Politica
Gleisi Hoffmann chama Campos Neto de “homem de Bolsonaro e Guedes”
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann voltou a criticar o presidente do Banco Central (BC), indicado pelo ex-presidente Bolsonaro
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, chamou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, de “homem de Bolsonaro e Paulo Guedes”.
Campos Neto foi indicado para presidir o BC durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A instituição tem autonomia para fixar a taxa básica de juros, a Selic, uma das medidas adotadas para tentar controlar a inflação.
O comentário da dirigente do PT foi publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (7/6), após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrar que a inflação oficial teve forte desaceleração em maio e subiu 0,23% no mês. Com acumulado fechando em 3,94% em maio, a inflação no país é a menor em três anos, desde outubro de 2020.
Ao comemorar os dados, Gleisi escreveu que a decisão sobre os juros é política. Também alegou que Campos Neto quer “interditar o desenvolvimento do Brasil”.
Inflação de 12 meses ficou em 3,94%, a menor em TRÊS ANOS. Mais uma notícia boa e a gente esperando Campos Neto agir. Dá pra ver que a decisão sobre os juros é política. Homem de Bolsonaro e Paulo Guedes quer interditar o desenvolvimento do Brasil.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 7, 2023
Em maio, a instituição financeira manteve a Selic em 13,75%, o maior percentual em mais de seis anos. A decisão foi tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do qual Campos Neto faz parte.
Para estipular a taxa, o comitê leva em consideração diferentes elementos da economia, além da inflação, as contas públicas, atividade econômica e o cenário externo.
Em comunicado divulgado após a reunião, o Copom declarou que a decisão pela manutenção da taxa demanda paciência e serenidade.
“O Copom enfatiza que, apesar de ser um cenário menos provável, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, pontuou um trecho do comunicado.
A próxima reunião do Copom vai ocorrer entre 20 e 21 junho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem pressionado pela redução nos juros desde que tomou posse.
Politica
“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.
Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.
Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.
Fonte: Metrópoles
-
Politica4 dias agoGDF registra mais de 2,8 mil ações fiscais em 2025 e reforça proteção ambiental
-
Social3 dias agoEducação Infantil não é “brincadeira”: primeiros anos na escola definem bases cognitivas, sociais e emocionais das crianças
-
Politica4 dias agoJaneiro Branco reforça a importância de reconhecer e acolher crises emocionais
-
Saúde4 dias agoProjeto do Sesc-DF oferece apoio emocional a estudantes para lidar com ansiedade e estresse





