Politica
Celina Leão anuncia reajuste de até 43% em contratos com catadores
Breno Esaki / Especial Metrópoles
Grupo de Trabalho formado para solucionar a crise estuda ações de acolhimento e capacitação para os trabalhos e DF avalia ajuda da União
Sobrevivendo com apenas R$ 250 por mês, catadores protestaram no Distrito Federal. A cena chocou a população e o presidente Lula (PT) chegou a ligar para governadora em exercício Celina Leão (PP) oferecendo apoio da União. Nesta terça-feira, Celina anunciou o reajuste de até 43% por tonelada de lixo reciclável.
Segundo Celina, o contrato, celebrado em 2018, prevê a possibilidade de aumento. “O próximo pagamento que os nossos catadores recebem já será reajustado”, afirmou. O GDF também avalia ações para as famílias de catadores e mães que sustentam lares com a reciclagem.
Na semana passada, após os protestos, Celina determinou a criação de Grupo de Trabalho para elaborar soluções para o drama dos catadores. O deputado distrital Gabriel Magno (PT) participou das reuniões. Segundo o parlamentar, durante as tratativas com as cooperativas, o governo sinalizou bons direcionamentos.
O DF avalia assinar termo de adesão ao programa pró-Catadores do Governo Federal. Além do reajuste, o GDF avalia um novo chamamento de triagem por cooperativa, nos próximos 15 dias. Outras medidas são o cadastramento dos catadores na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a oferta de cursos de capacitação.
O grupo também busca soluções para o impasse dos custos de manutenção dos galpões. Além da baixa renda, as cooperativas enfrentam grandes dívidas devidos as gastos com os espaços de trabalho. “Vamos cobrar para que os compromissos firmados com a categoria sejam, de fato, cumpridos”, concluiu o parlamentar.
LIXOLIXÃOREAJUSTEMETRO-DF-2021
Fonte: Metropoles
Politica
Secretário do Entorno reúne presidentes de Câmaras para alinhar ações em prol da região
Encontro aproximou o Estado dos Legislativos municipais e reforçou união por soluções conjuntas para a RME
O secretário de Estado do Entorno do DF, Pábio Mossoró, recebeu na tarde desta segunda-feira (3/11) os presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana do Entorno (RME). O objetivo foi fortalecer a integração entre o Governo de Goiás e o Legislativo local, promovendo diálogo direto sobre demandas comuns e projetos em andamento para o desenvolvimento regional.
“Foi muito importante essa aproximação com os níveis decisórios dos nossos municípios. Ao falar diretamente com os presidentes, buscamos envolver todos os vereadores nessa união pelo Entorno, construindo soluções conjuntas para desafios semelhantes”, afirmou Pábio Mossoró.
Durante o encontro, foram apresentados os principais planos de ação e iniciativas do Estado voltados à melhoria dos serviços públicos e ao fortalecimento da região. A proposta foi bem recebida pelos representantes municipais. Para o vereador José Lopes, de Novo Gama, essa interação é fundamental “os maiores formadores de opinião são os vereadores. Eles são a porta de entrada do poder público para a população.”
O presidente da Câmara de Planaltina de Goiás, Raimundo Nonato Martins (Raimundo Gods), destacou o caráter histórico da reunião ao reunir, no mesmo espaço, lideranças legislativas de toda a RME. “É uma oportunidade rara de sentarmos na mesma mesa todos os representantes das Casas Legislativas municipais para alinhar uma voz forte para o Entorno.”
O presidente da Câmara de Águas Lindas de Goiás, Oliveira Júnior, avaliou o encontro como um primeiro passo importante para consolidar uma atuação unificada entre os legislativos da região. Segundo ele, o grupo “começou bem e pretende se firmar” como voz permanente em defesa dos interesses do Entorno.
O encontro na Secretaria do Entorno reuniu os presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios da região, entre eles: Raimundo Gods (Planaltina de Goiás), Oliveira Júnior (Águas Lindas de Goiás), Vandilson Felipe (Santo Antônio do Descoberto), Chico Mota (Cocalzinho de Goiás), Walison Lacerda (Valparaíso de Goiás), Marcelo Enfermeiro (Cristalina), José Divino (Cidade Ocidental) e Felipe do Mandu (Luziânia). Representando o presidente da Câmara de Novo Gama, estiveram presentes os vereadores Marquim do Baxim e José Lopes.
Secretaria de Estado do Entorno do DF | Governo de Goiás






