Saúde
Fotos revelam danos causados pelo sol que são invisíveis aos olhos

danos causados pelo sol
A luz ultravioleta é uma das principais causas de câncer de pele, sendo a luz solar a principal fonte. Veja o que as fotos revelaram sobre os danos na pele
Segundo o Daily Mail Online, o fotógrafo responsável pelas imagens é o francês Pierre-Louis Ferrer, 31 anos. “Cada modelo oferece ao espectador uma visão íntima de seu próprio ser, que nem ele consegue perceber por si mesmo”, disse ele. “Essa relação de intimidade e confiança é o oposto de nossa sociedade, onde selfies e redes sociais projetam uma visão idílica de nossas vidas.”
Para conseguir essas imagens, Ferrer, que é ex-engenheiro de óptica – usou um equipamento de câmera especial para ampliar a pele dos modelos.
Ferrer afirmou estar “fascinado pela possibilidade de ver além do visível”. “Eu queria criar uma série de retratos em UV para oferecer uma maneira mais sensível de ver as pessoas. As imagens ilustram o caráter bruto e natural do ser humano, revelado pela técnica da fotografia ultravioleta”.
Vale lembrar que a luz ultravioleta é uma das principais causas de câncer de pele. Sua principal fonte é a luz solar, seguida pelas câmaras de bronzeamento.
Ela é constituído por três tipos de raios: UVA, UVB e UVC. Este último é ainda mais prejudicial para a pele. No entanto, ele não pode penetrar na atmosfera da pele. Já os dois primeiros atacam as células da pele, causando envelhecimento e danificando o seu dna, levando a tumores.

Saúde
Dia Nacional da Imunização destaca a importância da vacinação e do cuidado contínuo com a saúde

Freepik
Comemorado em 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização destaca o papel das vacinas na prevenção de doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam entre 3,5 e 5 milhões de mortes todos os anos no mundo. Um estudo publicado na revista The Lancet complementa esse dado, apontando que os esforços globais de imunização salvaram cerca de 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, sendo 101 milhões de crianças.
A infectologista pediátrica do Sabin Diagnóstico e Saúde, Sylvia Freire, explica que cada vacina é desenvolvida considerando as especificidades do sistema imunológico e as características do agente infeccioso. “Os intervalos entre as doses, por exemplo, são definidos para que o sistema imunológico tenha tempo de resposta, e pular etapas pode comprometer a eficácia da vacina”, destaca a médica.
Ela também ressalta que fatores como idade, comorbidades e surgimento de variantes virais influenciam diretamente a resposta vacinal. “A queda nas coberturas vacinais está diretamente relacionada ao ressurgimento de doenças imunopreveníveis, como o sarampo, que chegou a ter sua eliminação do país reconhecida em 2016, mas voltou em 2018, justamente devido à queda na cobertura vacinal e outras questões como elevado fluxo de pessoas. Em 2024, a OMS voltou a reconhecer o Brasil como país livre da doença. Quando um indivíduo elegível não é imunizado, cresce não só o risco de ele adoecer, mas também de transmitir a doença para outras pessoas. Por isso, manter a vacinação em dia protege a saúde individual e fortalece a imunidade coletiva”, enfatiza.
Sobre o Sabin
Com 41 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades. O Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.
O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
-
Diversas3 dias ago
Operação da Neoenergia encontra fazenda de batatas furtando energia
-
Politica3 dias ago
Rede pública do DF acolhe pacientes de todas as partes do Brasil
-
Diversas2 dias ago
Em novo Relatório de Sustentabilidade, Sabin reafirma compromisso com inclusão social, diversidade e questões climáticas
-
Saúde4 dias ago
Dia Nacional da Imunização destaca a importância da vacinação e do cuidado contínuo com a saúde