Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Esporte

Rebeca Andrade decide ficar fora também do Mundial de Jacarta

Publicado em

Mesmo sem competições, ela segue treinando no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro – (crédito: reprodução tv globo)

A atleta e a equipe técnica optaram por prolongar o ano sabático. Esse é o primeiro período de descanso desde o início da carreira profissional

Quem estava ansioso para ver Rebeca Andrade brilhar no Mundial de Ginástica de Jacarta em outubro deste ano, terá de esperar mais um pouco. Em entrevista ao Globo Esporte, a ginasta e o treinador Francisco Porath, o “Xico”, juntamente com a equipe técnica, afirmaram ter optado por não competir esse ano.”Optamos por não competir este ano. No planejamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo”, afirmou o treinador da ginasta. Esse será o primeiro período de descanso da atleta desde 2015, quando iniciou a carreira na modalidade profissional.

“Estou descansando. Está sendo bem importante para mim. Era algo que eu queria há muito tempo, mas eu entendia as minhas prioridades. Então acabei jogando mais para frente. Mas hoje para mim está sendo maravilhoso”, disse Rebeca.

Leia Também:  Rayssa Leal espera título brasileiro na Liga Mundial de Skate Street

Como o evento mais importante no calendário de Rebeca seria o Mundial de Jacarta. Porém, decidiram priorizar a saúde mental e física da ginasta. Ela deve retornar aos compromissos em 2026, quando começam as disputas para as vagas das olimpíadas de Los Angeles 2028.

Mesmo sem competições, ela segue treinando no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro. Mas, em um ritmo menos intenso. “Ela não vem ao ginásio obrigada. Ela vem, se diverte, treina, vê as meninas. Está com a rotina de treino mais baixa, mas com a cabeça muito boa”, disse o treinador na entrevista.

Advertisement

Simone Biles, atleta norte-americana, segue o mesmo caminho. Ela está em um período de descanso, semelhante ao que fez em 2017, após as Olimpíadas do Rio, e em 2022, após a Olimpíada de Tóquio.

A menina de ouro

Em 2024, a ginasta conquistou quatro medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris — inclusive o ouro na final do solo — e tornou-se a maior medalhista olímpica nacional. Ao lado de Simone Biles e Jordan Chiles, Rebeca relembrou a reverência das competidoras quando ganhou o primeiro lugar: “Foi um momento muito especial aquele pódio com três mulheres pretas. A representatividade foi enorme, não só para mim, mas também para elas. Não estava esperando o que aconteceu no pódio, elas combinaram na hora (a reverência), e fiquei muito feliz com o carinho gigantesco.”

Leia Também:  Atleta brasiliense é convocada para participar do 9° Campeonato Mundial de KungFu

Ainda na adolescência, em 2015, Rebeca rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA), episódio que culminou na primeira cirurgia no joelho da atleta. Como resultado da lesão, uma segunda cirurgia foi realizada em 2017. Às vésperas do Pan de Lima (Peru), em 2019, Rebeca precisou de uma nova intervenção.

Advertisement
Fonte: Correio Brasiliense
COMENTE ABAIXO:

Esporte

Estudo comprova que exercício físico na terceira idade pode melhorar em até 83% o desempenho de força, equilíbrio e mobilidade 

Published

on

Esses parâmetros estão diretamente relacionados à independência funcional e à prevenção de quedas; um total de 59 alunos com idade média de 70 anos, participantes do programa Platinum da Companhia Athletica, foram avaliados 
A prática regular de exercícios físicos é uma das estratégias mais eficazes para preservar a autonomia e a qualidade de vida durante o envelhecimento. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa “Avaliação da Capacidade Funcional de Idosos: a experiência do Programa Platinum – Longevidade Saudável” , realizada pelo Instituto Mauro Guiselini e publicada na Revista CPAQV (2025).
O estudo avaliou 59 alunos com idade média de 70 anos, participantes do programa Platinum da Companhia Athletica, desenvolvido pela rede para atender o público 60+. A análise, baseada em testes reconhecidos internacionalmente, como o Senior Fitness Test (SFT) e o Short Physical Performance Battery (SPPB), demonstrou que os participantes obtiveram entre 75% e 83% de desempenho satisfatório nos indicadores de força, equilíbrio e mobilidade. Esses parâmetros estão diretamente relacionados à independência funcional e à prevenção de quedas.
De acordo com os resultados, a maior parte dos alunos apresentou nível de condicionamento classificado como “bom” ou “muito bom”, evidenciando que programas estruturados e supervisionados podem retardar os efeitos da sarcopenia (perda de massa muscular) e contribuir para uma longevidade mais ativa.
“A metodologia aplicada pela Cia Athletica combina ciência do movimento, musculação adaptada e acompanhamento técnico individualizado. Com o Platinum, reforçamos nosso compromisso em transformar o envelhecimento em uma fase ativa, produtiva e repleta de bem-estar”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica.
A pesquisa comprova que o exercício físico, quando orientado e acompanhado de forma técnica, é um dos caminhos mais consistentes para viver mais e melhor. O programa “Platinum – Longevidade Saudável” é voltado à melhoria da força, da mobilidade e do equilíbrio de pessoas acima dos 60 anos, com treinos personalizados, avaliações multifuncionais periódicas e foco na segurança e na prevenção.
“Com o envelhecimento populacional crescente no Brasil, que já soma mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo o IBGE, a Cia Athletica reforça seu papel como referência na promoção da longevidade ativa”, conclui Cacá.
Sobre a Companhia Athletica
A Companhia Athletica está presente no mercado há 40 anos e conta com 18 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris são destaque do Me Conta, Brasil
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA