Epreendedorismo
Nova editora de Opinião do Correio fala do desafio de suceder Dad Squarisi
A jornalista Carmen de Souza assume a editoria de Opinião do Correio Braziliense – (crédito: Ed Alves/CB)
Subeditora de Saúde, Ciência e Tecnologia há mais de uma década, Carmen Souza começou como estagiária no jornal e comanda a editoria que, por quase 30 anos, teve Dad Squarisi à frente. “Uma pessoa generosa e grandiosa”, destacou a jornalista premiada
Com mais de 20 anos de carreira, a jornalista Carmen Souza é a nova editora de Opinião do Correio. Há três décadas, a editoria foi comandada por Dad Squarisi, que morreu em 10 de agosto deste ano.
Carmen começou no jornalismo e no Correio Braziliense como estagiária, escrevendo para o caderno Trabalho & Formação Profissional. Durante sua trajetória, teve passagens pelas editorias de Política, Brasil e Economia. Ela foi repórter, colunista, apresentadora do CB.Saúde e subeditora em várias editorias. Há mais de 10 anos estava como sub de Saúde, Ciência e Tecnologia.
Ao longo da carreira, a nova editora de Opinião recebeu vários prêmios, entre eles o Bradesco de Longevidade, o Senai de Jornalismo e o da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Além destes, foi finalista no Vladmir Herzog com a série Histórias de Consciência. Neste mês, foi eleita uma das 50 jornalistas negras mais admiradas do país.
“É uma grata surpresa e uma grande honra receber o convite para ocupar um lugar que foi preenchido brilhantemente por uma pessoa tão generosa e grandiosa como Dad Squarisi. Assumir uma editoria que tem um papel importante para questões-chave da sociedade, como a pluralidade do debate, o respeito às diferenças, o combate a fake news, a valorização da produção de conhecimento e o compromisso com a ética é, de fato, um grande desafio. Essa é uma marca do jornal, e é um prazer poder continuar trabalhando por isso, agora em uma nova função”, destacou Carmen.
Pretos no topo
Desde 2021, a jornalista assina a coluna Pretos no topo, no caderno Trabalho & Formação, que coloca em pauta a vida de negras e negros e mostra como anda o mercado de trabalho para essa população. Além disso, assumiu, em 2020, a bancada do programa CB.Saúde, com entrevistas a especialistas em vários temas da área.
Para Carmen, uma das expectativas daqui para frente é trazer para a editoria de caráter tradicional todas as funcionalidades e possibilidades das mídias sociais. “Esse tem sido um dos objetivos do Correio e essa editoria tem condições e vai contribuir muito, priorizando sempre o caminho da pluralidade e da ética”, garantiu.
50 mais admiradas
Carmen destacou, ainda, que o novo caminho a ser trilhado será feito de forma muito harmoniosa. “Esse desafio será ao lado de Rosane Garcia, excelente profissional, experiente e inovadora. Então, tenho absoluta certeza de que faremos uma grande parceria com muita harmonia”, observou, destacando a atual subeditora de Opinião.
O presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado, ressaltou que a escolha da nova editora de Opinião é orgulho para o jornal. “Ter uma jovem brasiliense à frente dessa editoria é muito importante e nos deixa bastante orgulhosos”, afirmou o executivo do jornal.
Epreendedorismo
Empresa brasileira conquista Prêmio Zayed de Sustentabilidade e projeta expansão internacional
-
Politica3 dias agoGDF registra mais de 2,8 mil ações fiscais em 2025 e reforça proteção ambiental
-
Social2 dias agoEducação Infantil não é “brincadeira”: primeiros anos na escola definem bases cognitivas, sociais e emocionais das crianças
-
Saúde3 dias agoProjeto do Sesc-DF oferece apoio emocional a estudantes para lidar com ansiedade e estresse
-
Politica3 dias agoJaneiro Branco reforça a importância de reconhecer e acolher crises emocionais






