Politica
Altineu Côrtes defende candidatura de Michelle Bolsonaro ao Senado
Ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro encontra dificuldades dentro do PL para garantir uma possível candidatura nas eleições de 2026
Michelle Bolsonaro ainda enfrenta certa resistência para trabalhar uma possível candidatura nas eleições de 2026. Em entrevista ao Metrópoles Entrevista, Altineu Côrtes (RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados, tentou não atropelar a vontade do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar, porém, não escondeu ser um entusiasta para uma possível disputa da ex-primeira-dama ao Senado.
Questionado, Altineu não deu previsões sobre a partir de quando Jair e Michelle Bolsonaro começarão a viajar pelo Brasil para angariar apoios para as eleições municipais de 2024. A participação do ex-presidente e da ex-primeira-dama na campanha do PL é considerada essencial para o plano do partido de eleger, no mínimo, mil prefeitos.
“A Michelle é excepcional, tem conquistado os corações de quem trata com ela. Nós não conhecíamos esse lado da Michelle até a campanha, ficou conhecido ali no final. Agora ela é uma fortaleza do PL, é presidente do PL Mulher Nacional. Tem feito um movimento com as mulheres no Brasil inteiro e vai fazer muito mais até as eleições. Eles estão levando a bandeira da direita Brasil afora”, disse o líder do partido na Câmara.
Confira o trecho:
Altineu considera que, “sem dúvida”, Michelle Bolsonaro está com a eleição garantida. “Se a eleição para o Senado fosse hoje, ela poderia escolher entre os 26 estados mais o Distrito Federal, ela seria eleita em qualquer um deles. A eleição vai ser lá na frente, então Deus vai dar o caminho para Michelle e pro PL”,
Em março último, Jair Bolsonaro garantiu que Michelle Bolsonaro não seria candidata por “não ter vivência” política. No mesmo dia, ela assumiu o diretório feminino do PL num evento realizado em Brasília, ao lado de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido, e sem o marido. O general Braga Netto, candidato a vice-presidente em 2022, e a deputada Bia Kicis (DF), estavam ao seu lado.
“Eu acho que a Michelle possivelmente vai ser candidata, não digo a um cargo executivo, mas a um cargo do Legislativo. Eu acredito que ela tem tudo para ser candidata. Apesar dela não demonstrar esse desejo explícito, do Bolsonaro não demonstrar, mas eu pessoalmente sou incentivador que lá na frente isso possa acontecer, será bom pra política do Brasil”, defendeu.
Inelegibilidade
Questionado se o PL se prepara para um cenário de inelegibilidade de Bolsonaro, Altineu disse não ver motivo para condenação do correligionário. O ex-presidente é alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com julgamento já marcado.
“Eu vejo o PL muito forte com Bolsonaro elegível. Mas também, se acontecer isso, não vejo motivo, mas com essa hipótese, o PL vai continuar muito forte porque o Bolsonaro eu é uma pessoa corajosa. Ele é um homem determinado, é um homem escolhido por Deus, o Bolsonaro virou presidente da República, fez o que fez, resgatou a direita do Brasil. Se o Bolsonaro ficar inelegível, o que eu não acredito, ele vai ser fortíssimo”, comentou Altineu.
Ao Metrópoles, Altineu Cortês criticou a postura adotada por Ricardo Salles (PL-SP) ao encontrar dificuldades para garantir candidatura à Prefeitura de São Paulo. O líder do PL também disse compreender o contato de parte da bancada do partido com o governo Lula, mas prometeu punição àqueles que votarem contra a orientação do partido em matérias fechadas.
Confira a entrevista completa:
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
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