Epreendedorismo
Dra. Larissa Coimbra transforma a vida de milhares de pesquisadores, mestres e doutores através do empreendedorismo acadêmico
Além de ajudar acadêmicos de graduação e pós graduação a lidarem com a universidade com mais leveza e acolhimento, a pesquisadora expandiu seus métodos para o perfil @dra.larissacoimbra, onde ensina empreendedorismo acadêmico a pesquisadores iniciantes, mestres e doutores, para que possam gerar renda extra ou, até mesmo, renda principal.
Criativa e determinada, Dra. Larissa utiliza ferramentas como cursos, mentorias, e-books, workshops e conteúdos gratuitos para mostrar o caminho das pedras que levam a grandes rendas no empreendedorismo acadêmico.
Em seu Instagram (@dra.larissacoimbra) Dra. Larissa soma mais de 11 mil seguidores, dentre eles muitos alunos que a acompanham e usufruem dos seus ricos conteúdos sobre empreendedorismo acadêmico.
Em entrevista, Dra. Larissa Coimbra relata os desafios que fizeram parte de sua trajetória pessoal e acadêmica: “No final de 2019, fui aprovada em um Doutorado Sanduíche, que consiste na oportunidade de fazer parte do Doutorado no exterior. Mas antes de concluir a experiência, minha mãe que vinha lutando contra um câncer de mama entrou em estágio terminal aqui no Brasil. Assim, voltei da Europa após apenas 1 mês de trabalho e passei os últimos dias de vida dela com ela, me despedindo da pessoa que eu mais amava em Janeiro de 2020. Vivi a fase mais difícil da minha vida: lidando com esse luto aos 28 anos e muito triste por ter perdido o que à época era a maior oportunidade de trabalho como pesquisadora que eu havia conquistado.
E para completar, pouco tempo depois a pandemia estourou. Perdi a vontade de fazer pesquisa, de trabalhar e de correr atrás dos meus sonhos, até que meses depois a resolução das burocracias de ter voltado do exterior antes do combinado se resolveram. Me reergui através de muita terapia e do apoio das pessoas que me amam. Mas perder a minha mãe, minha bolsa de pesquisa por um certo período e perceber que não estava verdadeiramente feliz estudando para concursos públicos me fez entender que eu precisava reavaliar os caminhos profissionais que eu queria para a minha vida. Eu também tinha sofrido assédio moral algumas vezes em ambientes de pesquisa, o que me levou a um burnout e a crises de ansiedade que trato até hoje. Assim, eu comecei a considerar outros caminhos. Foi assim que, após muito estudar sobre e com a anuência da minha pós-graduação e orientador, comecei no empreendedorismo. Coloquei anos de experiência em pesquisa na venda de cursos de escrita científica e afins. Melhorei muito também a qualidade de conteúdos gratuitos ofertados depois de estudar muito sobre o digital. Percebi que estava contribuindo com a pesquisa e com a melhoria na qualidade da vida acadêmica dos meus alunos e seguidores de uma outra forma, e assim, quebrando barreiras que foram impostas a mim por muito tempo em relação
a qual caminho profissional eu “deveria” seguir. Hoje já após o Doutorado, me sinto plenamente feliz fazendo um trabalho de qualidade e sendo muito bem remunerada por isso. Apesar dos pesares, sou muito grata à universidade e muito do que ela me proporcionou – inclusive os títulos que possuo e os conhecimentos que hoje ensino. Hoje, além de fazer pesquisa no meu ritmo, posso contribuir também com a pesquisa dos meus alunos que desejam seguir carreira acadêmica no @doutorabio e ensinando aqueles que desejam empreender como eu no @dra.larissacoimbra.”
Dentre os objetivos para o futuro profissional, Dra. Larissa planeja expandir o seu alcance nas redes sociais, alcançando cada vez mais acadêmicos. Dessa forma, ela deseja ensinar mestres, doutores (e pessoas a caminho desses títulos) que desejam outra fonte de renda. Assim, estes acadêmicos poderão monetizar seus conhecimentos e venderem os seus próprios cursos, workshops, e-books e afins.
Diariamente, Dra. Larissa busca quebrar as barreiras do julgamento de que empreender não é uma atividade louvável para acadêmicos e professores, e de que apenas concursos públicos e o trabalho em salas de aula tradicionais em universidades e escolas seriam o caminho. Estas são sim carreiras necessárias e importantíssimas, e que inclusive são muito desvalorizadas, mas não são os únicos caminhos que mestres e doutores podem seguir.
“Trabalhar com o digital nos permite alcançar milhões de pessoas, realizar conexões profissionais em todo o mundo diariamente e fazer amigos para a vida – e muitos descobrem um caminho de muitas alegrias e realizações” – comenta ela. Já há centenas de acadêmicos como Dra. Larissa, realizando trabalhos de excelência em divulgação científica gratuita e venda de serviços no digital, e ela acredita que esse número crescerá nos próximos anos.
Acompanhe nas redes sociais:
No Instagram @dra.larissacoimbra e @doutorabio;
No YouTube – Doutora Bio;
No Facebook – Doutora Larissa Coimbra e Doutora Bio.
Fonte: IstoÉ
Epreendedorismo
Do laboratório ao pulso: a tecnologia pioneira da Samsung em monitoramento nutricional para o Galaxy Watch
Índice de Antioxidantes
Tudo começou com uma pergunta simples: e se fosse possível medir sua nutrição em tempo real, diretamente do seu pulso?
O Índice de Antioxidantes1 da Samsung no Galaxy Watch8 transforma o que antes parecia ficção científica em tecnologia cotidiana. Em cinco segundos, uma leitura do polegar retorna níveis precisos de carotenoides – o primeiro índice nutricional mensurável da indústria.
Ao miniaturizar a tecnologia de sensores de nível laboratorial com precisão excepcional, o recurso transforma sua dieta em uma métrica prática para um envelhecimento mais saudável2. Estabelecer esse novo padrão em monitoramento de saúde por wearables exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento intensivos, incontáveis protótipos e determinação inabalável.
Inovando no rastreamento nutricional
Em 2018, a Samsung identificou uma lacuna nos wearables: podíamos contar cada passo e caloria, mas não havia uma forma simples de medir como nossa alimentação afetava nossa saúde. Insights nutricionais mais profundos estavam presos a exames laboratoriais caros e demorados, inacessíveis para a maioria das pessoas.
À medida que as pessoas vivem mais, o foco muda de simplesmente aumentar a longevidade para melhorar a qualidade desses anos adicionais.
“É nesse contexto que a antioxidação naturalmente ganha atenção como um método para retardar o envelhecimento”, explica a Dra. Hyojee Joung, especialista em nutrição em saúde pública da Universidade Nacional de Seul3, que orientou partes do desenvolvimento da tecnologia. “Se o gerenciamento de antioxidantes for negligenciado, as Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) se acumulam no corpo, aumentando o risco de doenças crônicas como cardiovasculares, diabetes e câncer”.
Essa constatação fez dos antioxidantes o pilar da missão da Samsung. Engenheiros e cientistas concentraram-se nos carotenoides – antioxidantes-chave e indicadores comprovados da ingestão de frutas e vegetais – para criar um dispositivo pequeno o suficiente para caber no pulso, mas poderoso o bastante para transformar dados complexos em informações simples e acionáveis de saúde para todos.
|
|
|
Desafio nº 1: como miniaturizar a tecnologia de sensores laboratoriais
Desde o primeiro dia, o sonho de um wearable capaz de rastrear nutrição enfrentou um obstáculo imediato: métodos tradicionais de medição de carotenoides, como a espectroscopia Raman, são a laser, não invasivos e precisos, mas dependem de equipamentos volumosos – nada vestíveis. Assim, a primeira missão da equipe foi reduzir a tecnologia de nível laboratorial para o tamanho de um sensor de pulso.
Após sete anos de testes rigorosos e otimização desde o primeiro protótipo, a equipe desenvolveu o Sensor BioActive — uma tecnologia inovadora que combina LEDs multicomprimento de onda com um conjunto de fotodetectores personalizados, proporcionando leituras precisas de carotenoides em um design compacto.
“Nossa inovação foi integrar a espectroscopia de refletância com LEDs, o que nos permitiu miniaturizar a tecnologia mantendo alta precisão”, explica Jinyoung Park, desenvolvedor da equipe de Saúde Digital da Samsung Electronics.
|
Ao contrário dos lasers, que emitem um comprimento de onda estreito e específico, os LEDs emitem uma faixa mais ampla. Ao analisar quanta luz é absorvida pela pele em múltiplos comprimentos de onda por meio de fotodiodos4, o relógio estima os níveis de carotenoides com precisão impressionante. Algoritmos avançados que calibram continuamente em tempo real também garantem precisão e oferecem insights personalizados a cada usuário.
|
Desafio nº 2: como garantir que a tecnologia seja acessível a todos
Criar um sensor de carotenoides do tamanho de uma moeda foi um grande marco, mas o próximo desafio era garantir que ele funcionasse com precisão e confiabilidade em diferentes tons de pele – tornando-o verdadeiramente acessível.
Para superar interferências, como a da melanina em tons de pele mais escuros, os engenheiros da Samsung optaram por usar a ponta do dedo para as medições, já que essa área possui menor quantidade de melanina em todos os grupos étnicos. Pequenos ajustes, como aplicar leve pressão durante a leitura, ajudam a reduzir temporariamente o fluxo sanguíneo e a interferência da hemoglobina, tornando os resultados mais precisos.
Extensos testes realizados no Samsung Medical Center5, com centenas de participantes, validaram o desempenho do sensor. Isso abriu caminho para um recurso que passou com fluidez do laboratório para o uso cotidiano, oferecendo uma solução inclusiva projetada para a vida real.
Como funciona
Os carotenoides são pigmentos naturais vermelhos, amarelos e verdes encontrados em frutas e vegetais. Como o corpo humano não os produz, seus níveis indicam claramente a ingestão de frutas e vegetais.
É aqui que entra o seu Índice de Antioxidantes, que reflete os níveis de carotenoides com base nas seguintes categorias:
- Muito baixo: menos de 50% da recomendação diária da OMS de 400 g por dia
- Baixo: entre 50% e 100%
- Otimizado: 100% ou mais
“Os carotenoides se acumulam e se metabolizam nos tecidos gradualmente, portanto, mudanças de curto prazo na ingestão de frutas e vegetais não aparecem imediatamente no índice”, explica a Dra. Joung. “Nossa pesquisa mostra que o aumento da ingestão de carotenoides leva a um crescimento significativo nos níveis de carotenoides na pele após cerca de 1 a 2 semanas, tornando o Índice uma ferramenta valiosa para monitorar hábitos alimentares consistentes e de longo prazo”.
Fatores como qualidade do sono, níveis de estresse e atividade física também influenciam o índice, tornando-o um indicador abrangente de saúde geral. Combinado a outros recursos do Galaxy Watch8 – como monitoramento de sono, acompanhamento de atividade e carga vascular -, o Índice de Antioxidantes oferece uma visão holística do bem-estar, promovendo decisões mais inteligentes para um envelhecimento saudável.
|
Sua saúde, reimaginada
“Novos sensores vestíveis podem ajudar as pessoas a construir hábitos alimentares saudáveis ao acompanhar e incentivar o consumo diário adequado de frutas e vegetais”, afirma o professor Yoonho Choi, do Samsung Medical Center. “Com o tempo, essa prática simples pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e outras doenças relacionadas à idade, tornando-se uma forma muito eficaz de apoiar a saúde a longo prazo”.
Os antioxidantes são uma área emergente de pesquisa, mas os estudos têm sido limitados devido aos desafios de medição precisa. O Índice de Antioxidantes do Galaxy Watch8 vai além dos avanços atuais do setor e entrega uma inovação significativa.
A capacidade da Samsung de medir níveis de antioxidantes com precisão — reconhecida por especialistas como referência para futuras pesquisas — representa um avanço no monitoramento de saúde. Ao ajudar os usuários a identificar riscos precocemente e tomar medidas proativas, a Samsung abre caminho para uma abordagem mais inteligente e cuidadosa de bem-estar, redefinindo o papel dos wearables na saúde preventiva.
Para mais informações sobre a linha Galaxy Watch8, visite a Samsung Newsroom Brasil ou Samsung.com/br.
1 Para realizar a medição, o usuário deve posicionar o centro do dedo sobre o sensor na parte traseira do relógio e mantê-lo pressionado por 5 segundos. Embora o Índice de Antioxidantes possa ser medido em qualquer dedo, recomenda-se o polegar para obter resultados mais precisos. Medições repetidas devido à textura irregular da pele podem causar resultados imprecisos.
2 Destinado exclusivamente para fins genéricos de bem-estar e condicionamento físico. Não se destina ao uso na detecção, diagnóstico, tratamento, monitoramento ou gerenciamento de nenhuma enfermidade ou doença. As informações relacionadas à saúde acessadas por intermédio do dispositivo e/ou aplicativo não devem ser consideradas orientação médica. Os usuários devem buscar aconselhamento de um médico. Alguns recursos podem variar de acordo com o mercado, operadora e dispositivo pareado.
3 A Universidade Nacional de Seul é uma das principais instituições acadêmicas da Coreia do Sul.
4 Fotodiodos são dispositivos semicondutores que convertem luz em sinais elétricos.
5 O Samsung Medical Center, em Seul, Coreia do Sul, é uma das principais instituições médicas do país, reconhecida por seu atendimento centrado no paciente, tecnologias médicas avançadas e centros especializados, como o Centro Integrado de Câncer e o Centro de Terapia por Prótons.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo os universos de TVs, sinalização digital, smartphones, vestíveis, tablets, eletrodomésticos e sistemas de rede, além de memória, sistemas LSI e semicondutores. A Samsung também avança em tecnologias de imagem médica, soluções de climatização e robótica, enquanto desenvolve produtos automotivos e de áudio inovadores por meio da Harman. Com o ecossistema SmartThings, a colaboração aberta com parceiros e a integração da Inteligência Artificial em todo o portfólio, a Samsung oferece uma experiência conectada, inteligente e fluida, além dos produtos e soluções de B2B, como a Linha Galaxy Robusta, Knox Suite e VXT. Para as notícias mais recentes da marca, acesse a Samsung Newsroom em news.samsung.com/br.
Contato Imprensa – Samsung – samsungpr@cdn.com.br
Beatriz Kuroiwa — beatriz.kuroiwa@omc.com
Eduardo Bastos — eduardo.bastos@omc.com
Saulo Kurosaka — saulo.kurosaka@omc.com
Danilo Sanches — danilo.sanches@omc.com
Renan Lopes — renan.lopes@omc.com
Caio Carvalho — caio.carvalho@omc.com
Sabrina Oliveira — sabrina.oliveira@omc.com
Matheus Patrone — matheus.patrone@omc.com
Daiane Leide — daiane.leide@omc.com
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






