Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Social

Projeto “Em um Piscar de Olhos” promove saúde ocular para alunos de escolas públicas do DF

Publicado em

Fotos: Divulgação

Nesta terça-feira, 6, começa uma nova etapa do projeto “Em Um Piscar de Olhos”, que beneficiará 5.320 alunos de escolas públicas de Samambaia e Ceilândia. O projeto tem como objetivo transformar o atendimento oftalmológico, diagnosticando e tratando problemas de visão de alunos nas escolas para melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar dos estudantes.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 80% das crianças das escolas públicas nunca consultaram um oftalmologista, e 22,5% das que abandonam os estudos o fazem por falta de acesso à saúde ocular. O Projeto já atendeu mais de 88 mil alunos em nove estados. Em 2023, no Distrito Federal, mais de oito mil crianças de 47 escolas nas regiões do Paranoá, Planaltina e Recanto das Emas foram atendidas.

A primeira fase da nova etapa ocorrerá entre 12 e 16 de agosto, com mutirões de consultas e a escolha de óculos nos dias 24 e 31 de agosto. A entrega dos óculos para os alunos está prevista para 60 dias após o último mutirão de consultas.

Advertisement

O projeto une a educação e a saúde com foco na responsabilidade social. Leonardo Figueiredo, idealizador do projeto, ressalta que o impacto do “Em Um Piscar de Olhos” atende a uma necessidade urgente de cuidados oftalmológicos e demonstra como parcerias público-privadas podem resolver desafios importantes de saúde pública. “Temos um sonho e um objetivo que é atender um milhão de crianças em todo o Brasil. Já atendemos mais de 88 mil alunos em nove estados e estamos extremamente felizes de voltar a atuar com o GDF, que abraçaram nossa causa. Estamos no caminho certo, trabalhando juntos para reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à saúde oftalmológica através do nosso projeto”, disse.

Leia Também:  Matrícula das Oficinas Culturais para novos alunos começa na próxima segunda-feira (22)

Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o projeto exemplifica como a colaboração entre os setores público e privado pode criar modelos eficazes de intervenção social. Os dados coletados serão fundamentais para informar políticas educacionais mais assertivas, visando melhorar o desempenho escolar e reduzir a evasão. Para a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, o objetivo do projeto  é promover a qualidade de vida dos estudantes. “Ao fazer a triagem oftalmológica, vários problemas que impactariam no rendimento e desenvolvimento da vida escolar dessas crianças, podem ser tratados. Além disso, quando detectada a necessidade do uso de óculos, a criança pode escolher a armação que melhor lhe atende, garantindo um maior conforto para ela”, ressaltou.

SERVIÇO
Abertura Solene “Em um Piscar de Olhos”
Data: Terça-feira, 6 de agosto
Horário: 10 horas
Local: Escola Parque Anísio Teixeira (EPAT) – QNM 27 Módulo B – Ceilândia-DF

Assessoria de Imprensa
Advertisement
Rafael Moura

(61)99627-9926

Henrique Aragão
(61)98509-1756
COMENTE ABAIXO:

Social

Sanutrin agora atende três das maiores escolas bilíngues de São Paulo

Published

on

Com expansão, empresa passa a servir refeições com sabor e qualidade para mais de 30 mil estudantes diariamente 

A Sanutrin iniciou, neste mês de agosto, operações em três das maiores escolas bilíngues de São Paulo: Brazilian International School (BIS), em Indianópolis; Graded School – The American School of São Paulo, no Morumbi, e o Colégio Aurum, em Jundiaí.

Com a expansão, a empresa passa a atender diariamente mais de 30 mil estudantes, oferecendo refeições nutritivas aliadas à educação alimentar. Segundo a Diretora de Novos Negócios da Sanutrin, Ryung Hee Cho, a chegada da proposta transforma a rotina das instituições, envolvendo, ainda, toda a comunidade escolar. “Não se trata apenas de entregar refeições, mas de formar hábitos saudáveis desde a educação infantil. Criamos espaços e atividades convidativas que tornam a alimentação uma experiência positiva e educativa, com cada detalhe pensado para despertar interesse e incentivar escolhas saudáveis”, explica destacando que a empresa soma mais de 18 anos.

No processo de implantação do modelo nessas novas escolas, há mudanças na rotina, como almoços temáticos, alterações no visual e na decoração do restaurante, cardápios típicos em datas especiais e atenção à acessibilidade no atendimento, como a compra de lanches na cantina através do reconhecimento facial, além do atendimento às restrições alimentares. Há também um cronograma de aulas e palestras, incluindo o “Sanutrin Experience”, um encontro com as famílias para apresentar o perfil do serviço e proporcionar vivências práticas, além de bate-papos sobre os desafios na alimentação escolar.

Leia Também:  Semed e Sebrae realizam capacitação de professores que irão desenvolver o projeto JEPP

Pesquisas recentes apontam que práticas de alimentação saudável contribuem para a formação de hábitos positivos desde cedo, impactando diretamente no desempenho e bem-estar dos estudantes. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que a escolha de alimentos mais nutritivos favorece o desenvolvimento cognitivo e aumenta a concentração em sala de aula.

Advertisement

Em vista disso, hoje, mais de 40 escolas são atendidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde são oferecidas cerca de 180 mil refeições mensais. O foco está em instituições de período integral, onde a alimentação de qualidade faz parte do cotidiano. Para isso, a atuação tem como base pilares que passam pela qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e educação voltada à nutrição e sustentabilidade, fatores que influenciam a decisão das famílias na escolha da matrícula.

Em todo o processo, há uma seleção rigorosa de ingredientes e fornecedores. A estrutura de armazenamento e transporte é adequada e a equipe passa por capacitação periódica. Os espaços de alimentação são planejados, com conceito de restaurante moderno, cores atrativas e mobiliário adequado à faixa etária dos estudantes. Elementos que dialogam com a cultura e a essência de cada escola reforçam a experiência lúdica, enquanto os alimentos são apresentados de forma criativa, estimulando a autonomia alimentar e o aprendizado. Muitos dos pratos servidos são criações do renomado chef  Felipe Bronze.

Leia Também:  Prêmio Potências exalta a força da voz negra e homenageia o cantor Péricles

A expansão da rede integra a estratégia de crescimento da empresa, que reformulou a marca nos últimos anos e ampliou seu alcance para outros estados. Ryung comenta que a chegada às novas instituições superou as expectativas, evidenciando que a educação alimentar tem ganhado espaço nas prioridades pedagógicas. “O início dos trabalhos nessas escolas reforça que nosso modelo é eficaz e desejado. Estamos ajudando a construir uma cultura alimentar positiva, que vai além da sala de aula, isso inclusive é um dos nossos valores”, conclui.

Ryung Hee Cho – Diretora de Novos Negócios da Sanutrin

Nutricionista e pós-graduada em vigilância sanitária, é Diretora de Novos Negócios da Sanutrin. Atua com alimentação escolar há mais de 20 anos, em funções gerenciais e executivas em escolas de referência nacional. Focada na excelência, alia a liderança humanizada à uma visão aprofundada em negócios.

Advertisement

Sobre a Sanutrin

A Sanutrin é especializada em refeições para estudantes, promovendo hábitos alimentares saudáveis e escolhas conscientes desde a infância, e está presente hoje em mais de 40 escolas de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Sua atuação se baseia nos pilares da qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e acolhedor e educação alimentar e sustentabilidade.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA