Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Projeto para liberação de consulta a antecedentes criminais de parceiros avança na CLDF

Publicado em

O projeto de lei que pretende liberar a consulta de antecedentes criminais para terceiros, exclusivamente para os crimes tipificados na Lei Maria da Penha e de violência e ameaça contra a pessoa foi aprovado, nesta terça-feira (11), na Comissão de Segurança da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A proposta tem autoria da deputada distrital Doutora Jane (MDB) e segue tramitação na Casa.

A proposta, chamada pela parlamentar de “Conheça seu par” visa conceder às mulheres, o direito de consultar, nos órgãos competentes, se um homem tem em seu histórico registros criminais de violência doméstica ou ameaça contra a pessoa.

“Muito importante que a Comissão de Segurança tenha esse entendimento e que o projeto avance na CLDF. É mais um instrumento para garantir a defesa da mulher no Distrito Federal”, afirma a deputada.

Advertisement

Se o projeto for aprovado nas comissões e plenário da CLDF, as mulheres terão a possibilidade de saber se há registro desses crimes específicos no histórico do futuro parceiro. “Não será uma invasão da privacidade do homem. É um direito à vida da mulher. E esse direito tem peso maior para a nossa segurança”, reforça Doutora Jane.

Leia Também:  PT dá aval a filiação de Marta e rejeita prévias para escolha de vice de Boulos

A deputada lembra que o combate ao feminicídio é uma luta de todos já que é um crime que, em muitos dos casos, ocorre dentro de casa, no âmbito familiar.

“A proposta busca oferecer às mulheres uma ferramenta para tomada de decisões. Ao permitir a verificação de antecedentes criminais, o projeto visa promover a prevenção de situações de risco”, afirma a Doutora Jane.

Advertisement

Fonte: Ascom Deputada Dra. Jane

COMENTE ABAIXO:

Politica

“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Published

on

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.

Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.

Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.

Fonte: Metrópoles

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comissão de Direitos Humanos aprova projeto que libera acolhimento de crianças em comunidades terapêuticas
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA