Politica
Celina Leão visita área atingida pelas chuvas em Planaltina
GDF mobiliza equipes para oferecer suporte às famílias afetadas pelas enchentes no condomínio Sarandi. Moradores afirmam ser o maior alagamento já registrado na região
Vice-governadora do DF visita áreas atingidas pelas fortes chuvas em Planaltina – (crédito: Reprodução/Administração de Planaltina)
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, esteve, na manhã desta quarta-feira (15/1), na região de Estância Mestre D’Armas, em Planaltina, uma das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas que causaram alagamentos e prejuízos aos moradores.
“Estou acompanhando as autoridades que estão trabalhando e dando suporte aos moradores que tiveram suas casas atingidas e danificadas em decorrência das fortes chuvas e enxurradas dos últimos dias. O GDF tem dado todo suporte e estamos aqui para garantir que as pessoas sejam amparadas”, declarou a vice-governadora.
Além disso, Celina solicitou a realização de um estudo para avaliar a necessidade de obras emergenciais na região afetada, com o objetivo de prevenir novos desastres.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre os estragos causados pelos temporais nos últimos dias. “Os impactos das fortes chuvas deste fim de semana estão sendo enfrentados com trabalho e dedicação. Desde domingo, nossas equipes estão monitorando as chuvas e, desde ontem, já foram às ruas para solucionar os problemas nas áreas mais afetadas e oferecer apoio às famílias. Estamos priorizando a segurança da população e agindo para recuperar as áreas atingidas com rapidez e eficiência”, garantiu.
Alagamentos
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 5h26 desta segunda-feira (14/1) para atender ao pedido de socorro em decorrência de um alagamento no condomínio Sarandi, localizado na Estância Mestre D’Armas, em Planaltina (DF). Dez viaturas foram empregadas no atendimento à ocorrência.
Diversas residências foram inundadas, forçando a evacuação de famílias. Cerca de 30 pessoas foram resgatadas de suas casas, incluindo quatro com dificuldade de locomoção e seis crianças de colo. Animais domésticos também foram salvos pelas equipes.
A Neoenergia foi acionada para verificar possíveis riscos elétricos, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Administração Regional de Planaltina prestaram assistência às famílias desabrigadas, oferecendo abrigo e alimentação. A Defesa Civil também atua no apoio aos afetados.
Moradores relataram ao Correio que não é a primeira vez que enfrentam alagamentos na região, mas descrevem este episódio como o mais grave. “Foi um filme de terror. Eu perdi tudo, nem sei o que dizer nesse momento. Estou aqui esperando para tentar salvar alguma coisa”, desabafou Elenice de Araújo, 50, que teve a casa destruída pelo desabamento do telhado e a quantidade de água que invadiu a residência.
Fonte: Correio Brasiliense
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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