Social
Sanutrin agora atende três das maiores escolas bilíngues de São Paulo
 
																								
												
												
											Com expansão, empresa passa a servir refeições com sabor e qualidade para mais de 30 mil estudantes diariamente
A Sanutrin iniciou, neste mês de agosto, operações em três das maiores escolas bilíngues de São Paulo: Brazilian International School (BIS), em Indianópolis; Graded School – The American School of São Paulo, no Morumbi, e o Colégio Aurum, em Jundiaí.
 Com a expansão, a empresa passa a atender diariamente mais de 30 mil estudantes, oferecendo refeições nutritivas aliadas à educação alimentar. Segundo a Diretora de Novos Negócios da Sanutrin, Ryung Hee Cho, a chegada da proposta transforma a rotina das instituições, envolvendo, ainda, toda a comunidade escolar. “Não se trata apenas de entregar refeições, mas de formar hábitos saudáveis desde a educação infantil. Criamos espaços e atividades convidativas que tornam a alimentação uma experiência positiva e educativa, com cada detalhe pensado para despertar interesse e incentivar escolhas saudáveis”, explica destacando que a empresa soma mais de 18 anos.
Com a expansão, a empresa passa a atender diariamente mais de 30 mil estudantes, oferecendo refeições nutritivas aliadas à educação alimentar. Segundo a Diretora de Novos Negócios da Sanutrin, Ryung Hee Cho, a chegada da proposta transforma a rotina das instituições, envolvendo, ainda, toda a comunidade escolar. “Não se trata apenas de entregar refeições, mas de formar hábitos saudáveis desde a educação infantil. Criamos espaços e atividades convidativas que tornam a alimentação uma experiência positiva e educativa, com cada detalhe pensado para despertar interesse e incentivar escolhas saudáveis”, explica destacando que a empresa soma mais de 18 anos.No processo de implantação do modelo nessas novas escolas, há mudanças na rotina, como almoços temáticos, alterações no visual e na decoração do restaurante, cardápios típicos em datas especiais e atenção à acessibilidade no atendimento, como a compra de lanches na cantina através do reconhecimento facial, além do atendimento às restrições alimentares. Há também um cronograma de aulas e palestras, incluindo o “Sanutrin Experience”, um encontro com as famílias para apresentar o perfil do serviço e proporcionar vivências práticas, além de bate-papos sobre os desafios na alimentação escolar.
Pesquisas recentes apontam que práticas de alimentação saudável contribuem para a formação de hábitos positivos desde cedo, impactando diretamente no desempenho e bem-estar dos estudantes. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que a escolha de alimentos mais nutritivos favorece o desenvolvimento cognitivo e aumenta a concentração em sala de aula.
 Em vista disso, hoje, mais de 40 escolas são atendidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde são oferecidas cerca de 180 mil refeições mensais. O foco está em instituições de período integral, onde a alimentação de qualidade faz parte do cotidiano. Para isso, a atuação tem como base pilares que passam pela qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e educação voltada à nutrição e sustentabilidade, fatores que influenciam a decisão das famílias na escolha da matrícula.
Em vista disso, hoje, mais de 40 escolas são atendidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde são oferecidas cerca de 180 mil refeições mensais. O foco está em instituições de período integral, onde a alimentação de qualidade faz parte do cotidiano. Para isso, a atuação tem como base pilares que passam pela qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e educação voltada à nutrição e sustentabilidade, fatores que influenciam a decisão das famílias na escolha da matrícula.
Em todo o processo, há uma seleção rigorosa de ingredientes e fornecedores. A estrutura de armazenamento e transporte é adequada e a equipe passa por capacitação periódica. Os espaços de alimentação são planejados, com conceito de restaurante moderno, cores atrativas e mobiliário adequado à faixa etária dos estudantes. Elementos que dialogam com a cultura e a essência de cada escola reforçam a experiência lúdica, enquanto os alimentos são apresentados de forma criativa, estimulando a autonomia alimentar e o aprendizado. Muitos dos pratos servidos são criações do renomado chef Felipe Bronze.
A expansão da rede integra a estratégia de crescimento da empresa, que reformulou a marca nos últimos anos e ampliou seu alcance para outros estados. Ryung comenta que a chegada às novas instituições superou as expectativas, evidenciando que a educação alimentar tem ganhado espaço nas prioridades pedagógicas. “O início dos trabalhos nessas escolas reforça que nosso modelo é eficaz e desejado. Estamos ajudando a construir uma cultura alimentar positiva, que vai além da sala de aula, isso inclusive é um dos nossos valores”, conclui.
 Ryung Hee Cho – Diretora de Novos Negócios da Sanutrin
Ryung Hee Cho – Diretora de Novos Negócios da Sanutrin
Nutricionista e pós-graduada em vigilância sanitária, é Diretora de Novos Negócios da Sanutrin. Atua com alimentação escolar há mais de 20 anos, em funções gerenciais e executivas em escolas de referência nacional. Focada na excelência, alia a liderança humanizada à uma visão aprofundada em negócios.
Sobre a Sanutrin
A Sanutrin é especializada em refeições para estudantes, promovendo hábitos alimentares saudáveis e escolhas conscientes desde a infância, e está presente hoje em mais de 40 escolas de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Sua atuação se baseia nos pilares da qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e acolhedor e educação alimentar e sustentabilidade.
 
																	
																															Social
Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
 
														De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.
Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
 
O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.
“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.
A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.
  
  
  
Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.
“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.
Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.
Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.
“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.
Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.
 
Programação
28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo
29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul
30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá
05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia
06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia
07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga
Baú Comunicação Integrada
Camila Maxi – (61) 98334-4279
Michel Toronaga – (61) 98185-8595
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF) 
- 
																	   Social3 dias ago Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF 
- 
																	   Politica4 dias ago Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida” 
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília 
 
								 
             
		
 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	


 
											


 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											