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“Se você quer ser grande, tem que estar com os grandes”, diz Doutora Jane ao oficializar filiação ao MDB-DF

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Em solenidade na noite desta quinta-feira (22), a deputada distrital Doutora Jane oficializou sua filiação ao MDB-DF. A parlamentar assinou sua ficha de filiação em evento que contou com cerca de 300 pessoas.

“Se você quer ser grande, tem que estar com os grandes. Então, é aqui que eu tinha que estar”, afirmou a deputada em seu discurso de chegada ao MDB-DF.

A solenidade teve presenças do governador do DF, Ibaneis Rocha, o presidente do partido no DF, deputado federal Rafael Prudente, deputados distritais, secretários, autoridades dos três poderes, amigos e eleitores da Doutora Jane.

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Para o governador Ibaneis, a chegada da deputada Jane é a consolidação de um momento muito esperado. “Conheci a Jane em 2018, em Sobradinho, e vi que ela tinha aquilo que todo mundo tinha que ter: a simplicidade de andar no meio do povo. A partir daquele momento, passei a admirar essa mulher. Na campanha de 2022, falei que ela seria uma das vencedoras do páreo eleitoral”, destacou o chefe do Executivo.

De acordo com Doutora Jane, a decisão pelo MDB foi “natural”. “Conversei com vários partidos, mas o MDB me deu um acolhimento. Tem história, experiência e força no DF e vou ter mais conforto e segurança nesse caminhar”, disse.

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O presidente do MDB-DF destacou a representação da nova emedebista. “Uma mulher guerreira e que representa o pensamento e as origens do nosso partido. A partir de hoje, somos responsáveis pelo sucesso do seu mandato, que já é um sucesso”, afirmou.

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Maior bancada

Também participaram da solenidade os 4 deputados distritais que já representam o partido na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A chegada da deputada Doutora Jane faz com que o MDB-DF tenha a maior bancada da Casa.

“Talvez você não imagine a nossa alegria, a importância que é ter uma deputada da sua magnitude, com a história que você tem, em um partido como o MDB”, afirmou o deputado distrital Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa.

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A deputada Jaqueline Silva, que se filiou ao MDB-DF em 2 de junho, fez uso da palavra e destacou a alegria em receber Doutora Jane no partido. “A gente se alegra muito em ter esse reforço”.

“Doutora Jane é referência no direito da mulher. Uma delegada experiente e inteligente. Quero parabenizar o MDB por trazê-la para nosso partido”, afirmou o deputado distrital Hermeto.

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O deputado Iolando afirmou que receber a deputada é um privilégio. “Te recebemos de braços abertos. Vamos cuidar de você como você também vai cuidar de nós”.

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Outro distrital presente na solenidade foi Rogério Morro da Cruz, atualmente sem partido.

O evento ocorreu no clube da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do DF).

Primeiro mandato

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Doutora Jane, que está em seu primeiro mandato, foi eleita com 19.006 votos pelo Agir, partido que não atingiu a cláusula de barreira nas eleições de 2022. Com isso, os parlamentares eleitos pela sigla tiveram a liberdade de deixá-la sem riscos para o mandato. A cláusula de barreira é uma previsão legal que restringe benefício e atuação de partidos que não atingirem determinado desempenho nas eleições.

 

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
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E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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