Social
20ª edição do TeNpo começa nesta terça-feira
Mostra de Teatro Nacional de Porangatu contará com espetáculos teatrais e circenses, oficinas e apresentações do Cine Goiás Itinerante
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio do Goiás Social, leva à cidade de Porangatu, na região Norte do estado, a 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025). O festival começa nesta terça-feira ( 22/4) e segue até sábado (26/4). A novidade deste ano é o Cine Goiás Itinerante, com apresentações descentralizadas.
A programação gratuita é composta por quinze sessões de espetáculos teatrais e circenses, e sete oficinas. Também é inédito nesta edição, o projeto Secult Goiás Itinerante, com o Encontro de Gestores Culturais, no dia 23 de abril, às 15h, no Museu Ângelo Rosa de Moura, no Centro Histórico de Porangatu.
A iniciativa que visa proporcionar aos produtores culturais do município uma atividade formativa e a oportunidade de esclarecer dúvidas dos artistas e trabalhadores da cultura que desejam pleitear recursos dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a Mostra de Teatro no Norte do estado reforça o compromisso do Governo de Goiás com a descentralização e democratização da cultura. “Ao levar gratuitamente teatro, circo e cinema a diversos bairros de Porangatu, valorizamos as múltiplas linguagens artísticas, promovemos o acesso à arte e fortalecemos a identidade e o protagonismo das comunidades locais. Esse é o principal legado do TeNpo nesses 20 anos de edições”, destaca a titular da pasta.
O TeNpo conta com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento tem ainda a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Sesc Goiás e do Corpo de Bombeiros.
Teatro
A abertura oficial ocorrerá às 19h30, do dia 22/4, com o espetáculo “NIQ – Por estradas mundo afora”, dirigida e interpretada por Júlio Vann (GO). A classificação é livre. Na quarta-feira (23/4), sobe ao palco a companhia de teatro Boca do Lixo (Anápolis); na quinta-feira (24/4), é a vez do Teatro da Escuta (Goiânia), Kuase Normais (Porangatu) e Sem Nome Cia de Teatro (Goiânia).
Na sexta-feira (25/4), a trupe do Nu Escuro (Goiânia) é a grande atração. Fecha a programação teatral, no sábado (26/4), o espetáculo “Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive” (São Paulo), com direção, concepção e atuação de Lucélia Santos – um oferecimento do Sesc Goiás. Todas as peças serão apresentadas no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, localizado na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro.
Circo
A partir do dia 23/4, às 17h30, a programação contará, ainda, com sessões diárias do Circo Laheto (Goiânia), com o espetáculo “Entre o Real e o Imaginário”, com direção geral de Maneco Manacá e artística de Danilo Lúcio. A tenda estará montada no campo ao lado da Escola Municipal Jesuíno Gonçalves dos Reis, na Av. Brasil, na Vila Record. Já as sessões de circo itinerante ficarão a cargo da Cia Pé de Cana (São Paulo), que apresentará a performance “Palhaças Sim, Sinhô”, dirigida por Katina Sousa.
No dia 23/4, o grupo estará no Povoado de Linda Vista; no dia 24/4, no Setor Nossa Senhora da Piedade; na sexta-feira (25/4), no Setor Jardim Brasília; e no sábado (26/4), na Praça do Setor Sete Ranchos. Todas as apresentações terão início às 16h, com exceção da última, marcada para às 16h30.
O Cine Goiás Itinerante terá sessões gratuitas de cinema, além de uma oficina de Stop Motion. O projeto irá percorrer as escolas municipais Luiz Alves Pereira, no setor Vila Operária; Linda Vista, no povoado de Linda Vista; e Maria José Gonçalves, no setor Bela Vista. As sessões são livres.
O projeto tem como objetivo levar entretenimento e cultura por meio do cinema a todas as regiões do estado, gratuitamente. Um dos principais pilares do projeto é a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). As sessões de cinema no TeNpo 2025 estão programadas para os dias 22, 24 e 25 de abril, nos períodos matutino e vespertino.
Oficinas
Este ano, o TeNpo terá sete oficinas gratuitas, sendo uma delas de Stop Motion, ministrada por Nuno Aymar e Eudaldo Guimarães, uma das novidades da mostra para esta edição. O grande destaque fica por conta da oficina “O Corpo do Ator na Interpretação para Teatro, Cinema e Televisão”, ministrada por Ana Magdalena e João Côrtes, do Rio de Janeiro. Duas formações de circo também integram a programação, sendo uma de Malabares e outra de Acrobacias de Solo e Aéreas.
As outras oficinas são: Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos. Ministrante: Takaiúna/ Aparecida de Goiânia; Danças Negras que transformam as Ruas. Ministrantes: Jéssika Gomes e Wes Ferreira/ Goiânia; e Jogos Teatrais para a Cena e para a Sala de Aula. Ministrante: Rui Jorge Vinhais Bordalo/ Goiânia.
Ao todo, as atividades reunirão 120 alunos. As aulas ocorrerão no Centro Cultural de Porangatu, nos períodos matutino e vespertino.
Durante os cinco dias de realização do TeNpo, a cidade espera receber cerca de 5 mil turistas, segundo previsão da Secretaria Municipal de Turismo. A programação completa pode ser acompanhada pelo site mostratenpo.cultura.go.gov.br.
Serviço
Abertura oficial da 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo 2025
Quando: Terça-feira ( 22/4), às 19h30
Onde: Teatro do Centro Cultural de Porangatu, na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro
Entrada gratuita
Fotos: Secult Goiás
Legenda: Uma das novidades neste ano é o projeto Cine Goiás Itinerante com sessões em palcos de vários bairros
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás
Social
Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.
Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.
“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.
A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.
Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.
“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.
Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.
Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.
“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.
Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.
Programação
28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo
29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul
30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá
05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia
06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia
07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga
Baú Comunicação Integrada
Camila Maxi – (61) 98334-4279
Michel Toronaga – (61) 98185-8595
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






