Na capital do país, os brasilienses contam, desde 2018, com um empreendimento comprometido em oferecer as melhores carnes do mercado para os moradores da região. Apostando em produtos de alto padrão, o Açougue 61 é o destaque na cidade quando o assunto diz respeito à nobreza bovina para compor os cardápios das famílias do Distrito Federal.
“O Açougue 61 surgiu com o intuito de trazer para o mercado de Brasília uma carne de extrema qualidade, produzida a 90km da capital. Quando falamos de qualidade, falamos de um cuidado com todo o processo: desde a preservação da fazenda ao bem-estar dos animais e dos nossos colaboradores. Oferecemos uma carne com procedência e com a segurança de um projeto cuidado de ponta a ponta”, conta Júlia Sechis, administradora da empresa.
Localizado na Asa Sul (CLS 403 bloco A), o Açougue 61 também busca romper o conceito tradicional dos açougues brasileiros e, com isso, aposta em um estabelecimento especial, que vai além de um espaço destinado apenas para a venda de carnes.
Apesar da variedade de cortes – com carnes para churrasco e, também para o dia a dia – ser um ponto forte do empreendimento, outro diferencial da marca está atrelado justamente à experiência criada para os clientes. Dessa forma, com esse pensamento, a empresa apostou em abrir as portas da loja física para que os clientes pudessem saborear as carnes vendidas no local.
“Atualmente temos a experiência de parrilla que acontece toda quarta-feira, de 12h às 15h. A ideia é apresentar uma opção de um almoço de qualidade no meio da semana, onde o cliente escolhe direto na gôndola o corte que será feito na hora pelo nosso parrilleiro”, explica Sechis sobre a iniciativa.
Buscando fomentar ainda mais os negócios e apresentar novidades para a cidade, os próximos meses trazem novidades para quem não dispensa um bom churrasco. Nesse âmbito, serão lançados cursos e kits voltados a essa especialidade.
A ideia, segundo Sechis, é levar praticidade e conhecimento para quem se interessa pelo assunto. Seguindo essa proposta, a casa realizará, no primeiro dia do mês de julho, um curso destinado apenas às mulheres. O intuito é reunir entusiastas e profissionais em torno do fogo e da brasa ao longo de seis horas de aprendizagem.
Carne com procedência
Um dos fatores que garante a nobreza das carnes do Açougue 61 está relacionado ao cuidado presente na Fazenda 61, propriedade que é responsável pela produção bovina da marca. “A fazenda fica localizada em Padre Bernardo, há 90km de Brasília. Nela, acontecem todos os processos importantes para produzir a um animal de primeira. Desde o cuidado com o solo, sustentabilidade, bem-estar animal, nutrição até o controle da água de qualidade que os animais consomem”, informa Sechis.
A administradora contextualiza acerca dos procedimentos realizados no ambiente rural. Segundo ela, a seleção genética começa na escolha das matrizes que, anualmente, passam por rigorosos critérios. Para manter o controle da qualidade, outra característica da fazenda é prezar pela nutrição dos bois, com alimentos produzidos na própria fazenda.
“Plantamos e colhemos, por exemplo, o milho, que é um dos principais ingredientes da dieta dos animais. Dessa forma temos total controle da alimentação. Também temos um manejo feito de forma humanizada. Sempre atuamos com muita calma, para evitar o estresse e criar uma boa conexão com os humanos. Dessa forma, elevamos o nível de bem-estar dos animais”, comenta.
Prezando pela sustentabilidade dentro da pecuária em todos os seus processos produtivos, a Fazenda 61 também conta com mais de 30% da área preservada com vegetação nativa, número superior ao exigido por leis ambientais. “Ainda temos um sistema de captação de água na época das chuvas, onde podemos utilizá-la na irrigação do milho. Além disso, contamos com uma grande área de compostagem que transforma os dejetos do confinamento em adubo para o solo”, ressalta Sechis.
“Quando falamos de qualidade, falamos de um cuidado com todo o processo: desde a preservação da fazenda ao bem-estar dos animais e dos nossos colaboradores”
– Júlia Sechis, administradora do Açougue 61
Três perguntas para Júlia Sechis, administradora do Açougue 61:
Quais foram os momentos mais marcantes para a empresa?
Já passamos por alguns momentos marcantes desde a abertura. Podemos destacar dois deles. O primeiro foi a venda para restaurantes e outros pontos de revenda em Brasília. Já o segundo, foi a experiência de almoço na parrilla, que acontece às quartas-feiras, em parceria com o parrilleiro Moisés Costa, do Master Churras.
Quais são os períodos de maior busca por carnes?
O fim do ano sempre é um período onde as vendas aumentam. As peças mais compradas são picanha, fraldinha e ancho, o que deixa esses produtos mais caros no valor do quilo. Entretanto, um dos nossos objetivos é mostrar para o nosso cliente que um animal bem cuidado, é um animal que produz todos os cortes de primeira. Dessa forma, você passa a ter qualidade superior em outros cortes, como a paleta, que hoje também é conhecida como shoulder.
Quais os maiores desafios para a marca?
Nosso maior desafio está em passar para o cliente o valor da carne que produzimos, que vai além do preço da etiqueta. Isso porque há um cuidado com o meio ambiente, com os animais, com a nutrição do que produzimos na nossa fazenda e, também, o cuidado com os nossos colaboradores até a carne chegar na gôndola do açougue.
Fonte: Correio Brasiliense