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Com apoio do GDF, projeto Virada de Palco oferece curso técnico gratuito para formação de roadies

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Gratuitas, as aulas ocorrerão entre os dias 27 e 31 deste mês | Foto: Tatiana Reis/Divulgação

Durante cinco dias, alunos aprenderão conceitos e práticas para desempenhar o papel de roadie com excelência; alunos receberão certificado

Por Mayara da Paz, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Interessados em se profissionalizar na área técnica de eventos musicais têm uma boa oportunidade. É que estão abertas as inscrições para a segunda edição do Virada de Palco, que oferecerá um curso técnico de formação de roadies. Gratuitas, as aulas ocorrerão entre os dias 27 e 31 deste mês. Os interessados deverão preencher um formulário disponibilizado pelo projeto.

Segundo a organização do evento, a inscrição não garante a vaga automaticamente, uma vez que a seleção será feita conforme a capacidade máxima de 15 alunos por turma. Mulheres e pessoas com deficiência terão prioridade.

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A iniciativa conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, que investe R$ 100 mil no projeto com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O Virada de Palco tem como objetivo capacitar indivíduos interessados em se tornarem profissionais qualificados no ramo de assistentes de palco, também conhecidos como roadies.

O evento será realizado de forma presencial em duas regiões administrativas do DF. Em Ceilândia, as aulas acontecem no Jovem de Expressão, no período da manhã, das 9h às 12h. Já no Recanto das Emas, os encontros, que terão o Instituto Federal de Brasília (IFB) como sede, serão de tarde, das 14h às 18h. Para os alunos da turma do Recanto, será disponibilizado transporte gratuito com saída e retorno na Rodoviária do Plano Piloto.

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Durante cinco dias, serão abordados conceitos e práticas necessárias para desempenhar o papel de roadie com excelência. O conteúdo das aulas vai desde a definição da função, até o uso de equipamentos e ferramentas, manuseio de instrumentos musicais e práticas no palco. Com duração de 20h por turma, os alunos receberão um certificado ao término da formação.

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Cenário no DF

Para Severino Ramos, conhecido como Raminho, instrutor do curso e roadie com mais de 20 anos de experiência no cenário nacional, a iniciativa é uma oportunidade de preparar novos profissionais para uma área que cresce no Distrito Federal.

“É uma profissão que vem crescendo bastante e há uma necessidade dessa capacitação para o mercado da área. Brasília não é diferente de outros eixos nacionais e possui um futuro promissor, com um cenário de artistas solo e bandas muito grande. É sempre gratificante formar profissionais para ocupar essas lacunas”, ressaltou Raminho.

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Profissional da área, Thainara Caroline, conhecida como Kirynera, participou da primeira edição do curso, realizada em 2024. Segundo ela, a formação foi uma oportunidade valiosa para aprender e aprimorar as habilidades. Ela já atuou como roadie de artistas como Ludmilla, Nattan, e os grupos Doze por Oito, Fala Comigo e a Segunda da Resenha.

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Atualmente, ela exerce a função de roadie de Gabriel D’Ângelo, conhecido como Grelo.

“Eu atuo nessa área desde 2021 e sempre quis aprimorar algumas coisas. Foi uma experiência única. Pude aprender a manusear equipamentos de som e instrumentos. O curso me ajudou bastante, uma vez que a capacitação é muito vista no mercado”, enfatizou a profissional.

 

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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