Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Começa competição pelos prêmios do Troféu Câmara Legislativa

Publicado em

Começa no Festival de Brasília competição pelos prêmios do Troféu Câmara Legislativa     Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

A disputa pelos R$ 240 mil em prêmios do 26º Troféu Câmara Legislativa para filmes produzidos no Distrito Federal começou nesta terça-feira (3). Com sessão sempre às 18h, a Mostra Brasília é realizada na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília – sede do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – e nas cidades do Gama, Planaltina e Taguatinga, simultaneamente.

O filme que abriu a competição foi Caravana da Coragem, um documentário de caráter experimental, dirigido por Pedro B. Garcia. No palco para apresentar o curta, o realizador e a equipe abriram uma faixa onde estava escrito “Queremos o Cine Itapuã de volta”, um apelo para que volte a funcionar o tradicional cinema do Gama. Sobre a produção, o diretor afirmou que foi “um trabalho entre amigos”.

Na mesma linha “experimental”, o curta seguinte, dirigido pelo artista visual, cineasta e designer Silvino Mendonça, “A Sua Imagem na Minha Caixa de Correio”, foi apresentado pelo realizador, que estava acompanhado por membros da equipe.

Leia Também:  Mais de 100 condutores alcoolizados foram autuados no fim de semana

Já o longa-metragem da primeira noite de disputa – Nada – é a estreia na direção de filmes de Adriano Guimarães, importante nome da cena cultural brasiliense desde os anos 1990, reconhecido internacionalmente, em especial por sua trajetória na criação teatral, ao lado do irmão Fernando Guimarães.

Advertisement

No palco do Cine Brasília, Alisson Machado, produtor do filme, exaltou o trabalho coletivo e lembrou que o diretor o procurou há 12 anos com a ideia para o longa, cujas filmagens ocorreram no período da pandemia. Por sua vez, Adriano Guimarães ratificou a importância da equipe, que compareceu em peso à exibição, e agradeceu a todos que colaboraram com a realização.

A Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa prossegue com entrada franca, como parte integrante do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, até a próxima sexta-feira (6), às 18 horas, com entrada franca. Dois curtas e um longa-metragem são apresentados em sequência, a cada dia. Os títulos vencedores serão anunciados no sábado. O júri é composto por Antonio Grassi, ator, diretor e gestor cultural; Catarina Accioly, diretora, roteirista e atriz; e José Delvinei, ator, professor e produtor cultural.

Leia Também:  Instituto AMPB de Solidariedade lança novo projeto social para acolher as crianças

Clique aqui para conhecer os títulos que estão na programação desta quarta-feira (4).

Advertisement

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

COMENTE ABAIXO:

Politica

Lula deve indicar Miriam Belchior para a Casa Civil, afirma Rui Costa

Published

on

Brasília (DF), 29/05/2024 - A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, durante anúncio de novas medidas de apoio à população e à reconstrução do Rio Grande do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quinta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, para assumir o comando do ministério a partir de abril, quando ele deixará o cargo para se dedicar à disputa eleitoral.

Segundo Rui Costa, a decisão já foi comunicada pelo presidente tanto a ele quanto à futura ministra. “Ela foi ministra do Planejamento, é uma técnica competente e dará continuidade ao trabalho do governo. A prioridade do presidente é manter pessoas da própria equipe, evitando rupturas nas ações em andamento”, afirmou.

Miriam Belchior é filiada ao PT desde a década de 1980 e tem trajetória consolidada em gestões petistas. Já ocupou os cargos de ministra do Planejamento e da Casa Civil, presidiu a Caixa Econômica Federal e foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela também foi casada com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.

Estratégia do Planalto

Com a proximidade do prazo legal para desincompatibilização, o governo Lula deve passar por uma série de mudanças ministeriais. A estratégia do Palácio do Planalto é utilizar a visibilidade da Esplanada como impulso eleitoral para ampliar a base governista no Congresso Nacional em 2026.

Advertisement
Leia Também:  Governos de Goiás e DF avançam em consórcio para transporte no Entorno

Entre os ministros que devem deixar o governo para disputar eleições estão Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Camilo Santana (Educação) e a própria Simone Tebet (Planejamento), além de outros integrantes do primeiro escalão.

A avaliação de governistas é que a direita tende a sair fortalecida das próximas eleições, especialmente pelo desempenho nas redes sociais. Por isso, o Planalto aposta em nomes conhecidos para tentar equilibrar a disputa e garantir maior representação no Congresso.

Fonte: Jovem Pan
COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA