Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esporte

Brasil termina 2023 fora do top 10 no ranking feminino da Fifa

Publicado em

Foto: Nayra Halm / Staff Images Woman / CBF

O Brasil terminou 2023 fora do top 10 do ranking feminino da Fifa, ocupando o 11º lugar, a pior posição desde setembro de 2019.

SÃO PAULO
(UOL/FOLHAPRESS)

Advertisement

O Brasil terminou 2023 fora do top 10 do ranking feminino da Fifa, ocupando o 11º lugar, a pior posição desde setembro de 2019.

A seleção brasileira perdeu duas posições em relação à classificação anterior, divulgada há quatro meses, logo após a Copa do Mundo Feminina de 2023. A Espanha assumiu a liderança do ranking pela primeira vez, enquanto os Estados Unidos, França, Inglaterra e Suécia completam o top 5.

A demissão da técnica sueca Pia Sundhage aconteceu após a eliminação da seleção na fase de grupos do Mundial. Com isso, Arthur Elias, que comandava o Corinthians, assumiu o Brasil.

Advertisement

O Brasil disputou cinco amistosos desde o fim da Copa, com destaque para a vitória sobre o Canadá. As brasileiras também foram derrotadas pela seleção canadense, perderam uma e venceram a outra partida contra o Japão e golearam a Nicarágua por 4 a 0.

Leia Também:  DRIBLE CERTO 3X3 NA 3ª ETAPA DO PAULISTA: MASCULINO É CAMPEÃO E FEMININO GARANTE O VICE-CAMPEONATO

CONFIRA O RANKING

1 – Espanha: 2066,05
2 – Estados Unidos: 2045,12
3 – França: 2021,69
4 – Inglaterra: 2014,19
5 – Suécia: 1998,09
6 – Alemanha: 1987,25
7 – Holanda: 1986,84
8 – Japão: 1978,01
9 – Coreia do Norte: 1950,87
10 – Canadá: 1948,58
11 – Brasil: 1941,08

Fonte: Jornal de Brasilia
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Curiosidades

Solenidade celebra papel social do atletismo e da corrida de rua no Gama

Published

on

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na noite da última terça-feira (23), sessão solene para homenagear a Associação dos Corredores de Rua do Gama (Corgama) e o Centro de Iniciação Desportiva (CID) de atletismo da região. A iniciativa, proposta pelo deputado Eduardo Pedrosa (União), reuniu atletas e pioneiros na CLDF para celebrar o esporte como ferramenta de transformação social e preservação da saúde. Fundada no ano 2000, a Corgama é reconhecida por promover a prática da corrida e representar a cidade em competições, além de desenvolver trabalho inclusivo com jovens e pessoas com deficiência. Já o CID de Atletismo do Gama, vinculado à Secretaria de Educação, atende estudantes da rede pública de 8 a 17 anos na revelação de novos talentos.

Durante a solenidade, o deputado Eduardo Pedrosa enfatizou que o atletismo exige mais do que capacidade física, demandando “coração e mente” para superar limites e suportar a rotina exaustiva de treinamentos. O parlamentar ressaltou que o fomento à prática desportiva é um dever do Estado, previsto no artigo 254 da Lei Orgânica do Distrito Federal, por seu papel na educação e na prevenção contra a violência e as drogas. Pedrosa relatou ter se surpreendido positivamente ao visitar os projetos e se comprometeu a trabalhar para viabilizar uma sede própria para a Corgama no Estádio Bezerrão. “O fomento à prática desportiva não é algo que o poder público pode ou não fazer a seu critério, mas um dever”, definiu o deputado.

Leia Também:  19 de novembro: no Dia do Empreendedorismo Feminino, conheça empresárias que fazem sucesso no franchising

O diretor técnico da Corgama e professor do CID, Ademir Francelino Ferreira, lembrou sua trajetória e as renúncias feitas em prol do esporte. Ele destacou que sua maior gratificação é “despertar o sonho” em jovens atletas, como a marchadora Gabriela Beatriz, que hoje integra a seleção brasileira. Para o professor, o reconhecimento oficial deve vir acompanhado de melhorias práticas na estrutura de treinamento para garantir melhores condições aos alunos.

Advertisement

No mesmo sentido, o vice-presidente da associação, Francolino Lustosa Rodrigues, afirmou que, após 25 anos de luta, a entidade finalmente se tornou visível para o poder público. Ele compartilhou relatos de pessoas que abandonaram a dependência química por meio da corrida e reforçou o pedido por um espaço físico definitivo para a instituição.

O impacto pessoal do esporte também foi lembrado pelo diretor da Corgama, Josino de Oliveira Neto, que narrou sua própria superação ao completar sua primeira maratona após quatro anos de prática. Josino dedicou a homenagem a todos os familiares e colaboradores que acreditam no poder transformador do atletismo. A presidente da associação, Rose Mary de Assis Moraes, reiterou que a Corgama, prestes a completar 26 anos, consolidou-se como uma referência no Distrito Federal, pautada pelo compromisso coletivo de seus associados. Ela destacou a importância de garantir que mais pessoas possam realizar sonhos por meio da convivência esportiva e da promoção de hábitos saudáveis.

Leia Também:  Acre registra maior tremor de terra da história do Brasil

No final do evento, foram entregues moções de louvor a diversos atletas e colaboradores em reconhecimento às contribuições para o fortalecimento do esporte e da cidadania no DF. A íntegra da sessão solene está disponível no canal da TV Câmara Distrital no YouTube

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA