Moda
Victoria’s Secret Fashion Show voltará em 2023. Relembre polêmicas

Após quatro anos cancelado, o desfile da marca de lingeries será realizado novamente. A marca enfrenta cobranças por novo posicionamento
Vem saber mais!
@victoriassecretfashionshow/Giphy/Reprodução
Em 1998, Tyra Banks, Naomi Campbell, Heidi Klum, Laetitia Casta e Stephanie Seymour foram as primeiras a vestir asas no Victoria’s Secret Fashion Show. Ao longo dos anos, o desfile anual consagrou modelos, afinal, ser uma angel significava o auge na carreira. Vale destacar nomes de diferentes nacionalidades, como Rosie Huntington-Whiteley, Candice Swanepoel, Shanina Shaik, Doutzen Krous, Karolina Kurkova, Lily Aldridge, Karlie Kloss, Elsa Hosk e Behati Prinsloo.
Além do status de angels, essas profissionais sempre estavam entre as mais bem pagas do mundo. Gisele Bündchen, Alessandra Ambrosio, Adriana Lima, Izabel Goulart e Lais Ribeiro estão entre as brasileiras que foram destaque nos desfiles da label. Da nova geração de top models, personalidades como Kendall Jenner, Gigi e Bella Hadid também integraram os castings.
Contudo, ao longo dos anos, mais especificamente em meados da década de 2010, o conceito do show e a própria marca ficaram ultrapassados. Enquanto o mundo demandava por mais diversidade, representatividade e inclusão, os desfiles da Victoria’s Secret permaneceram obedecendo a antigos padrões de beleza. Na catwalk, a VS colocava apenas modelos altas, extremamente magras e majoritariamente brancas. Por não acompanhar as discussões sociais, a grife passou a ser alvo de críticas do público.



Além de ajudar a reforçar padrões estereotipados e incentivar a pressão estética, a empresa se envolveu em polêmicas, sobretudo devido a falas preconceituosas de executivos. Em 2018, por exemplo, o então diretor de marketing da empresa, Ed Razek, disse, em entrevista à Vogue, por que não selecionava modelos de tamanhos maiores e mulheres trans para a apresentação. “Não acho que teremos esse tipo de modelo, porque esse show é uma fantasia. São 42 minutos de entretenimento”, declarou.
Ao ignorar os clamores de clientes por mais diversidade e se envolver em controvérsias, a Victoria’s Secret passou a sentir as consequências. A label teve anos de quedas estrondosas de vendas. Em meio à crise, chegou a fechar lojas e ficar à beira da falência.
Em maio de 2019, o grupo L Brands, controlador da etiqueta de lingerie, havia anunciado que o Victoria’s Secret Fashion Show não iria ao ar na televisão. Já em agosto, a modelo Shanina Shaik confirmou que a atração havia sido oficialmente cancelada.
Para piorar, mais de 100 modelos assinaram uma carta aberta à Victoria’s Secret para cobrar atitude contra casos de assédio, abuso sexual e tráfico humano. O texto foi direcionado a John Mehas, então CEO da marca. Um dos citados, o empresário Jeffrey Epstein, era suspeito de aliciar garotas, inclusive ao alegar ser um recrutador da VS. Acusado de pedofilia, o investidor norte-americano também tinha uma relação próxima com dirigentes do L Brands, principalmente Leslie Wexner.
Em 2020, o jornal The New York Times publicou uma série de reportagens que confirmaram casos de assédio, humilhação e misoginia dentro da Victoria’s Secret. Ed Razek e Leslie Wexner estavam entre os executivos denunciados.



Mudanças recentes
Por pressão externa e em meio ao declínio geral, em agosto de 2019, a primeira modelo trans, a brasileira Valentina Sampaio, foi contratada pela Victoria’s Secret. Já em 2020, a etiqueta passou a chamar modelos consideradas plus size para campanhas de underwear.
Em fevereiro de 2020, parte da grife foi comprada pelo fundo de investimento Sycamore Partners, que passou a deter 55% do negócio. Já em agosto de 2021, o grupo L Brands concluiu a separação dos negócios da Victoria’s Secret por meio de uma cisão isenta de impostos para os acionistas da companhia. A nova empresa, chamada Victoria’s Secret & Co., engloba os segmentos Lingerie, Beauty e a linha jovem Pink.
Quando o Victoria’s Secret Fashion Show foi interrompido, as angels foram trocadas por embaixadoras. Atualmente, entre as estrelas que integram o time VS Collective, estão a atriz indiana Priyanka Chopra Jones, a modelo norte-americana Hailey Bieber e a tenista japonesa Naomi Osaka. A modelo brasileira Valentina Sampaio, mulher trans, continua na equipe. Além disso, basta abrir as redes sociais da VS para perceber que as atuais ações incluem modelos de diferentes corpos.
Retorno do Victoria’s Secret Fashion Show
Durante a teleconferência de resultados de 2022 da Victoria’s Secret, em 3 de março, Timothy Johnson, atual chefe de finanças (CFO, na sigla original), disse que a marca está preparando uma nova versão do fashion show. “Vamos continuar a apostar nos gastos de marketing para investir no negócio, tanto no topo do funil como também para apoiar a nova versão do nosso desfile de moda”, anunciou.
Por enquanto, sabe-se apenas que o evento será realizado no fim de 2023. A grife ainda não revelou detalhes sobre o casting, se haverá atrações musicais, e até se a apresentação será transmitida em algum canal de televisão ou on-line.
Recentemente, um porta-voz da marca disse à The Hollywood Reporter que a marca está em processo constante de transformação. “Estamos sempre inovando e criando ideias em todas as esferas do negócio para continuar a colocar nosso cliente no centro de tudo o que fazemos e reforçar nosso compromisso de defender as vozes das mulheres e suas perspectivas únicas.”

Moda
Iguatemi Brasília celebra o Dia dos Pais com ação que reforça o estilo como herança entre gerações

Campanha ‘Somos o que Vivemos’ destaca a moda como elo afetivo entre pais e filhos de forma autêntica, contemporânea, em linha com o DNA da Companhia
São Paulo, julho de 2025 – Para o Dia dos Pais deste ano, a Iguatemi S.A. retoma o conceito “Somos o que Vivemos”, em uma nova campanha que convida o público a celebrar os laços entre pais e filhos. Desta vez, o foco está no estilo como herança afetiva, um reflexo das referências que marcam gerações e se traduzem na forma de se vestir. A campanha é estrelada por três duplas que compartilham momentos de conexão e histórias pessoais, retratadas com um olhar fashion e sofisticado, em linha com o DNA da Companhia. As peças reforçam que os laços se fortalecem nos pequenos gestos e nas experiências do cotidiano.
“A campanha retrata diferentes perfis de pais contemporâneos por meio de três duplas que evidenciam, com sensibilidade e autenticidade, as conexões afetivas entre pais e filhos. Buscamos nestas peças valorizar os vínculos construídos ao longo do tempo e as referências que a figura paterna deixa como herança, inclusive, no modo de se expressar por meio da moda. É uma forma de traduzir o amor e o companheirismo que moldam a relação de pais e filhos, de geração a geração”, afirma Renata Zitune, Diretora de Marketing e Patrocínios da Iguatemi S.A.
A campanha entra em circulação a partir de 19 de julho nas redes sociais e nos ambientes dos shoppings do grupo, com destaque para o vídeo principal (hero) e pílulas de conteúdo que reforçam a temática, com divulgações previstas até agosto. Com uma abordagem emocional, os filmes traduzem o espírito do conceito “Somos o que Vivemos”, ao apresentar a moda como um elo simbólico que atravessa o tempo. Um convite à reflexão sobre a relação das referências afetivas com a construção da identidade individual, que se perpetuam nos detalhes, no jeito de se vestir, nos gestos herdados e nas memórias compartilhadas. É uma homenagem aos laços que nascem da convivência e permanecem como legado.
Ficha Técnica
Fotógrafo: Lufree
Make up: Daniel Hernandez
Stylist: Pedro Sales
Vídeo: Enrico Beer Boimond
Produtora: The Box
Produtora de áudio: Max Blum
Casting: Dries Van Steen, Ricardo Van Steen, Mustafar, Nato Ferreira, Marcos Luko, João Marchioro
A comunicação pode ser conferida nos seguintes empreendimentos da rede: Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Shopping Market Place, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Galleria Shopping, Iguatemi Esplanada, Iguatemi Ribeirão Preto, Iguatemi São José do Rio Preto, Iguatemi Brasília, Praia de Belas Shopping, I Fashion Outlet Novo Hamburgo e I Fashion Outlet Santa Catarina.
Sobre a Iguatemi
A Iguatemi S.A. é uma das maiores empresas full-service no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais. A Iguatemi detém participação em 15 shopping centers, 2 Premium Outlets e quatro torres comerciais que, juntos, totalizam 768,5 mil m² de ABL total, sendo sua ABL própria correspondente a 494,8 mil m². A empresa também opera o marketplace Iguatemi 365, uma plataforma que nasceu conectada ao espaço físico para oferecer uma experiência multicanal. A companhia participa da administração de todos os seus shoppings, outlets e torres comerciais. As ações da Iguatemi (IGTI11) estão listadas na B3 e fazem parte do índice Ibovespa.
Sobre o Iguatemi Brasília
O Iguatemi Brasília reúne, em um só local, moda, gastronomia, serviços, passeio, conforto, conveniência e entretenimento. O shopping conta com o know-how da Iguatemi S.A, uma empresa full service (administra, planeja e constrói), classificada como a 36.ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento. São mais de 144 lojas, entre elas 23 marcas inéditas na capital federal. O shopping conta, ainda, com um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes skylights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, das quais 1,8 mil cobertas.
Informações à imprensa:
FSB Comunicação
-
Saúde7 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas7 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica4 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte4 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila