Diversas
Em um ano, tecnologia usada pela Neoenergia evitou 550 interrupções de energia no Distrito Federal
O tempo médio em que o brasiliense ficou sem energia também reduziu em 1 hora
Brasília, 20 de junho de 2024 – Um dos compromissos da Neoenergia é modernizar e automatizar a rede elétrica da capital do país. A implantação de uma tecnologia, inédita no Distrito Federal, até o momento em que a distribuidora assumiu a concessão, em março de 2021, tem ajudado a reduzir as quedas de energia, além de diminuir o tempo que os brasilienses ficam sem luz. Só no ano passado, a atuação do esquema chamado de self-healing evitou aproximadamente 550 interrupções, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. O tempo médio em que o brasiliense ficou sem energia também reduziu em 1 hora.
A tecnologia do self-healing é projetada para que os equipamentos chamados de religadores automáticos identifiquem o defeito e façam o restabelecimento da energia ou a transferência do cliente para outra rede, sem a intervenção humana e em segundos. “Parte dos clientes só percebe o ‘pique’, uma vez que está sendo religado ou transferido para outro circuito da rede elétrica sem defeito”, explica Antônio Carlos Queiroz, diretor-superintendente Técnico da Neoenergia Brasília. “Assim, menos clientes são afetados durante uma ocorrência na rede e o tempo médio de interrupção é reduzido, uma vez que a ocorrência é solucionada de forma automática, sem que seja necessária a interferência humana”, finaliza o executivo.
Com um investimento de mais de R$ 25 milhões direcionados para essa tecnologia, a Neoenergia conta hoje com 352 religadores automáticos em esquema de self-healing espalhados por todo o DF. Isso significa que 27% dos brasilienses – mais de 300 mil residências e comércios ou 1 milhão de pessoas – já são beneficiadas pela tecnologia. A previsão ao longo de 2024 é instalar mais 105 equipamentos.
Pioneirismo – Os esquemas de self-healing são atualmente o que existe de mais moderno em automação e inteligência de redes no mundo e a Neoenergia é pioneira na implantação de soluções de redes inteligentes nas regiões em que atua. Um exemplo é que esse tipo de solução não existia no DF, antes da entrada da distribuidora.
Como funciona – A tecnologia é projetada para detectar automaticamente interrupções no fornecimento de energia e isolar rapidamente o trecho danificado, restabelecendo a luz em questões de segundos para a maior parte dos clientes afetados. Este mecanismo atua em situações onde a rede é impactada, por exemplo, por queda de árvores ou raios durante tempestades.
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Self Healing.
Diversas
Detran-DF flagra 14 condutores alcoolizados em operação em Águas Claras
Em menos de três horas, 120 motoristas foram abordados e realizaram o teste do etilômetro
Valquíria Cunha
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre 23h30 de terça-feira (14) e 1h15 desta quarta-feira (15), uma grande Operação Lei Seca na Avenida Castanheiras, altura da Rua Maracá, em Águas Claras. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e teve como objetivo coibir infrações relacionadas ao consumo de álcool e reforçar a segurança viária na região.
Durante a operação, 120 condutores foram abordados e submetidos ao teste do etilômetro. Desse total, 14 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. As equipes também registraram outras irregularidades, como um caso de excesso de passageiro, um de não uso do cinto de segurança, um de transporte de criança sem cadeirinha, um escapamento alterado em carro e outro em motocicleta, uma Carteira Nacional de Habilitação vencida, dois condutores inabilitados, um caso de falta de equipamento obrigatório e três outras infrações diversas.
A ação contou com a participação de 12 agentes e 6 viaturas do Detran-DF, além do apoio de uma viatura e dois policiais da PMDF.
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






