Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Social

Projeto “Em um Piscar de Olhos” promove saúde ocular para alunos de escolas públicas do DF

Publicado em

Fotos: Divulgação

Nesta terça-feira, 6, começa uma nova etapa do projeto “Em Um Piscar de Olhos”, que beneficiará 5.320 alunos de escolas públicas de Samambaia e Ceilândia. O projeto tem como objetivo transformar o atendimento oftalmológico, diagnosticando e tratando problemas de visão de alunos nas escolas para melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar dos estudantes.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 80% das crianças das escolas públicas nunca consultaram um oftalmologista, e 22,5% das que abandonam os estudos o fazem por falta de acesso à saúde ocular. O Projeto já atendeu mais de 88 mil alunos em nove estados. Em 2023, no Distrito Federal, mais de oito mil crianças de 47 escolas nas regiões do Paranoá, Planaltina e Recanto das Emas foram atendidas.

A primeira fase da nova etapa ocorrerá entre 12 e 16 de agosto, com mutirões de consultas e a escolha de óculos nos dias 24 e 31 de agosto. A entrega dos óculos para os alunos está prevista para 60 dias após o último mutirão de consultas.

Advertisement

O projeto une a educação e a saúde com foco na responsabilidade social. Leonardo Figueiredo, idealizador do projeto, ressalta que o impacto do “Em Um Piscar de Olhos” atende a uma necessidade urgente de cuidados oftalmológicos e demonstra como parcerias público-privadas podem resolver desafios importantes de saúde pública. “Temos um sonho e um objetivo que é atender um milhão de crianças em todo o Brasil. Já atendemos mais de 88 mil alunos em nove estados e estamos extremamente felizes de voltar a atuar com o GDF, que abraçaram nossa causa. Estamos no caminho certo, trabalhando juntos para reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à saúde oftalmológica através do nosso projeto”, disse.

Leia Também:  8ª Prêmio Profissionais da Música: encontro reúne trabalhadores da música do Brasil, 

Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o projeto exemplifica como a colaboração entre os setores público e privado pode criar modelos eficazes de intervenção social. Os dados coletados serão fundamentais para informar políticas educacionais mais assertivas, visando melhorar o desempenho escolar e reduzir a evasão. Para a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, o objetivo do projeto  é promover a qualidade de vida dos estudantes. “Ao fazer a triagem oftalmológica, vários problemas que impactariam no rendimento e desenvolvimento da vida escolar dessas crianças, podem ser tratados. Além disso, quando detectada a necessidade do uso de óculos, a criança pode escolher a armação que melhor lhe atende, garantindo um maior conforto para ela”, ressaltou.

SERVIÇO
Abertura Solene “Em um Piscar de Olhos”
Data: Terça-feira, 6 de agosto
Horário: 10 horas
Local: Escola Parque Anísio Teixeira (EPAT) – QNM 27 Módulo B – Ceilândia-DF

Assessoria de Imprensa
Advertisement
Rafael Moura

(61)99627-9926

Henrique Aragão
(61)98509-1756
COMENTE ABAIXO:

Social

Chá em comemoração aos 250 anos de Jane Austen movimenta Café Angelita em 16 de dezembro

Published

on

No mais autêntico clima de chá das cinco, evento imersivo resgata o universo austeniano com trilha sonora especial, referências históricas e o charme da cultura britânica

Em 16 de dezembro, amantes da literatura e da cultura inglesa terão a oportunidade de viver uma imersão no universo de Jane Austen durante o “Chá em Comemoração aos 250 anos de Jane Austen”, homenagem a uma das escritoras mais lidas e admiradas desde o século XIX. Como o apoio da livraria Sebinho, o evento, realizado no Café Angelita, promete uma experiência envolvente, com trilha sonora cuidadosamente selecionada e referências gastronômicas à época georgiana, ideal para quem aprecia literatura e se encanta com a obra austeniana.

O legado de Jane Austen vai além da literatura romântica que produziu. Pessoalmente, ela representa a capacidade feminina de ultrapassar barreiras sociais ao tornar-se escritora no século XVIII. Sua escrita é inteligente, cheia de sutilezas críticas, e aborda questões do universo feminino que ecoam até hoje, como idealização do amor, conflitos familiares e amadurecimento emocional”, afirma Jamila Gontijo, jornalista, psicanalista e idealizadora do evento.

Advertisement

O encontro destacará, de forma leve, entre chás, tortas e muffins, o grande simbolismo de uma obra que permanece profunda e relevante ao abordar, com ironia fina e sensibilidade, questões como amadurecimento feminino, relações sociais, costumes, autonomia e os limites impostos às mulheres. Enfim, uma fonte inesgotável de reinterpretação e reflexão. “Apesar de, num primeiro olhar, seus temas parecerem leves, quotidianos, ou até superficiais, a escritora construiu análises sofisticadas sobre comportamento, escolhas e identidade, o que reforça o encanto desse encontro, que também contará com presentes, sorteios e surpresas ao longo da tarde”, reforça Jamila.

Leia Também:  Orgulho de ser Fernanda Montenegro

São esperados leitores, apreciadores da cultura britânica e admiradores da escritora que transformou para sempre a literatura inglesa. Entre suas obras mais conhecidas estão “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade”, “Persuasão” e “Emma”.

E, para completar a atmosfera, alguns lugares simbólicos já estão reservados para convidados muito especiais, saídos, diretamente, dos clássicos da escritora: Elizabeth Bennet, Mr. Darcy e as irmãs Elinor e Marianne Dashwood, mesmo que ainda não tenham confirmado presença. Já a torcida é para que Lady Catherine de Bourgh, aquela tia insuportável que sempre aparece para atrapalhar, o inesquecível Mr. Wickham, mestre em causar confusão, e o igualmente problemático Mr. Willoughby mantenham a devida distância do salão.

A tradição do chá e a poética dos encontros

Advertisement

O evento resgata o ritual do chá como prática social que atravessa séculos. Originário da China, o chá chegou à Europa pelos portugueses no século XVI e tornou-se ícone britânico graças a Catarina de Bragança, filha de D. João IV, que levou o hábito à corte inglesa ao casar-se com Carlos II. Assim nasceu o célebre chá das cinco, símbolo de refinamento, acolhimento e convivência.

Leia Também:  Projeto sancionado assegura sigilo dos dados de mulheres em situação de risco

Reunir-se em torno de uma mesa com bebidas quentes é um gesto universal: um momento em que conversas fluem, relações se aprofundam e o cotidiano se suaviza. Essa atmosfera afetiva dialoga diretamente com as histórias criadas por Jane Austen, marcada por observações sociais, ironia e sensibilidade emocional.

Sobre a idealizadora

Advertisement

A jornalista e psicanalista Jamila Gontijo, editora do Brasília News, assina a curadoria do evento. Sua trajetória profissional tem profunda conexão com a cultura britânica: Ela chefiou o núcleo de comunicação e diplomacia pública da Embaixada Britânica em Brasília e viveu em Londres durante os estudos em jornalismo, período em que mergulhou em tradições inglesas, da culinária à vida social, tão presentes na obra de Jane Austen.

Serviço

Chá em Comemoração aos 250 anos de Jane Austen

Advertisement

Data: 16 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Café Angelita (409 Sul)

Ingressos limitados: R$ 40 Sympla

Realização: Brasília News @obrasilianews

Advertisement

*O ingresso dá direito a um lugar na mesa, muffin e participação em sorteios

Donna Mídia Comunicação

Charlotte Vilela

Advertisement

(61) 98151-2400

donnamidia@gmail.com

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA