Esporte
Campeões do Torneio Winners do Rio Open 2025 participam de semana de treinos no Centro de Treinamento Kirmayr, em Serra Negra (SP)

Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.
Clique Para Download |
CT Kirmayr (Divulgação)
|
Entre os dias 13 e 19 de julho, seis jovens tenistas brasileiros, oriundos de projetos sociais do Rio de Janeiro, participarão de uma semana intensa de treinamentos no Centro de Treinamento Kirmayr (CTK) uma das academias de tênis mais prestigiadas da América Latina, localizada em Serra Negra (SP).
A ação faz parte do compromisso social do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, que proporciona essa experiência única aos campeões e destaques da oitava edição do Torneio Winners, realizada durante o evento de 2025, em fevereiro. O objetivo é abrir caminhos para novos talentos e reforçar o papel transformador do esporte.
Clique Para Download |
Os campeões do Winners 2025 (Divulgação/Fotojump)
|
Os seis jovens que irão para a clínica deste ano (vencedores do Winners 2025) são: Eduardo Calixto, Felipe Neto, Laís Alves Carvalho Cardoso, Maria Giulia Pereira da Silva, Natalina Borges de Souza e Rafael Damião da Silva dos Santos — todos integrantes de projetos sociais apoiados pelo Rio Open no estado do Rio de Janeiro.
A programação inclui treinos técnicos e táticos com profissionais experientes, palestras sobre o universo do tênis, jogos dirigidos e torneios internos. A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira (13), com apresentação da equipe técnica e entrega dos uniformes. O torneio de simples será na sexta-feira (18), e o de duplas no sábado (19), encerrando com a premiação.
“Ao proporcionar essa vivência em um centro de excelência, o Rio Open reafirma seu compromisso com o impacto social do esporte. Queremos não só formar atletas, mas ampliar horizontes, oferecendo experiências que possam inspirar e transformar trajetórias de vida”, destaca Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.
“Mais do que formar atletas, nosso compromisso é contribuir para o desenvolvimento humano desses jovens. Ao proporcionar uma vivência em um centro de excelência como o CTK, buscamos ampliar seus horizontes dentro do esporte, oferecendo referências, aprendizados e vivências que podem inspirar novas trajetórias profissionais. Essa é uma experiência que transforma e reforça o papel social do Rio Open.”, complementa Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.
Há 42 anos em funcionamento, o CTK é administrado pelo ex-tenista Carlos Alberto Kirmayr, que chegou à 36ª posição no ranking mundial da ATP em simples e à 5ª em duplas. Com mais de 11 quadras e infraestrutura completa — incluindo academia, restaurante e áreas de convivência —, o centro é referência no desenvolvimento de atletas de alto rendimento na América Latina.
Clique Para Download |
Carlos Kirmayr (Divulgação/Fotojump)
|
“Receber esses jovens é motivo de grande alegria para todos nós. Aqui, eles terão acesso a treinadores experientes e uma estrutura ideal para crescerem dentro e fora das quadras. Nossa missão é fazer com que essa semana fique marcada na história de cada um deles”, afirma Carlos Alberto Kirmayr.
Criado em 2017, o Torneio Winners chegou à sua oitava edição em 2025, reunindo cerca de 80 participantes por ano — todos de projetos sociais — em seis categorias para jovens entre 8 e 23 anos. As partidas acontecem nas mesmas quadras do Rio Open, no Jockey Club Brasileiro, e os vencedores já receberam seus troféus das mãos de grandes nomes do circuito, como Marcelo Melo, Dominic Thiem e Pablo Cuevas.
Além de apoiar projetos sociais espalhados pelo estado, o Rio Open também mantém dois núcleos esportivos próprios. O primeiro, na Barra da Tijuca, e o segundo inaugurado em maio deste ano, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Os polos oferecem aulas regulares de tênis e ações de formação cidadã, reforçando o compromisso do torneio com o acesso ao esporte como ferramenta de transformação social.
O Rio Open voltará a movimentar o cenário do tênis entre 14 e 22 de fevereiro de 2026, quando realiza sua 12ª edição. O torneio, disputado nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro (RJ), reúne anualmente a elite do circuito mundial e já consagrou campeões como Rafael Nadal, Carlos Alcaraz, Diego Schwartzman, Pablo Cuevas, Cameron Norrie e Sebastián Báez — que conquistou o título de simples em 2025. Na chave de duplas, os brasileiros Rafael Matos e Marcelo Melo fizeram história ao se tornarem a primeira dupla 100% nacional a vencer o torneio.
A competição também vem revelando novos talentos do tênis nacional, como o carioca João Fonseca, de apenas 18 anos, atual 57º colocado no ranking mundial da ATP, e um dos principais nomes da nova geração brasileira.
|
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Diana Gabanyi – diana@gabanyis.com | +55 11 98162-3818
Camila Coimbra – camila.coimbra@inpresspni.com.
Bruno Fernandes – bruno.fernandes@inpresspni.

Esporte
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila

Crédito foto: Diogo Yoshio – OBL Produtora
Instituição reforça presença no esporte como território de marca e amplia conexão com narrativas de superação e coletividade
O Sicoob anunciou o patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila, referência internacional da canoagem e uma das principais representantes brasileiras em três edições dos Jogos Olímpicos (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024). O contrato prevê presença da marca nos equipamentos da atleta, ativações em plataformas digitais e produção de conteúdos proprietários. O calendário inclui competições nacionais e internacionais até 2026, como etapas da Copa do Mundo e o Pan-Americano, na preparação para os Jogos de Los Angeles 2028.
“O patrocínio à Ana Sátila reforça o movimento do Sicoob de consolidar o esporte como território de marca relevante. A trajetória dela traduz atributos como disciplina e superação, que dialogam diretamente com o cooperativismo e fortalecem a percepção do Sicoob como uma instituição próxima, inovadora e preparada para dialogar com diferentes perfis de brasileiros. Ao apoiar histórias que inspiram, ampliamos nossa presença cultural e reforçamos a construção de uma marca cada vez mais reconhecida e admirada”, afirma Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.
A união também foi celebrada pela atleta. “Eu estou animada demais em viver essa parceria com o Sicoob. Já caminhamos juntos há anos e agora seguimos ainda mais fortes. Esse apoio me dá energia extra pra remar mais forte pelos meus objetivos, sempre com confiança e propósito. No esporte e no cooperativismo, cada conquista é resultado de dedicação e união.”
Patrocínio como ativo de marca
O patrocínio à Ana Sátila integra o portfólio de iniciativas de endosso do Sicoob, que inclui também música e dramaturgia, e reforça o esporte como um dos territórios prioritários de posicionamento da instituição. A presença da atleta dá consistência a esse movimento ao associar a marca a narrativas de superação e protagonismo que dialogam com a essência do cooperativismo financeiro. Essa conexão amplia o equity de marca, fortalece a legitimidade cultural do Sicoob e consolida sua imagem como uma instituição cooperativa próxima, confiável e cada vez mais relevante na vida dos brasileiros.
Marca em movimento
Com mais de 9 milhões de cooperados e atuação nacional, o Sicoob tem intensificado seus investimentos em comunicação para ampliar a visibilidade e o conhecimento de marca em todo o país. A entrada em espaços culturais como o esporte funciona como vetor de expansão, aumentando o alcance da instituição e fortalecendo atributos de proximidade e confiança. Esse movimento contribui para consolidar o Sicoob no imaginário coletivo, ampliando sua presença competitiva e projetando a marca como um dos principais players do sistema financeiro brasileiro.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 326 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Informações para a imprensa:
Approach Comunicação | (11) 4210-7466
Fabíola Souza – fabiola.souza@approach.com.br|
Karina Dorlitz – karina.dorlitz@approach.com.br - Ramal 83 | (11) 97662-5502
Raphael Pozzi – raphael.pozzi@approach.com.br | (11) 99588-2436
-
Saúde6 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas6 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica3 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte3 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila