Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Paula Belmonte assume a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF

Publicado em

Crédito: Carlos Gandra/Agência CLDF

Deputada reforça compromisso com o fortalecimento dos direitos femininos e ampliação das políticas públicas para as mulheres

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) toma posse como Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na próxima segunda-feira (17), às 17h. A cerimônia, realizada no Foyer do Plenário da CLDF, marca a transição do cargo, anteriormente ocupado pela deputada Dayse Amarilio (PSB), que faz, na oportunidade, a prestação de contas das atividades de 2024.

Advertisement

São esperadas diversas autoridades, representantes de entidades voltadas aos direitos das mulheres, representantes do setor produtivo, empresárias etc. Entre os confirmados, estão a secretária da Mulher, Giselle Ferreira; a comandante da Polícia Militar do DF, Ana Paula Barros; a secretária de Meio Ambiente, Eleutéria Rocha; o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar; o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles.

Paula Belmonte ficará por um ano à frente da Procuradoria da Mulher e, neste tempo, reforçará bandeiras que já defende no mandato parlamentar, como a proteção da mulher e o empreendedorismo feminino. “Assumo essa missão com o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres do Distrito Federal, promovendo ações de capacitação e incentivando a participação feminina na política e no empreendedorismo”, afirma a parlamentar.

Leia Também:  Senadora Damares Destina R$ 36 Milhões para Educação no DF, Complexo Educacional em Água Quente e Reformas no Gama

A Procuradoria Especial da Mulher tem um papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres, atuando no enfrentamento à violência de gênero, na fiscalização da implementação de políticas públicas e no fomento a projetos que garantam mais oportunidades para as mulheres em diferentes áreas.

Advertisement

Ao longo de 2025, a nova Procuradora pretende ampliar o alcance dos programas de proteção à mulher, fortalecer parcerias com instituições públicas e privadas e promover campanhas de conscientização sobre temas como prevenção a situações de violência, proteção da mulher e autonomia financeira.

SEMANA DA MULHER

A cerimônia de posse ocorre dentro da programação da 2ª Semana da Mulher da CLDF, de 17 a 20 de março, trazendo debates, palestras e um mutirão de serviços gratuitos voltados ao público feminino.

Advertisement

Serviço
📍 Posse da deputada Paula Belmonte na Procuradoria Especial da Mulher
📅 Data: 17 de março de 2025, às 17h
📍 Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do DF

COMENTE ABAIXO:

Politica

Lula deve indicar Miriam Belchior para a Casa Civil, afirma Rui Costa

Published

on

Brasília (DF), 29/05/2024 - A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, durante anúncio de novas medidas de apoio à população e à reconstrução do Rio Grande do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quinta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, para assumir o comando do ministério a partir de abril, quando ele deixará o cargo para se dedicar à disputa eleitoral.

Segundo Rui Costa, a decisão já foi comunicada pelo presidente tanto a ele quanto à futura ministra. “Ela foi ministra do Planejamento, é uma técnica competente e dará continuidade ao trabalho do governo. A prioridade do presidente é manter pessoas da própria equipe, evitando rupturas nas ações em andamento”, afirmou.

Miriam Belchior é filiada ao PT desde a década de 1980 e tem trajetória consolidada em gestões petistas. Já ocupou os cargos de ministra do Planejamento e da Casa Civil, presidiu a Caixa Econômica Federal e foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela também foi casada com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.

Estratégia do Planalto

Com a proximidade do prazo legal para desincompatibilização, o governo Lula deve passar por uma série de mudanças ministeriais. A estratégia do Palácio do Planalto é utilizar a visibilidade da Esplanada como impulso eleitoral para ampliar a base governista no Congresso Nacional em 2026.

Advertisement
Leia Também:  Evento ‘Mulheres Impactantes’ homenageia servidoras do GDF

Entre os ministros que devem deixar o governo para disputar eleições estão Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Camilo Santana (Educação) e a própria Simone Tebet (Planejamento), além de outros integrantes do primeiro escalão.

A avaliação de governistas é que a direita tende a sair fortalecida das próximas eleições, especialmente pelo desempenho nas redes sociais. Por isso, o Planalto aposta em nomes conhecidos para tentar equilibrar a disputa e garantir maior representação no Congresso.

Fonte: Jovem Pan
COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA