Diversas
VÍDEO: Izabella Teixeira pede postura ‘ousada e estratégica’ do Brasil frente à crise climática
Evento em Dubai reúne empresários e autoridades do Brasil e dos Emirados.
Na Brazil Emirates Conference, evento promovido pelo LIDE diretamente de Dubai, nesta segunda-feira (14), a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu uma postura mais ousada e estratégica do Brasil frente à crise climática. “O Brasil precisa trazer o futuro para o presente”, afirmou, ao abordar os desafios de uma transição climática justa, realista e ancorada em decisões estruturais de longo prazo.
Co-presidente do International Resource Panel da ONU e presidente mundial de Sustentabilidade da Ambipar, Izabella destacou que a transição energética não pode ser dissociada da segurança energética e da nova ordem geopolítica global. “82% da matriz energética mundial ainda depende de combustíveis fósseis”, alertou. “Não se trata apenas de trocar fontes de energia, mas de entender o contexto de risco climático, pressão por inovação e crescimento populacional.”
A especialista criticou abordagens que excluem setores estratégicos da discussão climática. “É preciso mudar a lógica do jogo com todos os atores e adultos na sala, e não excluindo os atores da sala”, afirmou, em referência à indústria de óleo e gás, que considera parte essencial da equação para acelerar a transição.
Izabella também chamou atenção para o paradoxo da infraestrutura brasileira: “O Brasil é o sétimo país do mundo em consumo de diesel e usa caminhão a diesel para transportar gasolina. Nós desperdiçamos tremendamente por uma questão de infraestrutura.” Ela defendeu a eletrificação da mobilidade e investimentos em logística mais eficientes e sustentáveis.
A fala reforçou ainda a necessidade de sinergia entre setores — energia, mineração, meio ambiente e finanças — e o papel do setor privado na transformação. “Não há como investir sem entender a visão dos países, suas ambições, alianças e parcerias.”
Com a COP30 se aproximando e marcada para acontecer no Brasil, Izabella Teixeira vê o país diante de uma oportunidade histórica: liderar a agenda climática global com pragmatismo, tecnologia e cooperação internacional. “A questão climática é uma agenda de desenvolvimento — e isso exige visão de longo prazo, escolhas estratégicas e novos caminhos de cooperar.”

Visualizar todas as imagens em alta resolução
imprensa@lide.com.br
(11) 3039-6011 / (11) 3039-6012
Diversas
Detran-DF flagra 14 condutores alcoolizados em operação em Águas Claras
Em menos de três horas, 120 motoristas foram abordados e realizaram o teste do etilômetro
Valquíria Cunha
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre 23h30 de terça-feira (14) e 1h15 desta quarta-feira (15), uma grande Operação Lei Seca na Avenida Castanheiras, altura da Rua Maracá, em Águas Claras. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e teve como objetivo coibir infrações relacionadas ao consumo de álcool e reforçar a segurança viária na região.
Durante a operação, 120 condutores foram abordados e submetidos ao teste do etilômetro. Desse total, 14 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. As equipes também registraram outras irregularidades, como um caso de excesso de passageiro, um de não uso do cinto de segurança, um de transporte de criança sem cadeirinha, um escapamento alterado em carro e outro em motocicleta, uma Carteira Nacional de Habilitação vencida, dois condutores inabilitados, um caso de falta de equipamento obrigatório e três outras infrações diversas.
A ação contou com a participação de 12 agentes e 6 viaturas do Detran-DF, além do apoio de uma viatura e dois policiais da PMDF.
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Politica7 dias agoNeoenergia oferece nova oportunidade de capacitação e emprego no DF
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica3 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






