Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Janja diz que meme crítico a Zanin ‘tem um tantinho de trágico’

Publicado em

Em meme, Janja limpa os óculos em imagem de Zanin e enxerga André Mendonça — Foto: Reprodução

Primeira-dama fez crítica leve ao magistrado na rede social; ministro indicado por Lula tem sido alvo da base e militância por posicionamentos conservadores

MÔNICA BERGAMO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, comentou no Twitter um meme crítico ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, recém-indicado por Lula (PT) à Corte.

Advertisement

Ela disse que a montagem, que ironiza o magistrado, é engraçada, “mas tem um tantinho de trágico”.

O vídeo começa com uma imagem de Zanin borrada. Em seguida, surge uma filmagem de Janja tirando seus óculos e limpando-os.

Quando a primeira-dama volta a colocá-los no rosto, já com as lentes limpas, consegue então ver que a imagem, igual à de Zanin, era na verdade de André Mendonça, ministro do STF indicado por Jair Bolsonaro (PL).

Advertisement

Um internauta postou o vídeo no Twitter perguntando quem era o autor do meme. Janja respondeu com um emoji de uma mulher com a mão no rosto, cobrindo os olhos, como se estivesse constrangida.

Em seguida, um internauta responde: “Parece que a @JanjaLula não gostou muito da sua postagem. Mas nós brasileiros não gostamos nada da indicação do Zanin pelo @LulaOficial”.

Leia Também:  Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann comentou em suas redes sociais a chegada da gestão de Lula ao 100º dia

Ela, então, faz a tréplica: “O meme é engraçado, mas também tem um tantinho de trágico”.

Advertisement

A primeira-dama quebrou assim, de forma indireta, o silêncio que vinha mantendo sobre a escolha de seu marido para a mais alta corte do país.

Zanin vem sendo criticado por apoiadores de Lula pelo seu posicionamento em julgamentos sobre temas caros à esquerda.

Na quinta (24), ele votou contra a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. O influenciador Felipe Neto e as deputadas federais Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Erika Hilton (PSOL-SP) foram às redes sociais criticar o ministro.

Advertisement

“Defenderei o voto no Lula em 2022 até a morte, mas classifico esse como seu maior erro até agora. Imperdoável, inexplicável e inaceitável. Temos agora 3 ministros ultraconservadores na corte”, escreveu Felipe Neto.

Já políticos de centro-direita e de direita felicitaram o voto do ex-advogado de Lula, como o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), líder da bancada evangélica no Congresso, o deputado bolsonarista Filipe Barros (PL-PR) e Magno Malta.

Na última semana, o ministro apresentou relatório para manter a condenação de dois homens acusados de furtar um macaco de carros, dois galões com combustível e uma garrafa enchida pela metade com óleo diesel –itens que, juntos, foram avaliados em R$ 100.

Advertisement

Neste caso, ele seguiu precedentes do próprio STF, já que um dos réus era reincidente.

Leia Também:  Lula: "Ainda estamos aqui. A democracia venceu"

Zanin foi também criticado por apoiadores de Lula por ter sido o único ministro do Supremo a votar contra a tipificação da homotransfobia como crime de injúria racial.

No voto, o magistrado sustenta a decisão com base em questões processuais, e afirma que a agressão pessoas LGBTQIA+ é grave no país.

Advertisement

Os recentes votos de Zanin ampliaram a pressão da base do presidente para escolher um nome mais à esquerda, de preferência uma mulher negra, para a vaga de Rosa Weber, que completará 75 anos em outubro e terá de se aposentar.

Aliados de Lula, tanto da ala política como jurídica, porém, dizem duvidar que as cobranças surtam algum efeito na decisão do petista, que busca lealdade e maior facilidade de diálogo no próximo integrante da corte.

Fonte: Jornal de Brasilia
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

Published

on

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

Advertisement

Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

Leia Também:  Em Paris, hotel de alto luxo de Lula e Janja custou R$728 mil por 2 dias

João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

Advertisement
  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

Leia Também:  PF caça hacker da conta de Janja

Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

Advertisement

Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

Advertisement

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA