Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Epreendedorismo

Nova Iorque do Maranhão, a pequena cidade em que mulheres empreendedoras fortalecem o turismo

Publicado em

Leila Maria Macedo da Silva, 51, lavradora e Lusa Saraiva, 43, que faz parte do grupo Mulher Empreendedora de Nova Iorque. Foto: Divulgação

Nova Iorque do Maranhão é cheia de empreendimentos locais, principalmente de mulheres autônomas, que fazem a economia girar

VITÓRIA MACEDO
NOVA IORQUE, MA (FOLHAPRESS)

Advertisement

Quando se pensa em Nova York, a imagem que surge à cabeça são táxis amarelos, ruas abarrotadas de gente andando para lá e para cá e arranha-céus.

Mas no sul do Maranhão existe uma cidade homônima com a escrita aportuguesada, “Iorque” mas contrária a todos esses aspectos, pois é a menor do estado brasileiro, com apenas 4.682 mil habitantes.
Se a capital financeira dos Estados Unidos é conhecida como um polo comercial potente, Nova Iorque do Maranhão é cheia de empreendimentos locais, principalmente de mulheres autônomas, que fazem a economia girar junto ao turismo local.

Uma dessas mulheres é Ana Júlia Santos, 54. Nascida e criada na pequena cidade maranhense, ela é pescadora, mas se viu desafiada a aumentar a renda quando passou a cuidar dos dois netos, de 4 e 6, que viviam no Pará antes de serem abandonados pelos pais. “Duas crianças pequenas, na minha idade, só com o Bolsa Família, é difícil demais”, diz a autônoma, se referindo ao valor de R$ 600.

Advertisement

A saída é vender sabão caseiro, feito sem soda, para não dar alergia. Após o preparo, Santos coloca em latinhas e sai vendendo na rua ou em casa mesmo. A pesca fica por conta do companheiro.

Santos também é cozinheira e já trabalhou em bares e restaurantes na cozinha, mas não quer mais fazer isso em locais onde vendem bebidas alcoólicas. “Eu sou muito boa na panelada, eu me garanto”, diz.

O sonho dela agora é ter o próprio carrinho “daqueles que tem um guarda-chuva”, onde pretende armazenar comida e vender na praça, área que concentra os principais eventos da cidade, ou levar para a Praia do Caju, ponto turístico de Nova Iorque à beira do rio (já que a cidade fica cerca de 563 km distante de São Luís, na costa).

Advertisement

A veia empreendedora de Santos surgiu não por ser totalmente obstinada aos negócios, mas por pura necessidade, devido ao sofrimento que já passou na vida. Ela conta que já perdeu o irmão, a mãe e o filho está preso. “Eu tô lutando e eu vou chegar lá”.

Leia Também:  Vem aí o Empreenda e Prospere: Encontro de Empresárias

Se por um lado Santos não se sente envergonhada para se lançar na venda, muitas mulheres autônomas que possuem seus negócios em Nova Iorque não são assim, como Ana Claudia Brito Sousa, 47.

Funcionária pública, ela trouxe o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o município em 2013, quando começou a reunir os empreendedores da região. Foram oferecidos diversos cursos, entre eles de educação financeira e sobre como vender melhor.

Advertisement

Com o passar do tempo, alguns desses empreendedores foram se afastando e ela decidiu criar o grupo de Mulher Empreendedora, em 2019, para agregar mulheres que antes não tinham renda e desejavam avançar com seus negócios. “Elas começaram a ter uma nova visão em relação ao empreendedorismo.”

As mulheres ocupam feiras na praça e também na Praia do Caju, que antes acontecia de 15 em 15 dias, onde obtêm sua renda vendendo cosméticos, trabalhos artesanais, como laços e sandálias, e paneladas.

Lusa Saraiva, 43, vende cosméticos, como cremes e perfumes, mas também alimentos, como geladinhos (preparados à base de água e sucos) gourmet na praia, com o seu Gelados Lu Zero Graus. “Eu sou uma pessoa dos turistas”, afirma. Isso quando tem bastante sol para atraí-los.

Advertisement

Para Saraiva, a união das empreendedoras é importante, principalmente durante as feiras, em que uma vai ajudando a outra nas vendas.

Thamyres da Silva Santos, 32, também trabalha na praia do Caju, no espaço que se chama Barraca da Rosa, herdado de sua mãe que morreu antes da pandemia. “Eu, como filha, tomei a iniciativa de cuidardos negócios”, diz. Tudo o que sabe hoje aprendeu com a mãe, tendo praticamente nascido naquele lugar.

Leia Também:  Empresária Stella Guerra inaugura novo espaço de sua joalheria em Brasília

Ela depende da movimentação da praia para ganhar dinheiro, que é maior de junho a novembro, quando a maré não está tão alta e tem mais areia para os turistas ficarem. O prato principal de sua barraca é o pescado, servido frito ou ao molho. “Tem que trabalhar muito no verão, fazer uma poupança para a gente poder se manter durante o inverno”, diz. Ela quer aumentar o negócio e busca sempre melhorar.

Advertisement

Professora aposentada, Marta Helena Ferreira Coelho, 67, vende artesanato que aprendeu com sua mãe, e adorava costurar e bordar paralelamente aos estudos. Dentre suas produções estão colcha de cama em crochê, pano de prato e até enxoval, que leva para vender nas feiras do grupo Mulher Empreendedora.
Surania Carvalho da Silva Lopes, 44, tem seu estabelecimento de bebidas junto com seu companheiro há 23 anos. “Hoje eu considero uma grande vitória para nós”, diz.

Mulheres autônomas de Nova Iorque, no Maranhão – Divulgação

O negócio começou como um bar, mas foi crescendo até se tornar uma distribuidora de bebidas com um depósito amplo. “A gente não tinha de onde tirar [o dinheiro], então começamos nos empréstimos, indo nos bancos”, diz ela. Quando um carnê acabava, já iam em busca de outro.

O fluxo de clientes do bar vem, além dos turistas, de eventos, como serestas e festas de aniversário que o local promove. Lopes acredita que ainda há muito o que melhorar em relação ao empreendimento, o engajamento da cidade e incentivo para fazer seus trabalhos.

Lopes, ao lado de Marta, Coelho, e Santos tiveram uma visibilidade maior de seus negócios no mês de abril. Elas apareceram no telão de uma “Taimes Isquere” –inspirado na Times Square— construída pelo banco digital will bank, no intuito de dar mais visibilidade a esses autônomos. Elas tiveram seus negócios divulgados ao lado de outros empreendedores da cidade.

Advertisement

“Não é só a união dos empreendedores, é preciso de um apoio maior, financeiro ou cultural”, diz Lopes.

Fonte: Jornal de Brasilia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Epreendedorismo

Do laboratório ao pulso: a tecnologia pioneira da Samsung em monitoramento nutricional para o Galaxy Watch

Published

on

Índice de Antioxidantes

Tudo começou com uma pergunta simples: e se fosse possível medir sua nutrição em tempo real, diretamente do seu pulso?

 

Advertisement

O Índice de Antioxidantes1 da Samsung no Galaxy Watch8 transforma o que antes parecia ficção científica em tecnologia cotidiana. Em cinco segundos, uma leitura do polegar retorna níveis precisos de carotenoides – o primeiro índice nutricional mensurável da indústria.

 

Ao miniaturizar a tecnologia de sensores de nível laboratorial com precisão excepcional, o recurso transforma sua dieta em uma métrica prática para um envelhecimento mais saudável2. Estabelecer esse novo padrão em monitoramento de saúde por wearables exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento intensivos, incontáveis protótipos e determinação inabalável.

Advertisement

 

Inovando no rastreamento nutricional

 

Advertisement

Em 2018, a Samsung identificou uma lacuna nos wearables: podíamos contar cada passo e caloria, mas não havia uma forma simples de medir como nossa alimentação afetava nossa saúde. Insights nutricionais mais profundos estavam presos a exames laboratoriais caros e demorados, inacessíveis para a maioria das pessoas.

 

À medida que as pessoas vivem mais, o foco muda de simplesmente aumentar a longevidade para melhorar a qualidade desses anos adicionais.

Advertisement

 

“É nesse contexto que a antioxidação naturalmente ganha atenção como um método para retardar o envelhecimento”, explica a Dra. Hyojee Joung, especialista em nutrição em saúde pública da Universidade Nacional de Seul3, que orientou partes do desenvolvimento da tecnologia. “Se o gerenciamento de antioxidantes for negligenciado, as Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) se acumulam no corpo, aumentando o risco de doenças crônicas como cardiovasculares, diabetes e câncer”.

 

Advertisement

Essa constatação fez dos antioxidantes o pilar da missão da Samsung. Engenheiros e cientistas concentraram-se nos carotenoides – antioxidantes-chave e indicadores comprovados da ingestão de frutas e vegetais – para criar um dispositivo pequeno o suficiente para caber no pulso, mas poderoso o bastante para transformar dados complexos em informações simples e acionáveis de saúde para todos.

 

O primeiro protótipo do sensor antioxidante baseado em espectroscopia

 

Advertisement
Um modelo clínico do sensor

 

Um protótipo pensado para uso em produtos para a pele

 

Desafio nº 1: como miniaturizar a tecnologia de sensores laboratoriais

Advertisement

 

Desde o primeiro dia, o sonho de um wearable capaz de rastrear nutrição enfrentou um obstáculo imediato: métodos tradicionais de medição de carotenoides, como a espectroscopia Raman, são a laser, não invasivos e precisos, mas dependem de equipamentos volumosos – nada vestíveis. Assim, a primeira missão da equipe foi reduzir a tecnologia de nível laboratorial para o tamanho de um sensor de pulso.

 

Advertisement

Após sete anos de testes rigorosos e otimização desde o primeiro protótipo, a equipe desenvolveu o Sensor BioActive — uma tecnologia inovadora que combina LEDs multicomprimento de onda com um conjunto de fotodetectores personalizados, proporcionando leituras precisas de carotenoides em um design compacto.

 

“Nossa inovação foi integrar a espectroscopia de refletância com LEDs, o que nos permitiu miniaturizar a tecnologia mantendo alta precisão”, explica Jinyoung Park, desenvolvedor da equipe de Saúde Digital da Samsung Electronics.

Advertisement

 

Módulos de sensor LED-PD do sensor antioxidante

 

Ao contrário dos lasers, que emitem um comprimento de onda estreito e específico, os LEDs emitem uma faixa mais ampla. Ao analisar quanta luz é absorvida pela pele em múltiplos comprimentos de onda por meio de fotodiodos4, o relógio estima os níveis de carotenoides com precisão impressionante. Algoritmos avançados que calibram continuamente em tempo real também garantem precisão e oferecem insights personalizados a cada usuário.

Advertisement

 

Leia Também:  Bom do governo Lula é que está acabando, diz Rosângela Moro
O protótipo de teste do relógio LED-PD

 

Desafio nº 2: como garantir que a tecnologia seja acessível a todos

Advertisement

 

Criar um sensor de carotenoides do tamanho de uma moeda foi um grande marco, mas o próximo desafio era garantir que ele funcionasse com precisão e confiabilidade em diferentes tons de pele – tornando-o verdadeiramente acessível.

 

Advertisement

Para superar interferências, como a da melanina em tons de pele mais escuros, os engenheiros da Samsung optaram por usar a ponta do dedo para as medições, já que essa área possui menor quantidade de melanina em todos os grupos étnicos. Pequenos ajustes, como aplicar leve pressão durante a leitura, ajudam a reduzir temporariamente o fluxo sanguíneo e a interferência da hemoglobina, tornando os resultados mais precisos.

 

Extensos testes realizados no Samsung Medical Center5, com centenas de participantes, validaram o desempenho do sensor. Isso abriu caminho para um recurso que passou com fluidez do laboratório para o uso cotidiano, oferecendo uma solução inclusiva projetada para a vida real.

Advertisement

 

Como funciona

 

Advertisement

Os carotenoides são pigmentos naturais vermelhos, amarelos e verdes encontrados em frutas e vegetais. Como o corpo humano não os produz, seus níveis indicam claramente a ingestão de frutas e vegetais.

 

É aqui que entra o seu Índice de Antioxidantes, que reflete os níveis de carotenoides com base nas seguintes categorias:

Advertisement

 

  • Muito baixo: menos de 50% da recomendação diária da OMS de 400 g por dia
  • Baixo: entre 50% e 100%
  • Otimizado: 100% ou mais

 

“Os carotenoides se acumulam e se metabolizam nos tecidos gradualmente, portanto, mudanças de curto prazo na ingestão de frutas e vegetais não aparecem imediatamente no índice”, explica a Dra. Joung. “Nossa pesquisa mostra que o aumento da ingestão de carotenoides leva a um crescimento significativo nos níveis de carotenoides na pele após cerca de 1 a 2 semanas, tornando o Índice uma ferramenta valiosa para monitorar hábitos alimentares consistentes e de longo prazo”.

 

Advertisement

Fatores como qualidade do sono, níveis de estresse e atividade física também influenciam o índice, tornando-o um indicador abrangente de saúde geral. Combinado a outros recursos do Galaxy Watch8 – como monitoramento de sono, acompanhamento de atividade e carga vascular -, o Índice de Antioxidantes oferece uma visão holística do bem-estar, promovendo decisões mais inteligentes para um envelhecimento saudável.

 

O recurso Índice de Antioxidantes mede os níveis de carotenoides em segundos com o sensor na parte traseira do Galaxy Watch8 e fornece informações nutricionais adicionais em smartphones Galaxy pareados

 

Advertisement

Sua saúde, reimaginada

 

“Novos sensores vestíveis podem ajudar as pessoas a construir hábitos alimentares saudáveis ao acompanhar e incentivar o consumo diário adequado de frutas e vegetais”, afirma o professor Yoonho Choi, do Samsung Medical Center. “Com o tempo, essa prática simples pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e outras doenças relacionadas à idade, tornando-se uma forma muito eficaz de apoiar a saúde a longo prazo”.

Advertisement

 

Leia Também:  Mercado de possibilidades

Os antioxidantes são uma área emergente de pesquisa, mas os estudos têm sido limitados devido aos desafios de medição precisa. O Índice de Antioxidantes do Galaxy Watch8 vai além dos avanços atuais do setor e entrega uma inovação significativa.

 

Advertisement

A capacidade da Samsung de medir níveis de antioxidantes com precisão — reconhecida por especialistas como referência para futuras pesquisas — representa um avanço no monitoramento de saúde. Ao ajudar os usuários a identificar riscos precocemente e tomar medidas proativas, a Samsung abre caminho para uma abordagem mais inteligente e cuidadosa de bem-estar, redefinindo o papel dos wearables na saúde preventiva.

 

Para mais informações sobre a linha Galaxy Watch8, visite a Samsung Newsroom Brasil ou Samsung.com/br.

Advertisement

 

1 Para realizar a medição, o usuário deve posicionar o centro do dedo sobre o sensor na parte traseira do relógio e mantê-lo pressionado por 5 segundos. Embora o Índice de Antioxidantes possa ser medido em qualquer dedo, recomenda-se o polegar para obter resultados mais precisos. Medições repetidas devido à textura irregular da pele podem causar resultados imprecisos.

2 Destinado exclusivamente para fins genéricos de bem-estar e condicionamento físico. Não se destina ao uso na detecção, diagnóstico, tratamento, monitoramento ou gerenciamento de nenhuma enfermidade ou doença. As informações relacionadas à saúde acessadas por intermédio do dispositivo e/ou aplicativo não devem ser consideradas orientação médica. Os usuários devem buscar aconselhamento de um médico. Alguns recursos podem variar de acordo com o mercado, operadora e dispositivo pareado.

Advertisement

3 A Universidade Nacional de Seul é uma das principais instituições acadêmicas da Coreia do Sul.

4 Fotodiodos são dispositivos semicondutores que convertem luz em sinais elétricos.

5 O Samsung Medical Center, em Seul, Coreia do Sul, é uma das principais instituições médicas do país, reconhecida por seu atendimento centrado no paciente, tecnologias médicas avançadas e centros especializados, como o Centro Integrado de Câncer e o Centro de Terapia por Prótons.

Advertisement

 

 

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

Advertisement

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo os universos de TVs, sinalização digital, smartphones, vestíveis, tablets, eletrodomésticos e sistemas de rede, além de memória, sistemas LSI e semicondutores. A Samsung também avança em tecnologias de imagem médica, soluções de climatização e robótica, enquanto desenvolve produtos automotivos e de áudio inovadores por meio da Harman. Com o ecossistema SmartThings, a colaboração aberta com parceiros e a integração da Inteligência Artificial em todo o portfólio, a Samsung oferece uma experiência conectada, inteligente e fluida, além dos produtos e soluções de B2B, como a Linha Galaxy Robusta, Knox Suite e VXT. Para as notícias mais recentes da marca, acesse a Samsung Newsroom em news.samsung.com/br.

 

Contato Imprensa – Samsung – samsungpr@cdn.com.br

Advertisement

 

Beatriz Kuroiwa — beatriz.kuroiwa@omc.com

Eduardo Bastos — eduardo.bastos@omc.com

Advertisement

Saulo Kurosaka — saulo.kurosaka@omc.com

Danilo Sanches — danilo.sanches@omc.com

Renan Lopes — renan.lopes@omc.com

Advertisement

Caio Carvalho — caio.carvalho@omc.com

Sabrina Oliveira — sabrina.oliveira@omc.com

Matheus Patrone — matheus.patrone@omc.com

Advertisement

Daiane Leide — daiane.leide@omc.com

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA