Social
Empresária Gislene Borges abre restaurante de gastronomia contemporânea
- A psicóloga Gislene Borges está seguindo um novo caminho profissional. Casada com o agropecuarista Wando Borges, Gislene estreia agora como empresária da gastronomia em Brasília. Ela está abrindo neste mês o restaurante Divino & Pimentel, na comercial da 415 Sul.
- A casa de alta gastronomia contemporânea tem junto com Gislene, que é sócia-proprietária, os chefes de cozinha Pimentel e Divino Barbosa. Nos próximos dias, Gislene comandará um jantar para apresentar a casa e todos os seus detalhes para a imprensa da capital.
PORTÃO DE…
A jornalista Bertha Pellegrino afivela as malas para junto com a filha Carol passar Natal e Réveillon na Europa. Elas desembarcam no Velho Mundo devidamente acomodadas na Business Class da Lufthansa com uma agenda recheada de compromissos.
…EMBARQUE
O Natal será brindado em Roma, onde mãe e filha se encontram com amigos, como o embaixador italiano Francesco Azzarello. Bertha, diga-se de passagem, está conhecendo melhor um empresário inglês de 60 anos, que se encantou por ela.
TRISTE…
A coluna se solidariza com os familiares do amigo advogado João Jacques de Freitas pelo seu falecimento ocorrido em Belo Horizonte, na semana que passou. Jacques era irmão da embaixatriz Natércia Klingl e namorado da socialite brasiliense Anna Paula Fonseca.
…ADEUS
O velório e o sepultamento ocorreram ontem, no Cemitério Parque da Colina, na capital mineira, cidade natal do advogado. Anna Paula, muito abalada e recebendo o apoio dos amigos, organizará uma missa de sétimo dia para o amado em Brasília.
MAESTRO…
Após cerca de dois anos e meio regendo no Theatro da Paz localizado em Belém do Pará, Matheus Avlis de Sousa retorna a Brasília agora como maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, auxiliando o maestro Claudio Cohen.
…ASSISTENTE
Entre os próximos concertos de Matheus, famoso por seu talento e comprometimento com a música, estão o que será realizado no Palácio Itamaraty no dia 13 (quarta-feira), no evento do G20, e o de Natal do GDF, que está marcado para o dia 15.
Fonte: Jornal de Brasília
Social
Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.
Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.
“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.
A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.
Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.
“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.
Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.
Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.
“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.
Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.
Programação
28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo
29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul
30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá
05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia
06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia
07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga
Baú Comunicação Integrada
Camila Maxi – (61) 98334-4279
Michel Toronaga – (61) 98185-8595
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






