Epreendedorismo

Sobre inteligências artificiais e a mais antiga e avançada das tecnologias

Publicado em

Nesses últimos dias circulou na minha timeline um vídeo que falava sobre as profissões mais promissoras e com o maior ganho potencial no futuro. Essa lista feita pelo Fórum Econômico Mundial incluía cargos como: Especialista em IA e aprendizado de máquina – que literalmente consiste em ensinar um computador a analisar dados para extrair informações de acordo com o seu negócio – e  analista de Business Inteligence – que coleta e analisa os seus dados para identificar padrões e tendências do mercado.  Só pelo nome essas profissões fazem com que o meu mísero entendimento de machine learning fique soterrado, parecendo impossível compreender de que forma elas podem começar a ser executadas na prática.

Enquanto isso, impregnada no pensamento, estava a melodia entoada pelo Caetano: “mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias”. Fazendo ressoar de forma instantânea o verbo mais tecnológico já criado: NATUREZA.
Leia Também:  Deputada Doutora Jane expõe sobre seu compromisso em defesa das mulheres

Entendo que a natureza seja uma enciclopédia de soluções eficazes e elegantes para desafios que a humanidade tenta resolver. E isso se aproxima muito mais de Deus do que das máquinas. Talvez seja essa organização algorítmica da natureza o que as máquinas gostariam de ser quando crescerem – pensando nelas como futuros seres dotados de consciência.

Advertisement

Compreendi uma parte da complexidade divina da Natureza em 2016, quando fui fazer um retiro com uma pajé Yawanawa no meio da floresta amazônica. Depois de seguir uma dieta e ter contato com as medicinas da floresta, a dita tecnologia “se abrilhantou” na minha frente. Foram vários dias imersa na vida natural da mata.

Difícil descrever e explicar em palavras tal vivência. Estar presente diante da imensidão, aceitar os seus desafios e respeitar a limitação de que não somos protagonistas dessa história é reverenciar o divino e começar a compreender a teia da existência.

E o que dizer da capacidade de regeneração? Enquanto nossos dispositivos eletrônicos inevitavelmente se deterioram, a vida selvagem possui a habilidade notável de se curar. A verdadeira eternidade passa por aqui.

Advertisement

Nesse contexto, a sabedoria me parece estar em reconhecer a importância de nos alinharmos com a tecnologia mais antiga e sábia do planeta. A natureza é a mestra original da inovação, a detentora de segredos que não podem ser decifrados em linhas de código. Ela é a tecnologia definitiva, que nos convida a aprender, reverenciar e coexistir em harmonia.

Leia Também:  BC alerta sobre aumento de golpes no Sistema de Valores a Receber

Essa coluna era para ser sobre Deus mas de alguma forma  também não deixou de ser. A deusa Natureza, onde no meu entendimento mora e se concentra primordialmente o poder divino, nos ensina que não somos nada sem a floresta porque também não somos nada perto da imensidão dela. Os avanços tecnológicos ou a mais revolucionária das criações pouco adiantarão se não soubermos coexistir e preservar.  Esse mesmo homem que insiste em acumular achando que é seu próprio Deus mal se dá conta de que assim somente encontra o caminho da autodestruição.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Fonte: IstoÉ

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Epreendedorismo

Autocuidado, longevidade feminina e qualidade de vida em debate no mês da mulher

Published

on

Encontro gratuito reúne cinco profissionais inspiradoras numa roda de conversa sobre os impactos da saúde mental, emocional, financeira e estética na autoestima da mulher moderna

postado em 21/03/2025

Apresentado por
 
     -  (crédito:    )
– (crédito: )

*Este conteúdo é um informe publicitário.

Pelo segundo ano consecutivo, especialistas voltam a debater temas como gestão de tempo, planejamento financeiro, desafios emocionais, equilíbrio mental, cuidados bucais para assegurar perfeita cognição em todas as fases da vida, o envelhecimento, a independência física e qualidade de vida.

A iniciativa mobiliza mulheres de diferentes origens, histórias e gerações para participar de discussões multiprofissionais sobre o protagonismo feminino. O objetivo da 2ª edição do Moreti Talks é promover trocas, conexões, compartilhamento de experiências e a ampliação na rede de contatos entre as convidadas, que também interagem durante um farto café da manhã.

Advertisement

 

(foto: )

“São encontros transformadores que se propõem a inspirar mulheres no sentido de investir em si mesmas de forma consciente e estratégica. Juntas, refletimos sobre futuro, dignidade emocional e bem-estar”, explica a dentista Soraya Moreti, idealizadora do movimento, que já conta com a adesão imediata de 50 mulheres, inscritas pelo aplicativo Sympla.

Leia Também:  Mercado de possibilidades

Palestras, café da manhã e roda de conversa aconteceram no Centro Médico Júlio Adnet. Entre os destaques, Cris Calegaro abordou o envelhecimento ativo, Sane Alessandra falou sobre gestão do tempo, Yasmin Rossete trouxe insights sobre planejamento financeiro, e Rosângela Macedo lançou seu livro “O que quer uma mulher”. Soraya Moreti destacou a relação entre saúde bucal, cognição e autoestima.

(foto: )

“Nosso foco é incentivar as mulheres a investirem em si mesmas de forma estratégica”, afirmou Soraya. Com lotação máxima e grande engajamento, o Moreti Talks reafirma seu papel como um espaço de inspiração e empoderamento feminino.

 

Advertisement
(foto: )
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA