Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Epreendedorismo

Plataforma criada pelo Favela Sounds amplia a presença de profissionais criativos periféricos no mercado de trabalho

Publicado em

Foto: Divulgação

Mapa da Criatividade Periférica do Brasil tem cadastramento de perfis criativos de favela espontâneo, gratuito e aberto permanentemente

O mercado criativo brasileiro ganhou uma nova ferramenta que promete aumentar a presença de profissionais periféricos em agências, empresas e eventos. Desde a última segunda, dia 8 de maio, moradores de favelas de todo o país, atuantes em setores criativos – tais como audiovisual, música, jogos, tecnologia, publicidade, cultura popular, criação de conteúdos digitais, dança, design, literatura, poesia, dentre outros – podem cadastrar seus perfis gratuitamente no Mapa da Criatividade Periférica do Brasil, um banco de profissionais criativos que só aceita perfis de pessoas e iniciativas originárias de periferias brasileiras.

Advertisement

Para ser incluído no banco de profissionais, basta que o criativo periférico responda questionário simples com dados de interesse a potenciais contratantes. Na outra ponta, os usuários interessados em ampliar a diversidade de suas equipes, colaboradores ou fornecedores podem fazer um cadastro simples de acesso para usufruir do serviço de forma gratuita. Em breve, serão oferecidos serviços personalizados para quem deseja contratar serviços/produtos encontrados no Mapa.

Desdobramento do festival brasiliense Favela Sounds, negócio de impacto social que completa sete anos em 2023, a iniciativa quer apoiar mercados e governos nos desafios que terão para conter as crises de emprego futuras. Para além do problema factual, dos 8,6% de desempregados no país, há uma crise em curso que pode ser atribuída à falta de planejamento para as questões do emprego frente às Indústrias 4.0.

Leia Também:  Para Geração Z, crescer na carreira é a maior prioridade

Enquanto a classe média brasileira teme que as tecnologias substituam de vez com o trabalho humano, assustando-se com ferramentas como o Chat GPT, as comunidades periféricas vivem a precarização do trabalho há muitas décadas. “Acreditamos que os setores criativos possam cooperar nas soluções para estas crises de emprego, já que nossos setores demandam trabalhadores em escala, onde a ação e inteligência humana são imprescindíveis para o pleno desenvolvimento”, avalia Guilherme Tavares, um dos idealizadores do Mapa e do Favela Sounds.

Advertisement

“Quando falamos de talentos periféricos, falamos necessariamente de inovação. A escassez de recursos faz com que as periferias desenvolvam tecnologias únicas e ofereçam serviços diferenciados. Esses talentos precisam ser vistos e reconhecidos”, pontua Amanda Bittar, também idealizadora do Mapa e do festival. Mirando nos setores de RH, investidores-anjo, agências de publicidade, diretores criativos, desenvolvedores de projetos e outros interessados nestes profissionais, o Mapa da Criatividade Periférica do Brasil comprova que as favelas brasileiras são norteadoras de tendências no país e maior fonte de transformação da cultura nacional.

Outro ponto de grande relevância é a diversidade que o Mapa apresenta. Quando falamos nas periferias brasileiras, falamos necessariamente de uma população preta e diversa em identidade de gênero, orientação sexual, classe, renda, entre outros aspectos. Em um momento em que as empresas buscam pluralizar suas equipes e alcançar metas dentro das pautas ESG, a ferramenta se torna estratégica, permitindo que as corporações ampliem sua busca por profissionais e talentos.

Em relação à usabilidade, o mapa estimula uma navegação simples. Ao clicar em um determinado estado, uma lista de perfis daquele território se apresenta e o usuário pode personalizar sua busca segmentando por setor criativo, cor/raça, identidade de gênero, orientação sexual, assim como encontrar perfis de pessoas com deficiência. “Há uma outra camada de dados coletados que em breve resultará em pesquisa inédita sobre os setores criativos das periferias brasileiras: dados que refletem a renda, a questão do trabalho formal, o acesso a recursos públicos e privados para financiamento destas atividades, entre outras informações fundamentais para a criação de políticas culturais mais inclusivas”, avalia Dennis Novaes, também idealizador do Favela Sounds, coordenador das ações ligadas ao Mapa da Criatividade e pesquisador do Museu Nacional da UFRJ.

Advertisement

Para além das utilidades ligadas ao emprego e à renda, o mapa também promete ser uma ferramenta de facilitação de acesso aos admiradores da criatividade periférica, pois os perfis trazem vídeos, clipes, imagens e outros apoios audiovisuais para dimensionar os trabalhos expostos. A plataforma conta com assistente de leitura para apoio a pessoas com deficiência e futuramente terá versão em língua inglesa.

Leia Também:  Projeto Elas com Elas procura auxiliar mulheres contra á violência doméstica

A iniciativa foi levantada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, com patrocínio da Oi, copatrocínio da Budweiser e apoio do Oi Futuro e LabSônica. O Mapa da Criatividade Periférica do Brasil está aberto a diálogos com investidores e empresas alinhadas às práticas ESG de mercado que desejem apoiar a continuidade do projeto.

Fonte: Jornal de Brasilia

Advertisement

COMENTE ABAIXO:

Epreendedorismo

Do laboratório ao pulso: a tecnologia pioneira da Samsung em monitoramento nutricional para o Galaxy Watch

Published

on

Índice de Antioxidantes

Tudo começou com uma pergunta simples: e se fosse possível medir sua nutrição em tempo real, diretamente do seu pulso?

 

Advertisement

O Índice de Antioxidantes1 da Samsung no Galaxy Watch8 transforma o que antes parecia ficção científica em tecnologia cotidiana. Em cinco segundos, uma leitura do polegar retorna níveis precisos de carotenoides – o primeiro índice nutricional mensurável da indústria.

 

Ao miniaturizar a tecnologia de sensores de nível laboratorial com precisão excepcional, o recurso transforma sua dieta em uma métrica prática para um envelhecimento mais saudável2. Estabelecer esse novo padrão em monitoramento de saúde por wearables exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento intensivos, incontáveis protótipos e determinação inabalável.

Advertisement

 

Inovando no rastreamento nutricional

 

Advertisement

Em 2018, a Samsung identificou uma lacuna nos wearables: podíamos contar cada passo e caloria, mas não havia uma forma simples de medir como nossa alimentação afetava nossa saúde. Insights nutricionais mais profundos estavam presos a exames laboratoriais caros e demorados, inacessíveis para a maioria das pessoas.

 

À medida que as pessoas vivem mais, o foco muda de simplesmente aumentar a longevidade para melhorar a qualidade desses anos adicionais.

Advertisement

 

“É nesse contexto que a antioxidação naturalmente ganha atenção como um método para retardar o envelhecimento”, explica a Dra. Hyojee Joung, especialista em nutrição em saúde pública da Universidade Nacional de Seul3, que orientou partes do desenvolvimento da tecnologia. “Se o gerenciamento de antioxidantes for negligenciado, as Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) se acumulam no corpo, aumentando o risco de doenças crônicas como cardiovasculares, diabetes e câncer”.

 

Advertisement

Essa constatação fez dos antioxidantes o pilar da missão da Samsung. Engenheiros e cientistas concentraram-se nos carotenoides – antioxidantes-chave e indicadores comprovados da ingestão de frutas e vegetais – para criar um dispositivo pequeno o suficiente para caber no pulso, mas poderoso o bastante para transformar dados complexos em informações simples e acionáveis de saúde para todos.

 

O primeiro protótipo do sensor antioxidante baseado em espectroscopia

 

Advertisement
Um modelo clínico do sensor

 

Um protótipo pensado para uso em produtos para a pele

 

Desafio nº 1: como miniaturizar a tecnologia de sensores laboratoriais

Advertisement

 

Desde o primeiro dia, o sonho de um wearable capaz de rastrear nutrição enfrentou um obstáculo imediato: métodos tradicionais de medição de carotenoides, como a espectroscopia Raman, são a laser, não invasivos e precisos, mas dependem de equipamentos volumosos – nada vestíveis. Assim, a primeira missão da equipe foi reduzir a tecnologia de nível laboratorial para o tamanho de um sensor de pulso.

