Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Gleisi Hoffmann chama Campos Neto de “homem de Bolsonaro e Guedes”

Publicado em

Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann voltou a criticar o presidente do Banco Central (BC), indicado pelo ex-presidente Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)Gleisi Hoffmann, chamou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, de “homem de Bolsonaro e Paulo Guedes”.

Campos Neto foi indicado para presidir o BC durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A instituição tem autonomia para fixar a taxa básica de juros, a Selic, uma das medidas adotadas para tentar controlar a inflação.

O comentário da dirigente do PT foi publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (7/6), após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrar que a inflação oficial teve forte desaceleração em maio e subiu 0,23% no mês. Com acumulado fechando em 3,94% em maio, a inflação no país é a menor em três anos, desde outubro de 2020.

Advertisement

Ao comemorar os dados, Gleisi escreveu que a decisão sobre os juros é política. Também alegou que Campos Neto quer “interditar o desenvolvimento do Brasil”.

Em maio, a instituição financeira manteve a Selic em 13,75%, o maior percentual em mais de seis anos. A decisão foi tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do qual Campos Neto faz parte.

Advertisement

Para estipular a taxa, o comitê leva em consideração diferentes elementos da economia, além da inflação, as contas públicas, atividade econômica e o cenário externo.

Em comunicado divulgado após a reunião, o Copom declarou que a decisão pela manutenção da taxa demanda paciência e serenidade.

“O Copom enfatiza que, apesar de ser um cenário menos provável, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, pontuou um trecho do comunicado.

A próxima reunião do Copom vai ocorrer entre 20 e 21 junho.

Advertisement

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pressionado pela redução nos juros desde que tomou posse.

Fonte: Metropoles
COMENTE ABAIXO:

Politica

“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Published

on

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.

Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.

Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.

Fonte: Metrópoles

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Começa competição pelos prêmios do Troféu Câmara Legislativa
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA