Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

PF caça hacker da conta de Janja

Publicado em

Conta da primeira-dama no X foi invadida por um pirata que fez pregações moralistas e ataques a Lula e ao STF – (crédito: Claudio Kbene/PR)
Renato Souza
Victor Correia
Agentes fazem operação em Minas e cumprem mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, em endereços relacionados ao suspeito de ter invadido o perfil da primeira-dama no X

Polícia Federal (PF) cumpriu, ontem, quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um suspeito de participar da invasão ao perfil da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, no X (antigo Twitter) — que tem mais de 1 milhão de seguidores —, na noite de segunda-feira. De acordo com fontes ligadas à investigação, as ações ocorreram em Minas Gerais, cumprindo mandados expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF foi acionada poucas horas depois da invasão e abriu inquérito. “Na noite de ontem (segunda-feira), os ataques de ódio e o desrespeito que sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”, salientou Janja em publicação no perfil.

“Estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio, aqui nas redes. O que sofri ontem (segunda-feira) é o que muitas mulheres sofrem diariamente”, completou.

Leia Também:  Angela Rayner, a vice-primeira-ministra britânica com um ‘doutorado na vida real’

Como adiantou o Correio, desde a manhã de ontem os investigadores da PF suspeitavam de um nome envolvido no ataque. As diligências foram iniciadas imediatamente após o caso ser informado à corporação. Assim que foi avisada, a empresa responsável pelo X bloqueou a conta para novas publicações do hacker e, em seguida, devolveu o acesso a Janja.

Advertisement

Pela mesma rede social, Lula agradeceu as manifestações de solidariedade e reforçou o apoio à primeira-dama. “As mulheres são as principais vítimas de crimes virtuais e não podemos tolerar mais episódios como esses contra as mulheres. Aos envolvidos, o rigor da lei”, afirma a publicação.

Ataque à vacina

Lula, por sinal, aproveitou o programa semanal Conversa com o Presidente, para defender a criminalização de quem divulga mentiras e desinformações sobre as vacinas. Ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que não há outra forma de lidar com “facínoras” e “negacionistas”.

Em seguida, Nísia criticou a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados por promover ataques à eficácia dos imunizantes. Parlamentares do colegiado sugeriram a relação entre as vacinas contra a covid-19 e uma suposta “epidemia de morte súbita” no mundo.

Advertisement
Leia Também:  No Brasil, mistura racial nunca foi sinal de igualdade, diz Lilia Schwarcz; leia entrevista

“Vimos lives promovidas por uma comissão da Câmara em que médicos falam que a vacina da covid pode causar miocardites graves. Tudo fake news, mas aparecendo como se fosse informação científica. Isso confunde a população”, lamentou.

Fonte: Correio Brasiliense

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Politica

“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Published

on

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.

Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.

Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.

Fonte: Metrópoles

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  GDF promove dia de lazer e antecipa comemorações do Dia das Crianças
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA