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Doutora Jane fará parte de júri de notáveis no 18º Prêmio Engenho de Comunicação

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Mulheres são maioria na edição 2023, que terá primeira reunião nesta sexta-feira (15)

A 18ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação abre os trabalhos, oficialmente, nesta sexta-feira (15). Com o slogan “O dia em que o jornalista vira notícia”, neste ano, a comissão julgadora da premiação terá maioria formada por mulheres de destaque na capital do Brasil. Entre elas, a deputada distrital Doutora Jane, procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A primeira reunião da comissão julgadora será na sexta-feira (15), na Embaixada de Portugal.

“Fiquei muito feliz com o convite para participar desse júri especial de um prêmio tão importante para a Comunicação no Distrito Federal. Componho o grupo de notáveis representando a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do DF”, afirma a deputada.

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A cerimônia de premiação irá acontecer em dezembro e promete surpresas. Neste ano, o júri é formado pelas seguintes personalidades:

– Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada;
– Doutora Jane Klébia, deputada distrital e Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF;
– Eliziane Carvalho, jurista e diretora jurídica do Senar Nacional;
– Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal;
– Luís Faro, embaixador de Portugal no Brasil;
– Prof. Carlos Bastide Horbach, jurista e ex-ministro do TSE;
– Prof. Bruno Nalon, docente de comunicação no IDP, Uniceub e UniProjeção.

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“É a primeira vez que conseguimos compor uma comissão julgadora com maioria de mulheres. Teremos um minucioso olhar feminino sobre a imprensa nesta edição”, comemora a presidente do Prêmio Engenho de Comunicacão, Kátia Cubel.

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Previsto em lei

Tem uma lei específica inserindo o Prêmio Engenho no calendário oficial de eventos de Brasília: Lei nº 4.231, de 24 de outubro de 2008, que diz: “Inclui o evento Prêmio Engenho de Comunicação no calendário oficial de eventos do Distrito Federal”.

Esta edição já conta com os apoios do Sistema CNA-Senar, do Sistema Fibra (Federação das Indústrias de Brasília), do Sistema Cofeci-Creci, do Conselho Federal da OAB e da Embaixada de Portugal.

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“Desde a primeira edição, o Prêmio Engenho difunde valores filosóficos, apoiado em cinco princípios: liberdade de imprensa, ética, transparência, cidadania e democracia. Nosso compromisso se torna mais intenso a cada ano”, explica Kátia Cubel.

Premiada em abril

Em 4 de abril de 2023, a deputada distrital Doutora Jane recebeu o Prêmio Engenho Mulher, em evento realizado pelo mesmo grupo Engenho Comunicação. Foi a primeira edição do prêmio, que tem o objetivo de levar reconhecimento para personalidades femininas que fazem a diferença e transformam o ambiente em que atuam.

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“Me sinto honrada em representar tantas mulheres nesse lugar de fala e ser inspiração com o trabalho que desenvolvo em defesa das mulheres. Eu quero um mundo livre para as mulheres e vou sempre trabalhar por isso”, destacou a deputada à época da premiação.

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Com informações da Assesoria Dra Jane

Fonte: EG NEWS

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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