seguiu firme) e abriu mais outras duas unidades em Campinas. Depois ela abriu uma quarta unidade da Royal na cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. E esse ano ela adquiriu seu primeiro repasse e reinaugurou a unidade de Jundiaí, SP, totalizando atualmente 5 unidades sob sua gestão. “Eu sou muito feliz com o negócio. Eu gosto muito do segmento da estética, gosto muito do mundo do franchising. E é um segmento que eu tenho muita paixão, adoro estar na clínica e fazer os procedimentos!!! Eu amo as marcas que trabalhamos, eu gosto muito de lidar com os pacientes, de gravar conteúdo para as clínicas e de ajudar os funcionários a crescerem também. Hoje e eu tenho flexibilidade de poder ficar com as minhas filhas, de poder viajar quando eu tenho vontade, mas claro, sempre acompanhando as clínicas de perto, analisando os indicadores e dando todo o apoio necessário. Mas é isso, sou muito feliz com a Royal, gosto muito da marca e espero crescer ainda mais no setor”. Declarou Iara Rodrigues.

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