 

Advertisement

Após sete anos de testes rigorosos e otimização desde o primeiro protótipo, a equipe desenvolveu o Sensor BioActive — uma tecnologia inovadora que combina LEDs multicomprimento de onda com um conjunto de fotodetectores personalizados, proporcionando leituras precisas de carotenoides em um design compacto.

 

“Nossa inovação foi integrar a espectroscopia de refletância com LEDs, o que nos permitiu miniaturizar a tecnologia mantendo alta precisão”, explica Jinyoung Park, desenvolvedor da equipe de Saúde Digital da Samsung Electronics.

Advertisement

 

Módulos de sensor LED-PD do sensor antioxidante

 

Ao contrário dos lasers, que emitem um comprimento de onda estreito e específico, os LEDs emitem uma faixa mais ampla. Ao analisar quanta luz é absorvida pela pele em múltiplos comprimentos de onda por meio de fotodiodos4, o relógio estima os níveis de carotenoides com precisão impressionante. Algoritmos avançados que calibram continuamente em tempo real também garantem precisão e oferecem insights personalizados a cada usuário.

Advertisement

 

Leia Também:  Seminário Mulheres no Poder discute desafios da liderança Feminina e da equidade de gênero
O protótipo de teste do relógio LED-PD

 

Desafio nº 2: como garantir que a tecnologia seja acessível a todos

Advertisement

 

Criar um sensor de carotenoides do tamanho de uma moeda foi um grande marco, mas o próximo desafio era garantir que ele funcionasse com precisão e confiabilidade em diferentes tons de pele – tornando-o verdadeiramente acessível.

 

Advertisement

Para superar interferências, como a da melanina em tons de pele mais escuros, os engenheiros da Samsung optaram por usar a ponta do dedo para as medições, já que essa área possui menor quantidade de melanina em todos os grupos étnicos. Pequenos ajustes, como aplicar leve pressão durante a leitura, ajudam a reduzir temporariamente o fluxo sanguíneo e a interferência da hemoglobina, tornando os resultados mais precisos.

 

Extensos testes realizados no Samsung Medical Center5, com centenas de participantes, validaram o desempenho do sensor. Isso abriu caminho para um recurso que passou com fluidez do laboratório para o uso cotidiano, oferecendo uma solução inclusiva projetada para a vida real.

Advertisement

 

Como funciona

 

Advertisement

Os carotenoides são pigmentos naturais vermelhos, amarelos e verdes encontrados em frutas e vegetais. Como o corpo humano não os produz, seus níveis indicam claramente a ingestão de frutas e vegetais.

 

É aqui que entra o seu Índice de Antioxidantes, que reflete os níveis de carotenoides com base nas seguintes categorias:

Advertisement

 

  • Muito baixo: menos de 50% da recomendação diária da OMS de 400 g por dia
  • Baixo: entre 50% e 100%
  • Otimizado: 100% ou mais

 

“Os carotenoides se acumulam e se metabolizam nos tecidos gradualmente, portanto, mudanças de curto prazo na ingestão de frutas e vegetais não aparecem imediatamente no índice”, explica a Dra. Joung. “Nossa pesquisa mostra que o aumento da ingestão de carotenoides leva a um crescimento significativo nos níveis de carotenoides na pele após cerca de 1 a 2 semanas, tornando o Índice uma ferramenta valiosa para monitorar hábitos alimentares consistentes e de longo prazo”.

 

Advertisement

Fatores como qualidade do sono, níveis de estresse e atividade física também influenciam o índice, tornando-o um indicador abrangente de saúde geral. Combinado a outros recursos do Galaxy Watch8 – como monitoramento de sono, acompanhamento de atividade e carga vascular -, o Índice de Antioxidantes oferece uma visão holística do bem-estar, promovendo decisões mais inteligentes para um envelhecimento saudável.

 

O recurso Índice de Antioxidantes mede os níveis de carotenoides em segundos com o sensor na parte traseira do Galaxy Watch8 e fornece informações nutricionais adicionais em smartphones Galaxy pareados

 

Advertisement

Sua saúde, reimaginada

 

“Novos sensores vestíveis podem ajudar as pessoas a construir hábitos alimentares saudáveis ao acompanhar e incentivar o consumo diário adequado de frutas e vegetais”, afirma o professor Yoonho Choi, do Samsung Medical Center. “Com o tempo, essa prática simples pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e outras doenças relacionadas à idade, tornando-se uma forma muito eficaz de apoiar a saúde a longo prazo”.

Advertisement

 

Leia Também:  Arena de Ideias debate a dieta da comunicação na era da hiperconexão e tendências para 2024 

Os antioxidantes são uma área emergente de pesquisa, mas os estudos têm sido limitados devido aos desafios de medição precisa. O Índice de Antioxidantes do Galaxy Watch8 vai além dos avanços atuais do setor e entrega uma inovação significativa.

 

Advertisement

A capacidade da Samsung de medir níveis de antioxidantes com precisão — reconhecida por especialistas como referência para futuras pesquisas — representa um avanço no monitoramento de saúde. Ao ajudar os usuários a identificar riscos precocemente e tomar medidas proativas, a Samsung abre caminho para uma abordagem mais inteligente e cuidadosa de bem-estar, redefinindo o papel dos wearables na saúde preventiva.

 

Para mais informações sobre a linha Galaxy Watch8, visite a Samsung Newsroom Brasil ou Samsung.com/br.

Advertisement

 

1 Para realizar a medição, o usuário deve posicionar o centro do dedo sobre o sensor na parte traseira do relógio e mantê-lo pressionado por 5 segundos. Embora o Índice de Antioxidantes possa ser medido em qualquer dedo, recomenda-se o polegar para obter resultados mais precisos. Medições repetidas devido à textura irregular da pele podem causar resultados imprecisos.

2 Destinado exclusivamente para fins genéricos de bem-estar e condicionamento físico. Não se destina ao uso na detecção, diagnóstico, tratamento, monitoramento ou gerenciamento de nenhuma enfermidade ou doença. As informações relacionadas à saúde acessadas por intermédio do dispositivo e/ou aplicativo não devem ser consideradas orientação médica. Os usuários devem buscar aconselhamento de um médico. Alguns recursos podem variar de acordo com o mercado, operadora e dispositivo pareado.

Advertisement

3 A Universidade Nacional de Seul é uma das principais instituições acadêmicas da Coreia do Sul.

4 Fotodiodos são dispositivos semicondutores que convertem luz em sinais elétricos.

5 O Samsung Medical Center, em Seul, Coreia do Sul, é uma das principais instituições médicas do país, reconhecida por seu atendimento centrado no paciente, tecnologias médicas avançadas e centros especializados, como o Centro Integrado de Câncer e o Centro de Terapia por Prótons.

Advertisement

 

 

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

Advertisement

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo os universos de TVs, sinalização digital, smartphones, vestíveis, tablets, eletrodomésticos e sistemas de rede, além de memória, sistemas LSI e semicondutores. A Samsung também avança em tecnologias de imagem médica, soluções de climatização e robótica, enquanto desenvolve produtos automotivos e de áudio inovadores por meio da Harman. Com o ecossistema SmartThings, a colaboração aberta com parceiros e a integração da Inteligência Artificial em todo o portfólio, a Samsung oferece uma experiência conectada, inteligente e fluida, além dos produtos e soluções de B2B, como a Linha Galaxy Robusta, Knox Suite e VXT. Para as notícias mais recentes da marca, acesse a Samsung Newsroom em news.samsung.com/br.

 

Contato Imprensa – Samsung – samsungpr@cdn.com.br

Advertisement

 

Beatriz Kuroiwa — beatriz.kuroiwa@omc.com

Eduardo Bastos — eduardo.bastos@omc.com

Advertisement

Saulo Kurosaka — saulo.kurosaka@omc.com

Danilo Sanches — danilo.sanches@omc.com

Renan Lopes — renan.lopes@omc.com

Advertisement

Caio Carvalho — caio.carvalho@omc.com

Sabrina Oliveira — sabrina.oliveira@omc.com

Matheus Patrone — matheus.patrone@omc.com

Advertisement

Daiane Leide — daiane.leide@omc.com

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA