Saúde
Secretaria de Saúde promove palestra sobre maternidade, maternagem e pessoas em situação de vulnerabilidade
A gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da SES-DF, Juliana Soares, destacou a importância de discutir as condições que podem tornar a maternidade mais desafiadora. Foto: Ualisson Noronha, da Agência Saúde-DF.
Evento faz parte do IX Seminário de Aleitamento Materno e do IV Seminário de Alimentação Complementar que celebra o chamado Agosto Dourado
Nesta terça-feira (20), durante o IX Seminário de Aleitamento Materno e do IV Seminário de Alimentação Complementar promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal ocorreu a palestra sobre “Maternidade, maternagem e pessoas em situação de vulnerabilidade”. Ao discorrer sobre o tema, a gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da SES-DF, Juliana Soares, destacou a importância de discutir as diferentes condições que podem tornar a maternidade mais desafiadora.
A gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da SES-DF, Juliana Soares, destacou a importância de discutir as condições que podem tornar a maternidade mais desafiadora. Foto: Ualisson Noronha, da Agência Saúde-DF.
Durante sua apresentação Soares ainda disse ser “essencial abordar as diversas situações que podem complicar a maternidade. A taxa de mortalidade materna, por exemplo, é significativamente mais alta entre mulheres negras. Mulheres do campo também enfrentam maiores dificuldades, e homens trans, que também gestam, podem ter problemas com o acesso aos cuidados de saúde, incluindo o respeito ao nome social durante o pré-natal. Portanto, existem muitos fatores que podem prejudicar o aleitamento materno, e os profissionais de saúde precisam estar atentos a essas questões relacionadas a gênero, classe e raça”.
A palestra faz parte do evento que celebra o chamado Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio à amamentação e é destinado a profissionais de saúde e da educação, assistentes sociais e membros da sociedade civil. Presente no evento a nutricionista do Banco de Leite de Sobradinho Andressa Santin, enfatizou a importância do aleitamento materno. “O aleitamento materno é seguro, saudável e sustentável, e beneficia o bebê e a mãe. Protege contra doenças na infância e na vida adulta, contribui para o desenvolvimento cerebral e a recuperação pós-parto da mãe, além de reduzir o risco de câncer de mama”.
“Eventos como esse são importantes para oferecer uma assistência mais humanizada, acolhedora e individualizada”, afirma a nutricionista do Banco de Leite de Sobradinho, Andressa Santin. Foto: Ualisson Noronha, da Agência Saúde-DF.
Além da palestra, a programação incluiu debates e o compartilhamento de experiências entre os participantes. A organização dos seminários é uma iniciativa da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno, da SES-DF. As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas pelo site da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAP-SUS).
Saúde
Unidades de Pronto Atendimento do DF recebem ações voltadas ao cuidado com a saúde mental

Colaborador em primeiro lugar-
Politica3 dias agoGDF registra mais de 2,8 mil ações fiscais em 2025 e reforça proteção ambiental
-
Social2 dias agoEducação Infantil não é “brincadeira”: primeiros anos na escola definem bases cognitivas, sociais e emocionais das crianças
-
Saúde4 dias agoProjeto do Sesc-DF oferece apoio emocional a estudantes para lidar com ansiedade e estresse
-
Politica4 dias agoJaneiro Branco reforça a importância de reconhecer e acolher crises emocionais





