Epreendedorismo
Gabriele Carlos é a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO na ZEISS Vision Brasil
Com experiência consolidada de mais de 20 anos, dos quais 9 foram dedicados à gestão de Recursos Humanos da ZEISS Vision Brasil, Gabriele passa a integrar o seleto grupo dos 6% das mulheres que conquistaram uma cadeira de CEO no mundo
|
A ZEISS Vision Brasil, divisão de lentes corretivas e produtos de saúde visual do grupo alemão ZEISS, anuncia sua nova Chief Executive Officer: Gabriele Carlos. Graduada em Psicologia e pós-graduada em Gestão Empresarial, a profissional integra o time ZEISS Vision Brasil desde 2015, período no qual liderou a área de Recursos Humanos no Brasil, com suporte LATAM & Ibéria. Como CEO, será responsável pela gestão estratégica de negócios da empresa.
Em sua jornada na ZEISS Vision Brasil, Gabriele mostrou que possui as competências necessárias para assumir o desafio de comandar a empresa, uma vez que obteve resultados significativos a partir da compreensão das complexidades de uma organização e de sua experiência na gestão de projetos, orçamentos e pessoas.
A profissional agregou valor aos negócios e aumentou a produtividade por meio da aplicação de conhecimentos teóricos e práticos, com foco no modelo de consultoria interna de áreas comerciais, operacionais e técnicas em segmentos de mercado distintos. Sua atuação distinguiu-se pelo reconhecimento da importância do desenvolvimento das pessoas e de seu impacto nos resultados obtidos e esperados.
“Venho de uma família em que a figura feminina sempre foi forte e teve espaço de equidade quando comparada aos homens. Sempre trabalhei com homens que me impulsionaram, por acreditar que eu podia fazer a diferença. É um privilégio fazer parte da estatística de 6% de mulheres que são CEOs no mundo. É, também, sem sombras de dúvida, uma grande responsabilidade: mostrar que é possível e mobilizar outras pessoas nesse movimento. Com certeza será mais um desafio que abraçarei com garra”, afirma Gabriele.
A psicóloga também tem formação em Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); em Conselho Administrativo e ESG pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e em Conselho Consultivo pelo Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais (Celint). Gabriele é mentora voluntária e membro do Grupo de Líderes da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), membro do Projeto Open Mind, integrante do Grupo de Mulheres do Brasil, e co-autora do livro Mulheres no RH: uma aula prática da alta performance do RH na visão de renomadas líderes – edição Poder de uma mentoria, volume III. Seu trajeto profissional engloba atuações em empresas de renome, entre elas Sodexo, Carrefour e GVT.
Epreendedorismo
Tendências de benefícios corporativos e RH para 2026: flexibilidade, IA e personalização transformam experiência do colaborador
As empresas estão redesenhando pacotes de benefícios e práticas de gestão de pessoas, colocando autonomia e tecnologia no centro da estratégia para o próximo ano
São Paulo, dezembro de 2025 – O mercado de trabalho brasileiro vive um momento de transformação. Para 2026, três grandes tendências devem guiar a gestão de benefícios corporativos: flexibilidade, tecnologia aplicada à experiência do colaborador com o uso da IA e personalização de benefícios. Esses pilares refletem a evolução de uma mentalidade empresarial que já vinha sendo desenhada e que prioriza o bem-estar dos funcionários, adaptando-se às expectativas de uma força de trabalho cada vez mais exigente, diversa e conectada digitalmente.
Segundo Natalia Ubilla, diretora de RH do iFood Benefícios, a mudança é consequência das novas expectativas dos profissionais, que buscam autonomia, propósito e bem-estar. “O papel do RH mudou: deixou de ser apenas operacional para se tornar estratégico. É preciso oferecer experiências que respeitem a individualidade de cada colaborador quanto ao formato de trabalho, ferramentas tecnológicas e também no que diz respeito aos benefícios empresariais”, completa.
