Politica
Goiás Social e OVG iniciam atendimentos no Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade
Com capacidade para mais de 400 mil atendimentos, CAR oferece serviços gratuitos do Governo do Estado, como lanches, espaços para descanso, capela para orações, banheiros, além de cuidados de saúde
Por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Governo do Estado abriu o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Trindade nesta sexta-feira (28/06). O espaço, que funcionará de forma ininterrupta até o final da Romaria, disponibiliza lanches, incluindo pão com manteiga, café, suco, água e o tradicional leite com canela; além de espaços de descanso, capela para orações, banheiros e telão com transmissão das celebrações da Basílica, tudo sem nenhum custo. O local conta ainda com ambulância de plantão e oferece massagens, atendimentos de primeiros-socorros e de cuidados de saúde, como aferição de pressão arterial.
“O CAR de Trindade é um espaço todo pensado para acolher os romeiros que estão em peregrinação ao Santuário do Divino Pai Eterno. Essa é uma das expressões de fé mais conhecidas e bonitas de Goiás, além de toda a riqueza cultural que encontramos nos carros de boi, nas caminhadas. Ao longo dos 10 dias da Romaria, período em que estaremos aqui com esses serviços do Goiás Social e da OVG, esperamos receber mais de 400 mil romeiros com atendimentos 24 horas por dia. Tudo foi pensando com muito amor e carinho”, garante a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Melhorias
Neste ano, a estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro conta com novidades para acolher os devotos que percorrem os 18 quilômetros da Rodovia dos Romeiros, entre Goiânia e Trindade. O local conta com piso de concreto, conexão wi-fi gratuita e um número maior de banheiros.
“A cada ano, avaliamos as necessidades de quem passa pelo CAR para que possamos levar um atendimento cada vez melhor aos goianos, garantindo a segurança e o bem-estar de quem precisa desse ponto de apoio durante a Romaria. Essa é a preocupação do governador Ronaldo Caiado: investir em qualidade de vida nas mais diversas frentes. É por isso que Goiás hoje é exemplo para todo o Brasil”, frisa Gracinha Caiado.
CAR Trindade
O Centro de Apoio ao Romeiro é uma iniciativa do Governo de Goiás, desenvolvida pela OVG e pelo Goiás Social, que conta com o apoio de parceiros da iniciativa privada e órgãos governamentais, além de voluntários e beneficiários do ProBem, com o objetivo de oferecer suporte aos devotos do Divino Pai Eterno durante a Festa de Trindade.
No ano passado, 430 mil pessoas passaram pelo local, que conta com uma padaria própria e produziu 270 mil pães, 180 mil litros de café, 22 mil litros de leite com canela e prestou mais de sete mil atendimentos em saúde.
Fotos: Aline Cabral
Legenda: Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade inicia atendimentos na Romaria 2024
Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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