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Caiado destaca qualificação da PM goiana na formatura de 105 novos cadetes

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Oficiais vão ocupar postos de comando, gestão e liderança na corporação. Governador ressalta redução de 36% na letalidade policial em Goiás

A qualificação técnica dos membros da Polícia Militar foi celebrada pelo governador Ronaldo Caiado nesta quinta-feira (23/1) durante a formatura da 47ª Turma do Curso de Formação de Oficiais – Aspirantes 2025 da Polícia Militar de Goiás (PMGO). O evento marcou a conclusão do treinamento de alto nível para 105 novos cadetes da corporação. “Essa é a diferença da PM de Goiás, cada vez mais capacitada para garantir a segurança da população. Temos os batalhões mais bem preparados do Brasil”, comemorou o chefe do Executivo goiano.

Aos formandos, Caiado ressaltou que o Estado é mais forte quando a polícia está capacitada e equipada. “A PMGO se preocupa em qualificar militares, preparar a corporação para que cada um dos integrantes possa levar tranquilidade e paz à população”, sublinhou. Em seguida citou dados do Ministério de Segurança Pública e Justiça, apontando que nos últimos três anos, Goiás teve uma redução de 36% na letalidade policial.

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Apenas em 2024, as mortes em intervenções policiais caíram 25%, passando de 517 casos em 2023 para 387. O levantamento do MJSP mostra Goiás como um dos poucos estados a apresentar resultado positivo, enquanto dez outras unidades da federação registraram crescimento do número de mortes.

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“Quando se tem a segurança implantada, em condição para os policiais trabalharem, não tem agressividade do crime e o resultado é a segurança e a baixa letalidade. Este é o caminho a ser seguido em nosso país e Goiás dá exemplo”, garantiu Caiado.

Esta é uma das maiores turmas de aspirantes da história da PMGO. Com o encerramento do curso, amplia o quadro de oficiais da polícia goiana, com profissionais treinados para assumir postos de comando, gestão e liderança. “Chegamos a uma condição de referência, mas o Estado não pode parar. Tem de formar sempre bons profissionais, de maneira moderna, atualizada, o que é feito pela nossa academia da Polícia Militar”, concluiu o vice-governador Daniel Vilela.

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A formação incluiu pela primeira vez três cursos especializados: Operações de Inteligência, Instrutor de Tiro e Comunicação Social, garantindo que os novos oficiais estejam prontos para atuar em diversas frentes. “Foi um período de intensa preparação física e mental. A formação e o treinamento de alto nível são um reflexo da política do Governo de Goiás de valorizar a segurança pública,” acrescentou o comandante-Geral da PM, Coronel Marcelo Granja.

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Em breve, os cadetes recém-formados estarão em operação nos 246 municípios goianos. “Foi um curso intenso de quase dois anos e agora, junto com a tropa, vamos coordenar o trabalho de combate à criminalidade em todo estado” , salientou o aspirante a oficial, Matheus Gonçalves.

Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador

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Legenda: Governador Ronaldo Caiado destaca Goiás como referência na segurança pública, durante formatura de cadetes da polícia militar

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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