Empresas estão investindo em plataformas que permitem aos colaboradores escolherem como preferem utilizar seus benefícios, como alimentação, refeição, mobilidade ou experiências de autocuidado. Dados da pesquisa “Momento profissional do brasileiro”, realizada pela Think Work em parceria com o iFood Benefícios, indicam que 59% dos profissionais brasileiros consideram a categoria Benefícios como um dos fatores de atração da empresa ideal, reforçando a importância de permitir que cada pessoa personalize sua experiência. “O modelo one-size-fits-all, ou única solução em português, já não faz sentido no mercado de benefícios corporativos. O colaborador quer escolher como usar seu benefício e como equilibrar sua rotina”, explica Natalia.
A inteligência artificial se tornou uma ferramenta estratégica para análise de engajamento, personalização de experiências e previsão de necessidades futuras, além de ser uma ferramenta que auxilia os colaboradores a desempenharem atividades repetitivas. No iFood Benefícios, por exemplo, a IA é utilizada para mapear o uso dos benefícios e oferecer insights que ajudam as empresas a entregar experiências mais relevantes para seus colaboradores.
Segundo relatório da Society for Human Resource Management (SHRM), ou Sociedade para Gestão de Recursos Humanos em português, que é a maior associação profissional do mundo dedicada a área de gestão de pessoas, 43% das organizações já utilizam IA em tarefas de RH em 2025, um salto expressivo em relação aos 26% de 2024, mostrando crescimento acelerado na adoção da tecnologia no setor.
Além de flexibilidade e tecnologia, o bem-estar físico e mental continua sendo prioridade. Empresas estão ampliando benefícios que vão de apoio psicológico a programas de sustentabilidade, reforçando a conexão com propósito e qualidade de vida.
Estudos mostram que programas de bem-estar corporativo estão associados com redução de turnover. segundo o relatório Corporate Wellness Program Statistics 2024, empresas com programas de bem-estar, ou voltados à qualidade de vida e saúde, têm até 50% menos turnover. Além disso, o relatório “Gen Z at Work | Talent Trends”, da Michael Page, aponta que os profissionais da Geração Z colocam arranjos de trabalho flexíveis entre os três principais fatores de decisão ao avaliar uma proposta de emprego, reforçando que flexibilidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e autonomia são aspectos centrais para atrair e reter esses talentos.
“O futuro do trabalho é sobre liberdade e pertencimento. Nosso desafio é criar um ambiente em que cada colaborador perceba valor real nas entregas e nas relações. Trata-se de aliar a entrega de resultados, com experiências de trabalho significativas. Desta forma, é possível transformar o ambiente corporativo em um espaço no qual cada colaborador perceba valor real nas entregas e nas relações, encontrando nessa combinação sua realização profissional”, conclui Natalia.
Sobre o iFood Benefícios
O iFood Benefícios é o vale alimentação e refeição do iFood. Reúne em um único cartão os benefícios de vale-refeição e alimentação, em total conformidade com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), e também disponibiliza saldos dedicados à mobilidade, cultura, home office, educação, saúde e bem-estar e saldo livre. É aceito em mais de 11 milhões de estabelecimentos físicos e em mais de 400 mil lojas no aplicativo do iFood. Ainda tem vantagens exclusivas no app iFood, uma plataforma simples, gestão ágil e, o melhor: não custa nada para as empresas. Em 2024, foi premiado pelo Reclame Aqui na categoria de Cartões de Benefícios – Grandes Operações. Em 2023, recebeu o Selo Experience Certified, na categoria Financeiro Cartões de Benefício do Experience Award, e o prêmio The Customer Summit Awards, na categoria KPIs (Key Performance Indicator) e processos ligados a clientes. Conheça todas as vantagens no site iFood Benefícios.
-
Saúde6 dias agoVacinação contra HPV avança no Brasil, mas barreiras culturais ainda dificultam adesão
-
Moda5 dias agoTratamento invisível: como a maquiagem pode auxiliar os cuidados com a pele a longo prazo
-
Diversas5 dias agoAno novo, imprevistos antigos: planejar o futuro também passa pela prevenção
-
Saúde5 dias agoCentro de Trauma do Hospital de Base passa por atualização e eleva padrão de cuidado em 2025






